Boletim semanal da ONU Brasil – N. 23

Boletim semanal da ONU Brasil número 23, com os destaques da semana.

Acesse também o http://twitter.com/ONUBrasil e o http://on.fb.me/ONUBrasil

Brasil se abstém no Conselho de Segurança da ONU em resolução sobre a Síria

China e Rússia vetaram o texto que condenava a repressão contra manifestantes pró-democracia. Para Embaixador sírio, resolução refletia tentativa de minar autoridades.

Faltam seis milhões de professores para alcançar ensino básico universal em todo o mundo, afirma UNESCO

No Dia Internacional do Professor, a UNESCO relembra que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) devem ser cumpridos até 2015.

Secretário-Geral da Rio+20 faz alerta para que Conferência no Brasil tenha sucesso

Secretário-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Sha Zukang‘Ao olhar para a frente e ver o desafio de alimentar nove bilhões de pessoas até meados deste século, com dietas saudáveis e nutritivas, vamos precisar de outra revolução’.

Governos devem ampliar esforços por acordo sobre mudanças climáticas em Durban, diz ONU

Última rodada de negociações sobre redução de emissões de gases de efeito estufa acontece na Cidade do Panamá.A um mês da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, países negociam como implementar o segundo período de compromissos do Protocolo de Quioto.

Falta liderança mundial para alcançar o desenvolvimento sustentável, diz Coordenador da Rio+20

No Brasil, representantes das Nações Unidas falam dos desafios para reformar as estruturas globais, em especial a governança ambiental.

Rumo à Rio+20, Conferência em Zaragoza destaca boas práticas em saneamento e uso da água

Rumo à Rio+20, Conferência em Zaragoza destaca boas práticas em saneamento e uso da águaEvento organizado pela ONU Água e pelo Conselho Consultivo do Secretário-Geral sobre Água e Saneamento vai até esta quarta-feira (5/10) e irá apoiar o processo de ação rumo à Rio+20.

Extração do óleo da castanha incrementa renda de agricultores do Mato Grosso

O Brasil produz em média cerca de 40 mil toneladas de castanha-do-Brasil por ano. Quase tudo vem da Floresta Amazônica e, no Mato Grosso, a atividade se concentra em assentamentos e reservas indígenas. Uma única árvore pode produzir até 200 kg de castanha por ano.Atividade que conta com apoio de iniciativas governamentais, do PNUD e de parcerias locais vai possibilitar o aumento da produção e dos lucros dos trabalhadores em Juruena.

São Paulo evitará produção de 11 milhões de toneladas de CO2 até 2012

ONU-HABITATO feito vai ser possível por conta de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), nos aterros Bandeirantes e São João, em São Paulo, que vão evitar a produção de 11 milhões de toneladas de CO2-eq até 2012.

Governo do Brasil envia projeto de lei que cria Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura

Membros do Subcomitê para Prevenção da Tortura das Nações Unidas participaram de seminário no Rio.No mesmo dia, Subcomitê de Prevenção da Tortura da ONU apresentou observações confidenciais preliminares ao Governo Federal, após visita de 11 dias a lugares de privação de liberdade.

Brasil começa a desenvolver sistema de indicadores sobre direitos humanos em parceria com PNUD e UNFPA

Brasil começa a desenvolver sistema de indicadores sobre direitos humanos Foto: Secretaria Nacional de Direitos HumanosIniciativa deverá ajudar a qualificar políticas públicas e possibilitar à sociedade melhor acompanhamento das ações relativas ao tema.

Prevenção de ‘grilagem de terra’ é essencial para segurança alimentar, afirma especialista da ONU

Prevenção de Pequenos agricultores sofrem pressões com grandes projetos de infraestrutura, produção de biocombustíveis e mecanismos de crédito de carbono, afirmou Relator Especial da ONU.

113 milhões são atendidas por programas de ajuda condicionada na América Latina e Caribe, diz CEPAL

Capa do estudo da CepalO investimento, que não chega a 5% do PIB regional, beneficia 19% da população, de acordo com um estudo da Comissão discutido em um seminário internacional sobre o tema no Chile.

