Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 211

Edição de 17 de julho de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim211

Boletim da ONU Brasil

 

campanha501

Agência da ONU para refugiados da Palestina lança campanha para apoiar educação de crianças em Gaza

É possível doar qualquer quantia acima de 10 reais. Com 50 reais, por exemplo, é possível apoiar a educação de uma criança em Gaza por uma semana.

 

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Reduzir idade mínima para o trabalho no Brasil é um retrocesso, alerta OIT

Em audiência nesta terça-feira (14) na Câmara dos Deputados, o diretor adjunto da OIT no Brasil disse que reduzir a idade mínima para o trabalho violaria as normas internacionais ratificadas pelo país.

 

Mulher vendendo legumes na Gâmbia, um dos países mais pobres do mundo. Foto: FAO / Seyllou Diallo

Adis Abeba: Países alcançam acordo histórico para financiar nova agenda de desenvolvimento da ONU

O secretário-geral da Conferência, Wu Hongbo, disse que “esse acordo histórico marca o momento decisivo da cooperação internacional, que resultará no investimento necessário para uma nova agenda transformativa de desenvolvimento sustentável, que irá melhorar a vida das pessoas em todo o mundo.” Saiba como foi o encontro em https://nacoesunidas.org/tema/pos2015

 

Foto Unicef

UNICEF: Desigualdades em centros urbanos desafiam garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Representantes de oito capitais brasileiras debateram nesta terça-feira (14) em São Paulo experiências e propostas para melhorar as condições de vida de meninas e meninos mais vulneráveis.

 

Participantes dos quatro dias de atividade em Pernambuco. Foto: UNFPA Brasil

Apoiado pela ONU, encontro nacional de ativistas promove protagonismo de jovens com HIV/Aids

O VII Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids teve como proposta reafirmar que, com os investimentos certos, a juventude contribui de forma fundamental para as melhorias políticas, sociais e econômicas do Brasil.

 

Foto: Educadora conversa com um grupo de estudantes e distribui materiais de sensibilização sobre o HIV/AIDS, em uma comunidade em Cartum, Sudão. Foto: UNICEF/Noorani

UNAIDS: Mundo supera metas contra a aids nove meses antes do prazo

O UNAIDS anunciou que o objetivo de alcançar 15 milhões de pessoas em tratamento para o HIV foi alcançado 9 meses antes do prazo. Segundo a agência da ONU, mundo superou metas para a aids, previstas no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) número seis, e está a caminho de alcançar o fim da epidemia até 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

A Declaração de Incheon será implementada por meio do Marco de Ação Educação 2030, que fornece as coordenadas a serem adotadas pelos governos até o fim do ano. Foto: Agência de Notícias do Acre (CC)

UNICEF apresenta avanços e desafios relacionados à infância e à adolescência nos 25 anos do ECA

Análise aponta avanços em áreas de educação, saúde e proteção. Para o UNICEF, é necessário agora alcançar os mais excluídos e pôr um fim aos assassinatos sistemáticos de adolescentes.

 

Porto de Salvador. Foto: Flickr/Governo da Bahia (CC)

Atlas de Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas chega a Salvador com apoio da ONU

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal apoia gestores na formulação de políticas públicas para as áreas menos desenvolvidas do município.

 

Jovens, facilitadores (as) e coordenação do projeto sobem ao palco para celebrar. Foto: Midiã Santana/UNFPA Brasil

Agência da ONU reforça necessidade de se investir em população jovem durante evento em Salvador

O Encontro de Apresentação dos Resultados do “OJÚ OMO – Olhar da Juventude” ocorreu no dia 4 de julho e compartilhou as boas práticas e os detalhes do projeto.

 

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, e a presidenta Dilma Rousseff analisam o mapa da fome. Foto: FAO

Diretor-geral da FAO e presidenta do Brasil discutem novos passos para alcançar a fome zero mundial

O brasileiro José Graziano da Silva e Dilma Rousseff se encontraram em Roma, cidade-sede da FAO. Na ocasião, o diretor da FAO apresentou o relatório de investimentos e estratégias para acabar com a fome no planeta.

 

Uma equipe móvel de saúde mental cuida de pacientes que vivem em abrigos improvisados em Chapagaun, no Nepal. Foto: OMS/A. Bhatiasevi

Uma em cada 10 pessoas sofre de doença de saúde mental, afirma OMS

A Organização Mundial da Saúde pede mais financiamento para os serviços de saúde mental. Segundo o estudo, estatísticas mostram que há menos de um agente por cada 100 mil pessoas em países de baixa e média renda.

 

Atingir a educação primária universal era um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Foto: Flickr/Agecom/Carol Garcia

PNUD seleciona artigos sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil

A proposta é compreender, estimular a reflexão e consolidar as experiências desenvolvidas com foco na agenda do milênio. O prazo para participação termina em 15 de setembro.

 

UNESCO: Livro conta a história de 30 anos do Criança Esperança

Obra é um retrato de como é possível reescrever destinos e superar expectativas. São 30 depoimentos, sendo 25 deles de pessoas que encontraram um caminho para romper o ciclo de pobreza e violência em suas comunidades, morros e favelas.

 

ARTIGO: Um exame dos meios e modos – Achim Steiner, diretor executivo do PNUMA

“Insanidade, como se costuma dizer, é fazer a mesma coisa repetidamente, e esperar resultados diferentes. Nós simplesmente não podemos contar com ‘o costumeiro’ para conquistar o desenvolvimento sustentável.”

 

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (centro), visita a geleira de Blomstrandbreen para ser informado por cientistas e observar em primeira mão os avanços das mudanças climáticas desde sua visita em 2009. Foto: ONU/ Rick Bajornas

Resumo semanal da ONU em imagens #50

O alerta da OMS sobre a epidemia do tabaco, que mata uma pessoa a cada seis segundos, o equivalente a cerca de 6 milhões de pessoas todo ano; o progresso considerável nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, de acordo com um relatório lançado em Oslo; e a visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao Ártico, onde alertou para a urgência de um novo acordo climático – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 50.

 

4graus

VÍDEO: Mundo poderia ficar 4 graus mais quente até o final deste século

O Banco Mundial alerta que o aumento das temperaturas poderia ser desastroso, mas avisa que nós podemos mudar essa realidade. Saiba como neste vídeo.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.