Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 216

Edição de 22 de agosto de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim216

Boletim da ONU Brasil

 

Fabrício Dom, refugiado congolês que vive no Rio de Janeiro, trabalha no quadro 'Emigração', exibido na mostra 'Arte e Refúgio no Brasil', de 2011. Foto: ACNUR/L.F.Godinho

ACNUR: Ministério da Justiça anuncia fortalecimento do Comitê Nacional para Refugiados

Governo federal e ONU também lançaram campanha de sensibilização sobre refúgio. A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) ajudará o Brasil a agilizar a análise dos processos de solicitação de refúgio.

 

O brasileiro Sergio Vieira de Mello em uma de suas últimas reuniões na ONU em Nova York, em julho de 2003. Foto: ONU/Mark Garten

‘Hoje lembramos Sergio e os trabalhadores humanitários que deram suas vidas’, diz chefe da ONU

No Dia Mundial Humanitário, marcado nesta quarta-feira (19), secretário-geral destacou legado do brasileiro Sergio Vieira de Mello e pediu que cidadãos de todo o mundo apoiem campanha das Nações Unidas em solidariedade às mais de 100 milhões de mulheres, homens e crianças precisam de assistência humanitária. Segundo a ONU, número de pessoas afetadas por conflitos é o maior desde a Segunda Guerra Mundial.

 

Imagem: reprodução/Festival Internacional de Arte Capoeira

No Rio de Janeiro, ONU participa de Festival Internacional de Arte Capoeira

Eventos na cidade ocorrem entre os dias 21 e 23 de agosto e incluem atividades como rodas de capoeira e apresentações culturais afro-brasileiras, além dos X Jogos Mundias de Capoeira. Centro de Informação da ONU (UNIC Rio) participa de debate sobre a Década Internacional de Afrodescendentes.

 

IMG_0512-1024x683

ESPECIAL: A intolerância contra as religiões de matrizes africanas no Brasil

Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, documentário produzido pelo Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) aborda as causas da intolerância religiosa e a riqueza da cultura afrodescendente no país.

 

O evento contou também com Intervenções artístico-culturais. Foto: UNFPA Brasil

Garantia de direitos para as juventudes é tema de evento da ONU, governo e sociedade civil no Brasil

“Os jovens estão demandando mais investimentos e mais participação. Se os espaços não forem garantidos, a mudança que o mundo precisa hoje não vai acontecer”, disse o representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, em encontro para comemorar o Dia Internacional da Juventude.

 

O prêmio tem o objetivo de o objetivo de criar espaços de oportunidades para trabalhadoras e trabalhadores e a valorização das suas identidades de gênero e raça. Foto: EBC

ONU: Em São Paulo, prêmio valoriza empresas que promovem igualdade de gênero e raça

Com apoio do ONU Mulheres e OIT, encontro promovido pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é parte da sexta rodada da premiação que visa a incentivar mudanças na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

 

O MAI é uma iniciativa inovadora no combate e prevenção ao trabalho análogo à escravidão no Brasil. Foto: Governo de Santa Catarina

Com apoio da OIT combate ao trabalho escravo no Brasil é reforçado com novas parcerias

O Movimento Ação Integrada ganhou importantes parceiros na luta para quebrar o ciclo do trabalho escravo com a assinatura de um novo termo de cooperação.

 

Elyx visita o mirante de Santa Marta. Foto: UNIC Rio/Jéssica Santos

‘Embaixador digital’ da ONU, Elyx visita o Rio de Janeiro

Para comemorar os 70 anos da ONU, o personagem Elyx visita países em todo o mundo para conhecer melhor o trabalho levado a cabo pelo Sistema ONU, promovendo um mundo mais inclusivo e justo.

 

Ranomi Kromowidjojo, nadadora e medalhista olímpica holandesa e embaixadora do UNICEF está no Brasil para conhecer projetos desenvolvidos em Fortaleza. Foto: Olympics Wikia (CC)

Recordista olímpica holandesa e embaixadora do UNICEF encontra crianças e adolescentes no Ceará

Ranomi Kromowidjojo, nadadora e medalhista olímpica holandesa, conheceu projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para superação de desigualdades que afetam a vida das crianças e dos adolescentes no estado.

