Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 213

Edição de 1 de agosto de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim213

Boletim da ONU Brasil

 

Ivete Sangalo e o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Rafael Franzini fazem o símbolo do coração, marca da campanha para lembrar as vítimas do tráfico de pessoas. Foto: UNIC Rio

Em evento da ONU, Ivete Sangalo reitera compromisso de ajudar a pôr fim ao tráfico de pessoas no Brasil

O encontro no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a Embaixadora da Boa Vontade para a Campanha Coração Azul renovou o seu compromisso para ajudar a conscientizar as pessoas sobre esta prática criminosa.

 

Imagem: Marcos Santos/USP

Em Dia Mundial, ONU lembra que milhões de mulheres, homens e crianças são traficados por dinheiro

Com pelo menos 152 países de origem e 124 países de destino afetados pelo tráfico de pessoas e com mais de 510 fluxos através do mundo, nenhum país está imune, afirma o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

 

Brasil terá uma redução de 1,5% do seu crescimento em 2015. Foto: USP Imagens/Marcos Santos

Brasil terá queda na economia de 1,5% em 2015, segundo estudo da CEPAL

Na América Latina e no Caribe crescimento deve ser de apenas 0,5%; a agência aponta que dinamizar o investimento é a chave para retomar o crescimento e a produtividade na região.

 

A população mundial alcançou 7 bilhões de pessoas em 2011. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Novo estudo da ONU indica que mundo terá 11 bilhões de habitantes em 2100

Brasil segue na contramão da tendência mundial em consequência do baixo índice de fecundidade no país. Segundo o estudo, comparado ao patamar atual, número de população do país será inferior em 2100.

 

ACNUDH

Relator especial da ONU sobre a tortura visita o Brasil

O especialista compartilhará suas observações e recomendações preliminares com a mídia numa coletiva, na sexta-feira, 14 de agosto, na Casa da ONU em Brasília.

 

 

 

Banner_Site_ISV

UNICEF lança ação sobre uso seguro da internet por adolescentes

Durante o mês de agosto, serão divulgadas nas redes sociais do UNICEF vídeos e memes sobre cinco temas: cyberbullying (humilhação, ofensa e ameaça por meio da Internet) e sexting (troca de mensagens e imagens íntimas); privacidade; amizade e relacionamentos online; busca com segurança e preconceito e intolerância na rede.

 

Imagem: "Wikipedia.cenzored" por Wikimedia Foundation via via Wikimedia Commons

ONU convida para evento no Rio para discutir regulação da mídia e liberdade de expressão

Mesa-redonda acontece na quinta-feira, 6 de agosto, às 19h00, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e contará com a presença do relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Edison Lanza.

 

Francisco Alves em sua casa no Loteamento Vitória, Teresina. Foto: Banco Mundial/Mariana Kaipper Ceratti

Banco Mundial: ‘Gatos’ de energia custam bilhões ao Brasil e à América Latina

Projeto Energia +, que une a Eletrobras ao Banco Mundial, aposta em educação e realiza investimentos em tecnologia para modernizar as redes de distribuição, resolver falhas e interrupções de serviço mais rápido e mensurar o consumo com mais eficiência.

 

Cinco brasileiros entre os vencedores. Foto: Rádio ONU

Cinco brasileiros ganham concurso de redação da ONU ‘Várias Línguas, Um Mundo’

Competição escolheu 70 candidatos com os melhores textos sobre desenvolvimento sustentável, redigidos em um idioma oficial das Nações Unidas, diferente de sua língua materna.

 

 

educacao

Estudo da UNESCO revela que desigualdades afetam aprendizagem de alunos na América Latina

Pesquisa ouviu 134 mil crianças do ensino fundamental, incluindo o Brasil. Apesar dos avanços, maioria dos estudantes ainda apresenta baixos níveis de habilidades em linguagem, na leitura e escrita, matemática e ciências naturais.

 

Noraima Pérez del Llano é médica e atende a população do bairro de Bonfim, em Vitória (ES). Foto: OPAS/OMS

OPAS disponibiliza Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos

A Plataforma foi criada para compartilhar os conhecimentos acumulados no processo de im­plementação do programa como parte de uma estratégia para tornar transparente os resulta­dos.

 

A maioria na plateia era mulheres. Fotos: Gov Ba/Eloi Correa

Na Bahia, ONU destaca esforços para garantir direitos de mulheres negras

A mesa-redonda “Mulher Negra: Redução das Desigualdades e Desenvolvimento Econômico na América Latina e no Caribe” destacou os compromissos da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 a 2024), lançada no Brasil dia 22 de julho.

 

Mercúrio em sua forma líquida. Foto: Wikicommons/Material Scientist (CC)

Projeto da ONU e governo brasileiro pesquisará dados sobre mercúrio no país

A iniciativa tem por objetivo facilitar a ratificação da Convenção de Minamata, fornecendo dados e informações técnicas e científicas, além de proteger a saúde humana e o meio ambiente dos riscos provenientes do uso, liberação e gerenciamento inadequados do mercúrio.