UNODC, CGU e Ethos lançam estudo sobre mecanismos de prevenção à corrupção no Brasil

Estudo lançado durante o Seminário Fundamentos para a Prevenção e combate à Corrupção, em Brasília, apresenta uma comparação dos mecanismos de prevenção e controle da corrupção em todo o país.

Diretora-Geral da UNESCO condena assassinato do radialista brasileiro Valderlei Canuto Leandro

UNESCOAos 32 anos e conhecido por sua denúncia da corrupção, apresentador do programa ‘Sinal Verde’ na rádio Frontera foi morto a tiros por assaltantes não identificados na cidade de Tabatinga, no estado do Amazonas, segundo a imprensa local.

UNESCO lança novo estudo sobre políticas docentes no Brasil

UNESCO lança novo estudo sobre políticas docentes no BrasilEstudo identifica e analisa diferentes políticas educativas brasileiras relativas à formação inicial e continuada de professores.

Universidade pública anuncia processo seletivo para refugiados

Refugiados em São Paulo frequentam aula de português oferecida pelo SESC: a educação é uma ferramenta essencial de integração local no Brasil. Foto: ACNUR/ L.F.Godinho.Processo seletivo será realizado para preencher ao menos uma vaga em cada um dos 57 cursos de graduação oferecidos pela UFSCar nos seus três campi (São Carlos, Araras e Sorocaba).

Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho antecipa sua saída

Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan SomaviaO chileno Juan Somavia anunciou que exercerá suas funções até o segundo semestre de 2012, quando deixará o cargo para atender a “importantes razões familiares”.

Nova Coordenadora assume o escritório do PNUMA no Brasil

Nova Coordenadora assume o escritório do PNUMA no Brasil, Denise HamúProfissional com mais de 25 anos de experiência na área de conservação ambiental e em questões de desenvolvimento nos níveis nacional, regional e internacional, Denise Hamú acaba de assumir o cargo de Coordenadora do PNUMA no Brasil.

UNIC Rio e IFEC realizam evento sobre preservação das florestas e desenvolvimento sustentável

Stelling, Fiori e SummaEm meio ao Ano Internacional das Florestas e às vésperas da Conferência Rio+20, evento no Rio destacou importância da preservação das florestas e do desenvolvimento sustentável.

Artistas do Cone Sul participam de oficina, no Panamá, pelo fim da violência contra as mulheres

Artistas do Cone Sul participam de oficina, no Panamá, pelo fim da violência contra as mulheresCordelista e arte educador, o brasileiro Tião Simpatia compartilha sua experiência com o fim da violência contra as mulheres.

CEPAL lança catálogo eletrônico de publicações

CEPAL lança catálogo eletrônico de publicaçõesDocumento inclui todas as novidades editoriais da instituição, que podem ser baixadas gratuitamente. Facilita ainda o acesso eletrônico a mais de 1.500 publicações produzidas nas duas últimas décadas.

Pela primeira vez UNODC lança Estudo Global de Homicídios

UNODC lança Relatório Mundial sobre Drogas nesta quinta-feira (23/6)O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lança nesta quinta-feira, 06 de outubro, o Estudo Global de Homicídios 2011. Realizado com base em dados da Justiça Criminal e dos Sistemas de Saúde Pública de 207 países, o estudo apresenta um balanço dos índices de homicídios no mundo sob o recorte de gênero, por região e por armas de fogo.

Água limpa, saneamento e alimentação continuam a ser prioridades de assistência humanitária no Haiti

Chefe humanitária da ONU, Valerie Amos (à direita), sendo cumprimentada por moradores do acampamento Accra no Haiti, durante a sua visita em setembro de 2011.Subsecretária-Geral para Assuntos Humanitários lembrou que 600 mil pessoas ainda estão em acampamentos e continuam a depender de ajuda para sua sobrevivência.