 

Foto: Agência Brasil

Guia da OMS em português orienta sobre ações da sociedade civil pelo trânsito seguro

Segundo a agência de saúde da ONU, cerca de 3.400 pessoas morrem nas estradas do mundo todos os dias devido a acidentes nas estradas. Objetivo da publicação é ajudar as organizações não governamentais em seus esforços para um trânsito mais seguro.

 

Foto: OPAS/OMS

OPAS/OMS lança Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde para descrever evolução brasileira

Os indicadores das dimensões econômica, social e ambiental referem-se aos anos de 1991, 2000 e 2010, e a todas as unidades federadas, tomando como base para a análise os municípios brasileiros.

 

O álcool causou mais de 300 mil mortes nas Américas em 2012, um número que excede toda a população de muitos países do Caribe. Foto: EBC

ONU: Brasil é o terceiro país das Américas com mais mortes de homens causadas pelo álcool

O Relatório Regional sobre Álcool e Saúde nas Américas afirma que o álcool causou mais de 300 mil mortes nas Américas em 2012, um número que excede a população de muitos países do Caribe, sendo a cirrose a maior causa tanto em homens quanto em mulheres.

 

Vista de Belém, Pará. Foto: Flickr/Bernardo Barlach (cc)

Governo do Pará e ONU firmam acordo para diminuir impactos negativos de grandes projetos

O plano desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) incentiva a promoção do desenvolvimento sustentável e diminuição dos efeitos negativos provocados por empreendimentos nas áreas urbanas e rurais dos municípios de influência.

 

No Brasil, medidas já foram tomadas para garantir a posse de terra pelas mulheres. Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro/Sergio Siciliano

FAO: Mulheres rurais devem ter mais acesso à terra para erradicar a fome na América Latina e Caribe

Em média, apenas 18% das fazendas na América Latina e no Caribe são geridas por mulheres, apesar de seu desempenho fundamental para acabar com a fome, preservar a biodiversidade e promover a alimentação saudável.

 

O programa brasileiro provê refeições nutritivas a 43 milhões de estudantes. Foto: PMA/ Carolina Montenegro

Centro de Excelência da ONU: No Brasil, União Africana conhece programa de alimentação escolar

A delegação tem o objetivo de promover a adoção, por parte de todo o continente africano, da alimentação escolar como programa de proteção social e mecanismo fundamental para promover o desenvolvimento local e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Missão técnica do Centro de Excelência na Zâmbia. Foto: Centro de Excelência da ONU

Centro de Excelência contra a Fome da ONU volta a Zâmbia e Moçambique para reforçar apoio

As visitas aconteceram dentro do escopo da Parceria para Iniciativas Nacionais de Desenvolvimento Social (PNSDI), uma iniciativa que visa a apoiar projetos de proteção social para reduzir a pobreza e a fome em países de baixa renda, com foco em Etiópia, Quênia, Moçambique, Zâmbia e Gâmbia.

 

Participantes do anterior do anterior fórum territorial da Plataforma de Centros Urbanos (PCU). Foto: Comitê de Jovens da PCU- RJ

UNICEF: Adolescentes e jovens cariocas propõem políticas públicas para a cidade

O evento reunirá cerca de 250 participantes em atividades de reflexão sobre o papel da juventude e em dinâmicas para a construção de propostas para a redução das desigualdades na cidade.

 

Jovens envolvidos na iniciativa Jovens de Expressão, apoiada pelo UNODC. Foto: Jovens de Expressão

Iniciativa da ONU para redução de violência é destaque em Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O programa Jovem de Expressão, implementado em duas cidades do Distrito Federal, conta com o apoio do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime e a Caixa Seguradora é referência e já beneficiou mais de 15 mil jovens.