 

Foto: Gov Brasil

Em parceira com o UNICEF, Semana do Bebê acontecerá em Vitória no início de agosto

A abertura acontecerá no auditório da Prefeitura, às 14 horas. O evento conta com a parceria estratégica do UNICEF, Hipoglós, Pampers e RGE.

 

Foto: OIT/A. Khemka

ONU e Defensoria Pública promovem curso de capacitação sobre Tráfico de pessoas em Brasília

O curso acontece durante a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e busca a capacitação e sensibilização de profissionais sobre o tema.

 

Abertura do evento, que encerra suas atividades no sábado, dia 1 de agosto. Foto: OPAS/OMS

‘Contem com a OPAS/OMS para a defesa de um SUS integral’, afirma representante da agência em evento em Goiás

O 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Goiás, discute o tema “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”, com a presença de mais de 5 mil participantes de todas as regiões do país.

 

O "saber fazer" de um marceneiro - que tenha aprendido o ofício informalmente - poderia ser reconhecido no novo projeto. Foto: Agência de Notícias do Acre/Raimari Cardoso

Governo brasileiro e UNESCO formulam mecanismos que permitam reconhecer todas as formas de educação

A ideia é criar mecanismos que permitam o reconhecimento de saberes originários de todas as formas de educação: formal, não formal e informal, para consolidação da cidadania.

 

Funcionários da OPAS/OMS se vestem de laranja para celebrar o Dia Laranja, que dá visibilidade às questões que envolvem a prevenção e a eliminação da violência contra mulheres e meninas. Foto: OPAS/OMS

Campanha UNA-SE da ONU ajuda a criar um futuro livre da violência contra mulheres e meninas

Em Brasília, os funcionários da OPAS/OMS no Brasil se vestiram de laranja para celebrar o dia 25, data dedicada à luta por um futuro livre da violência contra as mulheres e meninas.

 

convite_segunda_oficina_afrodescendentes

ONU promove segunda oficina sobre ‘Afrodescendentes e Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos’

As inscrições para participar da oficina estão abertas até 03 de agosto para as 30 vagas disponíveis. O evento acontecerá na Casa da ONU em São Paulo.

 

Arte: Prêmio Vladimir Herzog

37º Prêmio Vladimir Herzog: inscrições terminam em 31 de julho

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 20 de outubro, terça-feira, às 20h, no TUCA, em São Paulo.

 

 

Casas à beira da Via Estrutural, no Distrito Federal: saneamento deve chegar aos mais pobres, diz relator da ONU. Foto: Elza Fiúza/ABr

‘É possível tornar o direito à água e ao saneamento uma realidade para todos’, diz especialista da ONU

No quinto aniversário da resolução da Assembleia Geral sobre o direito humano à água e ao saneamento, o brasileiro Léo Heller disse que Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma oportunidade para alcançar tal meta.

 

Crianças deslocadas sírias em um campo de refugiados. Foto: Photo: ACNUR/B. Sokol

No Conselho de Segurança, chefe da ONU e enviado especial apresentam novo plano para fim do conflito sírio

Ban Ki-moon pediu apoio dos 15 membros do Conselho para o processo mediado pelo seu enviado especial para a implementação do Comunicado de Genebra. Conversas são lideradas por grupos de trabalho sírios para estabelecer um órgão de governo de transição.

 

Criança recebe vacina contra polio no Iraque - em agosto de 2014; imunizações poderão ser suspensas devido à falta de financiamento. Foto: UNAMI

Falta de financiamento força desligamento de 80% dos serviços de saúde no Iraque, diz ONU

No país devastado pela guerra, os cortes nos serviços de saúde vão afetar diretamente mais de um milhão de pessoas, incluindo cerca de 500 mil crianças.

 

07-21-2015WFP_Yemen

VÍDEO: Resumo semanal da ONU em imagens #52

O debate no Conselho de Segurança da ONU sobre o programa nuclear do Irã e a chegada de um navio para assistência alimentar no Iêmen são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 52.

 

Palestina e Israel: Consertando pequenos corações Este é provavelmente o pior pesadelo dos pais: um bebê extremamente doente e nenhuma ajuda médica. Uma parceria envolvendo Israel e a Palestina não apenas está salvando vidas de crianças, mas também ajudando a promover o entendimento mútuo. Confira nesta matéria da TV ONU.

VÍDEO: Palestina e Israel, consertando pequenos corações

Este é provavelmente o pior pesadelo dos pais: um bebê extremamente doente e nenhuma ajuda médica. Uma parceria envolvendo Israel e a Palestina não apenas está salvando vidas de crianças, mas também ajudando a promover o entendimento mútuo. Confira nesta matéria da TV ONU.

 

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.