Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 209

Edição de 1 de julho de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim209

Boletim da ONU Brasil

 

Foto: ONU

ONU publica artigo técnico sobre maioridade penal no Brasil

Intitulado “Adolescência, juventude e redução da maioridade penal”, texto tem 12 páginas que exploram o tema, articulando áreas como direitos humanos, desenvolvimento sustentável e segurança pública.

 

A explosão econômica e a redução da pobreza que ocorreram nas últimas décadas na região da América Latina e Caribe afetaram significativamente a composição de trabalho na região. Foto: PNUD El savador/Cesar Aviles

Trabalhos precários estimulam vulnerabilidades de latino-americanos e caribenhos, afirma ONU

PNUD lança novo site do Relatório de Desenvolvimento Humano Regional 2015-2016, uma iniciativa conjunta com a Telefônica e a Agência Espanhola de Desenvolvimento.

 

Passeio ciclístico incentiva paulistanos a trocar o carro pela bicicleta. Foto: Banco Mundial/Mariana Kaipper Ceratti

Banco Mundial incentiva uso de bicicletas como meio de transporte na América Latina 

A América Latina já tem 12 cidades que contam com uma rede de mais de 12 mil bicicletas públicas, ajudando a incrementar seu uso, disse a especialista em transporte do Banco Mundial, Verónica Raffo.

 

Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas é criado durante adesão da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. Foto: ONU Mulheres

ONU Mulheres e parceiros criam Comitê Brasil ElesPorElas em apoio a igualdade de gênero

Representantes do governo, empresas públicas e privadas, academia e sociedade civil atuarão na sensibilização da sociedade brasileira, no engajamento da plataforma global http://www.heforshe.org/pt e em ações inovadoras para a igualdade de gênero.

 

Foto: Portal Brasil

Novo diretor regional da OIT participa de Mesa de Cooperação Sul-Sul sobre trabalho infantil em Brasília

Em sua primeira visita ao Brasil, José Manuel Salazar-Xirinachs também terá encontros com autoridades governamentais e representantes de entidades trabalhistas.

 

O livro reúne relatos de experiências para aproximar o profissional de saúde após a formatura das comunidades. Fotos: SECOM

OPAS/OMS lança livro em inglês e espanhol sobre experiência brasileira de saúde em comunidades

Reconhecendo a importância do documento, a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil traduziu a publicação ‘Educação Baseada na Comunidade para as Profissões da Saúde: Aprendendo com a Experiência Brasileira’.

 

Combater as mudanças climáticas e seus impactos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos para serem adotados em setembro. Foto: Flickr/Tobias Sieben (CC)

América Latina se prepara para a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima em dezembro

Líderes na América Latina vão se reunir com o ONU-Habitat para debater sobre a ação climática antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontecerá em Paris, em dezembro deste ano.

 

Uma cliente escolhendo frutas em um mercado em Barcelona, na Espanha. Foto: FAO/Alessia Pierdomenico

Preço dos alimentos continuará em declínio na próxima década, afirma FAO

Apesar do cenário vantajoso no preço global dos alimentos, os valores provavelmente permanecerão em níveis superiores aos no início da década de 2000, destaca o relatório Panorama de Agricultura 2015-2014 da FAO-OECD.

 

Campinas (SP) é uma das quatro regiões metropolitanas adicionadas ao Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil. Foto: Neto Baldo /Flickr CC.

Atlas Brasil: Quatro regiões metropolitanas mostram progresso em indicadores socioeconômicos

Regiões metropolitanas do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Baixada Santista, Campinas e Maceió avançam no IDHM, seguindo tendência de crescimento das outras 16 regiões pesquisadas na primeira fase do estudo.

 

Médico cubano, Rafael Henrique Villa Lobos Escalona. Foto: OPAS/OMS

OPAS/OMS: Cubano do Programa Mais Médicos recebe título de cidadania no Rio Grande do Norte

O reconhecimento ao trabalho do médico cubano, Rafael Henrique Villa Lobos Escalona, integrante do Programa Mais Médicos na cidade, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores locais.

 

Arte: ONU Brasil/Facebook

Secretário-geral da ONU elogia decisão da Suprema Corte dos EUA sobre casamento homoafetivo

“Esta decisão vai ajudar a fechar essa porta e marca um grande passo à frente para os direitos humanos nos Estados Unidos. O secretário-geral se une à comunidade LGBT e seus milhões de aliados para comemorar esta decisão histórica”, disse o porta-voz de Ban Ki-moon.

 

Foto: OPAS/OMS/S.Oliel

Cuba é o primeiro país a erradicar a transmissão de mãe para filho do HIV e sífilis, anuncia a OMS

“Esta é uma grande vitória em nossa longa luta contra o HIV e as doenças sexualmente transmissíveis, e um passo importante no sentido de ter uma geração livre da AIDS”, disse a diretora-geral da OMS.

 

Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Secretário-geral da ONU condena bombardeio a escritórios da ONU no Iêmen

“A inviolabilidade das instalações das Nações Unidas e o importante trabalho que seu pessoal leva a cabo devem sempre ser respeitados”, disse Ban Ki-moon.

 

Afegãos em trânsito pela Turquia, desembarcam de um barco na ilha grega de Lesbos. Foto: ACNUR

ONU: Crise no Mediterrâneo completa seis meses com número recorde de refugiados e migrantes

Dados recebidos da Grécia, Itália, Malta e Espanha mostram que os 137 mil refugiados e migrantes que cruzaram o Mediterrâneo entre janeiro e junho deste ano representam um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Em 1995, um soldado do governo lê os nomes dos soldados sobreviventes ou fugitivos da cidade caída de Srebrenica. Foto: UNICEF /LeMoyne

ONU presta homenagem às vítimas do genocídio de Srebrenica

Nas duas décadas desde o genocídio, a ONU tem tomado muitas medidas para cumprir esta obrigação fundamental “de aprender com o massacre”, reforçando o seu trabalho em prevenção, enfatizou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

 

Falta de saneamento básico é um dos fatores para a propagação de doenças, como o cólera, no Haiti. Foto: PNUMA

Mais de 2 bilhões de pessoas no planeta carecem de saneamento básico, revela ONU

Relatório lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que uma em cada três pessoas, ou 2,4 bilhões cidadãos do planeta, não possuem saneamento básico.

 

Um refugiado congolês em uma escola improvisada de emergência na República Centro-Africana. Foto: OCHA/Lauren Paletta

São necessários 2,3 bilhões de dólares para enviar crianças a escolas em países em conflito, diz UNESCO

De acordo com novo relatório da organização, o valor é dez vezes maior que o montante que a educação recebe da ajuda humanitária nesse momento.

 

Arte: Prêmio Vladimir Herzog

Inscrições para o Prêmio Vladimir Herzog começam nesta segunda-feira, 29 de junho

Para concorrer, os candidatos devem inscrever-se através do site http://www.premiovladimirherzog.org.br preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra publicada no período compreendido entre 6 de agosto de 2014 e 4 de agosto de 2015.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.