 

Ronaldinho Gaúcho conversa com Luiz Loures, vice-diretor executivo do UNAIDS, sobre a importância da testagem do HIV entre os jovens.

Em ação da ONU, Ronaldinho Gaúcho incentiva jovens a realizarem teste de HIV

Hoje, aproximadamente 37 milhões de pessoas vivem com HIV e cerca de metade destas pessoas não têm conhecimento do seu estado sorológico.

 

Sede da ONU em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Comitê da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência avalia o Brasil nos dias 25 e 26 de agosto

Durante encontro em Genebra, que terá transmissão online, Comitê se encontrará com representantes da delegação brasileira para debater progressos alcançados e lacunas em matéria da aplicação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

Capa da cartilha "Falando sobre Prevenção à DST/Aids e Hapatites Virais - Kanamari". Imagem: Reprodução

Indígenas ganham cartilha da ONU e Funai para prevenir aids na Amazônia

Com abordagem inovadora, publicação destinada ao povo Kanamari trata de prevenção, diagnóstico e tratamento sob a perspectiva da cultura indígena.

 

Representantes de alguns dos povos indígenas retratados na mostra estiveram presentes no evento de inauguração. Foto: Facebook/Museu do índio (CC)

UNESCO: No Rio, exposição no Museu do Índio mostra fascínio de 700 etnias por miçangas

A exposição está aberta ao público de terça a sexta, das 9h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, no casarão do Museu do Índio no Rio de Janeiro.

 

Jack Johnson atua como Embaixador da Boa Vontade do PNUMA desde o último 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: PNUMA

Embaixador da ONU, cantor americano Jack Jonhson dá dicas para preservar o meio ambiente

O cantor e ambientalista norte-americano sugere medidas simples para diminuir o excesso de plástico no mundo e colaborar com um planeta mais sustentável.

 

Foto: reprodução

Programa da ONU para o Meio Ambiente lança novo portal no Brasil

Além da “cara nova”, o portal facilita o acesso do internauta às notícias sobre meio ambiente e às mídias sociais da agência da ONU. A nova página pode ser acessada através do endereço http://www.pnuma.org.br

 

Comissário-geral da UNRWA, Pierre Krëhenbühl, visita a escola Abu Tue'ma em Khan Younis, na Faixa de Gaza, em setembro de 2014, para celebrar o início do novo ano escolar. Foto: UNRWA / Shareef Sarhan

Agência da ONU declara aberto ano escolar para 500 mil estudantes no Oriente Médio

Crises e déficit financeiro ameaçaram o início do calendário escolar, mas, segundo chefe da agência da ONU para os refugiados da Palestina, alunos retornarão às salas de aula de acordo com o planejado.

 

03-13-2015Haiti_Elections

Resumo semanal da ONU em imagens #55

A ação da ONU em meio ao conflito no Iêmen; o processo eleitoral em andamento no Haiti, algo a ser celebrado segundo a representante das Nações Unidas no país; e a comemoração do Dia Internacional da Juventude, destacando a importância da mobilização cidadã dos jovens – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens.

 

VÍDEO: Brasileiros do ACNUR em ação pelo mundo

Para celebrar o Dia Mundial Humanitário, marcado nesta semana – 19 de agosto –, funcionários brasileiros do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) que trabalham em diferentes operações humanitárias pelo mundo enviaram vídeos com depoimentos sobre o cotidiano do seu trabalho humanitário, inclusive desafios e atividades.

 

Palácio da Paz em Haia, Holanda. Foto: Wikicommons/Lybil BER (CC)

ONU oferece bolsas de estudo para profissionais de direito internacional

As bolsas contemplam as despesas de passagem, seguro-saúde, matrícula, acomodação, material do treinamento e diárias para os candidatos selecionados.

 

Ministério da Justiça e PNUD abrem edital para mapear dados de homicídio doloso em municípios

Inscrições estão abertas até 03 de setembro. A divulgação do resultado acontecerá no dia 13 de setembro no site: http://www.mj.gov.br.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.