Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 222

Edição de 16 de outubro de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim222

Boletim da ONU Brasil

 

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Foto: Ana Elisa Santana/Agência Brasil

Evento global do Dia da ONU iluminará de azul os principais monumentos do mundo

Mais de 160 marcos históricos em todo o mundo serão iluminados de azul para homenagear o 70º aniversário da Organização, sábado 24 de outubro. No Brasil, participam diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília.

 

ONU: Investir em juventude é crucial para o avanço da América Latina e Caribe

No mundo existem mais de 1,8 bilhão de jovens, dos quais 160 milhões se encontram na América Latina e Caribe. No Brasil, esse número ultrapassa 51 milhões. A forma como as e os jovens formulam seus planos de vida não só determinará seu próprio futuro, como o de suas famílias, suas comunidades e países.

 

Milhões de crianças estão tendo seus seus direitos violados ao redor do mundo. E se fosse seu filho?, pergunta o UNICEF em sua nova campanha. Foto: UNICEF

UNICEF comemora 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com a campanha #aindadátempo

Objetivo da ação, criada pela Ogilvy Brasil, é chamar a atenção das pessoas e engajá-las contra as violações de direitos que afetam crianças no Brasil e no mundo.

 

A brasileira Daniela Mercury. Foto: ONU/Mark Garten

Minas anuncia adesão à campanha “Livres & Iguais” da ONU durante Conferência Estadual LGBT

Anúncio será feito durante a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT e contará com a presença da Campeã da Igualdade da ONU e Embaixadora da Boa Vontade do UNICEF, Daniela Mercury, e sua esposa Malu Verçosa Mercury.

 

100 cidades no mundo se comprometeram a reduzir desperdícios e proporcionar alimentação saudável para todos. Foto: Agência Brasil

FAO: Três cidades brasileiras firmam pacto para acabar com a fome e melhorar a nutrição

São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras 97 cidades pelo mundo se comprometeram a tornar sistemas alimentares urbanos menos desiguais e mais sustentáveis.

 

Ícones das mensagens da campanha. Foto: Passaporte Verde

PNUMA e Rio 2016 lançam campanha para os Jogos Olímpicos no Brasil

O objetivo é incentivar o turismo responsável através de ideias simples, propostas de experiências autênticas e valorização das boas práticas.

 

Foto: USP Imagens/Marcos Santos.

Novo livro da CEPAL propõe políticas para inclusão social de jovens na América Latina

Segundo dados da CEPAL, quatro de cada dez jovens de 20 e 24 anos não concluíram o ensino fundamental e as taxas de desemprego são duas a três vezes maiores que as da população adulta. Agência da ONU propõe políticas amplas para promover sua inserção na sociedade.

 

Na imagem, crianças contempladas pelo programa Um Computador por Aluno. Foto: Presidencia da República/Ricardo Stuckert

Brasil é um dos países-piloto na avaliação da alfabetização midiática e informal da UNESCO

A proposta irá avaliar a capacidade das pessoas de absorver o volume de informação, avaliar sua veracidade e verificá-la com outras fontes tradicionais de aprendizagem, permitindo usar a informação de maneira mais efetiva e desenvolver um pensamento crítico.

 

O objetivo é que o Cipp seja um modelo de atração e geração de negócios Foto: Portal Pecem

ONU-Habitat apoia municípios brasileiros para enfrentar impactos de grandes empreendimentos

Junto com os governos locais, a agência da ONU aplicará o índice de Prosperidade das Cidades em municípios do Ceará, Pará e Rio de Janeiro para medir o desempenho das cidades em relação à produtividade, infraestrutura, igualdade, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.

 

Foto: Luiz Filipe Barcelos/UnB Agência

UNESCO cria grupo de trabalho sobre revalidação de diplomas na América Latina e Caribe

Grupo terá até 2018 para apresentar proposta de revisão da atual Convenção Regional sobre o Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas de Ensino Superior na América Latina e Caribe, que é de 1974.

 

Foto: Blog da Previdência/Kazuo Okubo

OPAS/OMS atua em diversas frentes para garantir direitos das pessoas com transtornos mentais

O tema deste ano para este Dia Mundial, comemorado todos os anos em 10 de outubro, é “saúde mental e dignidade”.

 

A taxa de fecundidade na América Latina é uma das mais latas do mundo e muitas meninas deixam as escolas para cuidar dos filhos. Foto: Flickr/RNW.org

Gravidez precoce e afazeres domésticos na infância contribuem para a desigualdade de gênero, diz ONU

Para a secretária executiva da CEPAL, garantir a igualdade de condições no acesso à educação é fundamental para a inclusão social e desenvolvimento sustentável.