Brasil doa 53 milhões de dólares para projeto do PNUD de reconstrução do sistema de saúde haitiano

Serão construídos hospitais, laboratório de próteses e centro de reabilitação para dezenas de milhares de amputados no terremoto de 2010.

Parlamento do Haiti endossa funcionário veterano da ONU como Primeiro-Ministro

Novo Primeiro-Ministro do Haiti, Garry ConilleAprovação ocorre após os nomes de outros dois candidatos terem sido negados pelo Legislativo. O novo Primeiro-Ministro, Garry Conille, tem trabalhado para as Nações Unidas desde 1999.

ACNUDH recomenda início imediato das investigações sobre jornalistas assassinados no México

ACNUDH recomenda início imediato das investigações sobre jornalistas assassinados no MéxicoEm setembro, quatro jornalistas foram assassinados no país, que já é considerado o mais perigoso para o exercício da profissão.

ONU condena atentado mortal na capital da Somália

Tropas da União Africana na Somália esvaziam uma caixa de munições do grupo Al-Shabaab em Mogadíscio.Representante do Secretário-Geral e chefe do Escritório Político da ONU para a Somália divulgou comunicado expressando profunda tristeza pelo bombardeio “sem sentido e covarde”.

Conselho de Segurança da ONU pede à África que aumente para 12 mil o efetivo de missão de paz na Somália

Resolução renova o mandato da missão até outubro de 2012. Pede-se às autoridades de transição maior transparência e combate à corrupção.

Ronaldo e Zidane entrarão em campo para ajudar vítimas da fome no Chifre da África

Ronaldo e Zidane entrarão em campo para ajudar vítimas da fome no Chifre da ÁfricaO preço dos ingressos da partida varia de 8 euros a 20 euros e os bilhetes podem ser comprados pelo site do evento.

Guterres adverte que crises de deslocamento estão se tornando mais imprevisíveis

Alto Comissário da ONU para Refugiados alertou que a conjuntura internacional complexa dificulta a busca de soluções para refugiados, deslocados internos e apátridas do mundo.

Sudão: ONU alerta para iminente crise alimentar nos estados do Nilo Azul e no sul de Kordofan

Assistência alimentar do PMA sendo descarregado de um caminhão em um local de distribuição na capital de Kordofan, Kadugli.Os últimos combates combinados com um período de chuva irregular prejudicaram a colheita do último mês.

Grupo de Trabalho da ONU estima que 45% dos prisioneiros em Berlim sejam estrangeiros

Grupo de Trabalho da ONU estima que 45% dos prisioneiros em Berlim sejam estrangeirosEspecialistas também chamaram a atenção para práticas em desconformidade com padrões internacionais de direitos humanos.

Democracia e Estado de Direito influenciam no desarmamento, diz representante da ONU

Sergio Duarte, Representante para Assuntos de Desarmamento das Nações Unidas Para Representante para Assuntos de Desarmamento, Democracia e Estado de Direto ajudam na luta pelo desarmamento e no combate aos gastos militares.

Tribunal Penal Internacional de Ruanda condena dois ex-ministros

Justin Mugenzi e Prosper Mugiraneza ficarão 30 anos na prisão por envolvimento no genocídio de Ruanda ocorrido em 1994.

TPI autoriza investigação de crime contra humanidade na Costa do Marfim, país não signatário da Corte

TPI autoriza investigação de crime contra humanidade na Costa do Marfim, país não signatário da CortePromotoria pediu abertura de processo a partir de evidências de que três mil pessoas foram mortas após a eleição de 2010. Também há relatos de outros tipos de violência.

Escritório de Direitos Humanos da ONU condena julgamento de civis em tribunal militar no Barein

Porta-voz do ACNUDH disse estar preocupado com sentenças a médicos, professores e civis no país. Pena varia de três meses na prisão à pena de morte.

Conheça nosso último vídeo: Vamos lutar contra o racismo!


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: http://e25.d32.myftpupload.com/tema/vagas/


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.