 

Batalha de Avaí, quadro de Pedro Américo no Museu Nacional de Belas Artes. Imagem de domínio público

Representações da Guerra do Paraguai são inscritas no Registro da Memória do Mundo da UNESCO

Registro da Memória do Mundo tem 47 novos acervos inscritos e conta agora com 348 documentos e coleções de documentos provenientes de todos os continentes e salvaguardados em vários tipos de material: de pedras a celuloide, pergaminhos e gravações sonoras.

 

Foto: FIDA

Na quinta (22), Governo do Brasil e ONU mostram papel da agricultura familiar na redução da pobreza

Em Brasília, o governo brasileiro e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) apresentarão as conclusões de uma avaliação. Agricultura familiar e cooperação Sul-Sul são destaques na transformação de zonas rurais e diminuição da pobreza no campo no Brasil.

 

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) já financiou cerca de 2 milhões de empréstimos para a agricultura familiar. Foto: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente

Brasil é destaque em relatório da FAO sobre assistência social e pobreza nos meios rurais

Programas de transferência de crédito para pequenos agricultores liberaram 10 bilhões de dólares para produção familiar. Projetos de alimentação escolar e distribuição de renda também foram elogiados.

 

Foto: ASCOM MDS

Objetivos globais da ONU: Iniciativa brasileira apoia acesso à água para todos

Considerado precursor e visionário, projeto marca início da organização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em 2018.

 

Na Somalilândia, o desemprego entre os jovens é um dos maiores no mundo, entre 60 e 70%. Foto: IRIN / Adrian Leversby

Mais de 70 milhões de jovens estão desempregados, aponta relatório da Organização Internacional do Trabalho

Embora tenha estabilizado, taxa de desemprego entre os jovens permanece alta (13%). Nas nações onde os salários são menores, 31% dos jovens não têm nenhuma qualificação ou educação formal.

 

Obras de infraestrutura no aeroporto do Galeão. Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

Brasil lança debênture padronizada de infraestrutura com o apoio do Banco Mundial

A pedido do governo brasileiro, o Banco Mundial desenvolveu um novo conceito de debênture padronizada para impulsionar o financiamento via mercado de capitais de projetos de infraestrutura, como estradas, ferrovias, aeroportos e portos.

 

Além de pequenas empresas serem mais sustentáveis do que as grandes, os micro empresários colaboram com a inclusão de mais de quatro milhões de pessoas no mercado de trabalho. Foto: X. Fonseca/CIMMYT.

PNUD: Trabalho decente ligado ao crescimento econômico é prioridade para empresas

Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC, 71% dos empresários já inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seu planejamento; estudo foi feito em 16 países, incluindo o Brasil.

 

Os 250 participantes se dividiram em grupos para visitar cinco escolas da Ilha do Sal e conhecer mais sobre os programas de alimentação escolar. Foto: PMA/Isadora Ferreira

Escolas de Cabo Verde recebem visita de participantes de Fórum Global de Nutrição Infantil da ONU

Os 250 participantes visitaram cinco instituições públicas para conhecer melhor o programa de merenda escolar do país.

 

Imagem: Facebook Aplicativo Saúde Adolescente

OPAS: Inscrições para Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente vão até esta sexta (16)

O prêmio tem como objetivo aproximar os adolescentes dos serviços públicos de saúde e disseminar informações sobre saúde reprodutiva e sexual do adolescente. O autor do melhor aplicativo ganhará uma viagem internacional para Oakland (EUA) para participar de um congresso de tecnologia.

 

O prêmio busca reconhecer boas práticas empresariais de igualdade de gênero. Foto: Facebook Wep

Prêmio da ONU reconhece empresas que promovem a igualdade de gênero

O reconhecimento tem o objetivo de ajudar as empresas a criarem ou adaptarem as políticas e práticas existentes para concretizar o empoderamento das mulheres. As inscrições vão até 31 de outubro.

 

Órgão de prevenção da tortura da ONU visita pela segunda vez o Brasil

Subcomitê das Nações Unidas sobre Prevenção da Tortura (SPT) visitará o Brasil entre 19 e 30 de outubro para avaliar o progresso realizado na prevenção da tortura e a extensão em que suas recomendações foram seguidas desde sua última visita ao país, em 2011.

 

Contagem de votos em Pétionville, um subúrbio de Porto Príncipe, capital do Haiti, após o primeiro turno das eleições em 9 de agosto desse ano. Foto: MINUSTAH

Conselho de Segurança da ONU avalia possível retirada de Missão de Paz do Haiti

Em nova resolução, o órgão das Nações Unidas prorrogou por um ano a permanência da MINUSTAH no país. Neste período, serão feitas avaliações sobre a presença da ONU na nação caribenha.

 

Resumo semanal em imagens #61

Agências de ajuda da ONU lutam para lidar com as crescentes necessidades humanitárias; estimativas do Banco Mundial e do FMI apontam para o fim da pobreza extrema; OMS e UNAIDS lançam novos padrões para melhorar o serviço de saúde para adolescentes – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.