Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 208

Edição de 26 de junho de 2015.

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim208

Boletim da ONU Brasil

 

Eduardo Cunha (do lado direito da bandeira do Brasil), atual presidente da Câmara dos Deputados, conversa com representantes das Nações Unidas no Brasil, entre eles o coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek (do lado esquerdo da bandeira). Foto: Tiago Zenero/PNUD

Colaboração para enfrentamento da violência é tema de reunião entre ONU e presidente da Câmara dos Deputados

Coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, e a representante auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes, reuniram-se nesta sexta-feira (19) com o deputado Eduardo Cunha. No encontro, os participantes discutiram o agravamento da violência no Brasil e formas de colaboração entre ONU e Câmara dos Deputados em temas de relevância para o país.

 

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Pedro Leão Velloso, assina a Carta das Nações Unidas, na Conferência de São Francisco, que criou a Organização. 26 de junho de 1945. Foto: ONU/McLain

Carta das Nações Unidas: Organização comemora 70 anos de assinatura do seu documento de fundação

Secretário-geral da ONU celebra a fundação da ONU e apela à comunidade internacional que renove seu compromisso com um futuro melhor para todos.

 

Crianças refugiadas participantes do coral Coração Jolie. Foto: ACNUR

Com apoio da ONU, coral de crianças no Rio pede um mundo melhor no Dia Mundial do Refugiado

“Todos os anos, milhões de crianças são obrigadas a deixar suas casas, por causa da guerra. Muitas vivem em campos de refugiados, sem poder estudar ou brincar”, lembrou, durante o evento, a pequena Veronia Gusaneb, refugiada do Sudão.

 

Com mensagens bem-humoradas e educativas, refugiados mostraram em São Paulo que são pessoas como todos nós. Foto: ACNUR

ACNUR: Em São Paulo, Dia Mundial do Refugiado é celebrado com futebol e música

São Paulo é a cidade que mais atrai refugiados na América Latina. Entre 2010 e 2014, o número de solicitações de refúgio cresceu mais de 900%.

 

GNT está mobilizando apresentadores e apresentadoras para divulgar o movimento #ElesPorElas no Brasil para promover a igualdade de gênero. Imagem: ONU Mulheres

GNT lança campanha #ElesPorElas da ONU Mulheres nesta quarta-feira (24)

Cinco painéis temáticos – trabalho, assédio em vias públicas, mídia, relacionamentos e infância – revelarão os desafios para a igualdade entre mulheres e homens no Brasil.

 

Uma trabalhadora limpa a Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Foto: Banco Mundial/Mariana Kaipper Ceratti

Mulheres trabalham cada vez mais, mas continuam ganhando menos que os homens, afirma Banco Mundial

Pesquisa realizada na América Latina e no Caribe mostra que mulheres participam cada vez mais da força de trabalho latino-americana, aumentando a renda familiar e contribuindo para a redução da pobreza, mas continuam ganhando bem menos que os homens.

 

A atriz Emma Watson é embaixadora da ONU Mulheres. Foto: ONU Mulheres.

ONU Mulheres lança site em português do Movimento ElesPorElas

Expectativa é aumentar as adesões do Brasil por meio do cadastro de milhares de homens e meninos em defesa de direitos e igualdade para mulheres e meninas por meio da página www.heforshe.org/pt

 

A Baixada Santista é uma das quatro novas regiões metropolitanas do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Foto: Emplasa

Quatro novas regiões metropolitanas se integram ao Atlas do Desenvolvimento Humano do PNUD no Brasil

O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras é uma base de dados com mais de 200 indicadores sobre renda, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs).

 

Com o lema “O importante não é ganhar, e sim celebrar”, a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecerá em Palmas de 23 de outubro a 1º de novembro de 2015. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zereno

Brasil e ONU lançam a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Evento de lançamento realizado em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, contou com a presença de mais de 300 pessoas, dentre elas representantes indígenas de mais de 23 países e 30 guerreiros indígenas brasileiros.

 

Entre as prioridades do governo maranhense estão o fim das escolas de taipa. Foto: Governo do Maranhão

PNUD firma acordo com Maranhão para melhoria de Indicadores de Desenvolvimento Humano

Dentre as principais ações listadas pelo governo maranhense destacam-se: erradicar escolas de taipa, promover a inclusão social a partir da agricultura familiar e melhorar as habitações rurais.

 

A delegação propôs a criação de um conselho regional para fiscalizar o trabalho infantil na fronteira dos três países. Foto: Governo de Santa Catarina

ONU apoia criação de conselho regional na tríplice fronteira do Mercosul para combater o trabalho infantil

A proposta é que o conselho tenha um caráter “trinacional” e seja capaz de mapear todas as políticas públicas de proteção da criança e do adolescente existentes em cada uma das cidades fronteiriças.

 

Educadora fala com um grupo de crianças em uma escola e distribui materiais de sensibilização sobre o HIV/AIDS, em uma comunidade na capital do Sudão, Cartum. Foto: UNICEF/Noorani

UNAIDS pede mais investimentos na prevenção do HIV para terminar epidemia até 2030

Segundo o relatório ‘Derrotando a AIDS-Melhorando a Saúde Global’, mais investimentos são necessários para impedir novas infecções, principalmente em países de baixa renda com alta carga de HIV.

 

Com uma equipe de mestres em educação, Caravana do Esporte e Caravana da Música levam mensalmente atividades esportivas e artísticas a municípios com baixo e médio Índices de Desenvolvimento Humano. Foto: Facebook Caravana do Esporte

Com apoio do UNICEF, caravanas de esporte e música chegam em Minas Gerais

Os projetos proporcionam novas vivências artísticas e esportivas às comunidades e buscam impulsionar as políticas públicas locais para garantir o direito de todas as crianças e adolescentes de praticar esportes e produzir arte num ambiente inclusivo e livre de violência.

 

O Hospital do Subúrbio, em Salvador (BA). Foto: GOVBA/Carol Garcia

Hospital do Subúrbio, em Salvador, recebe prêmio das Nações Unidas

A cerimônia de premiação será realizada em Medellín (Colômbia) para celebrar o Dia Mundial do Serviço Público.

 

Estudo aponta avanços na cobertura de saúda na região da América Latina e do Caribe. Foto: Flickr/Alex Proimos (Creative Commons)

Cobertura de saúde alcança 46 milhões a mais na América Latina e no Caribe, diz relatório da OPAS/OMS

Feito em parceria com o Banco Mundial, o novo estudo aponta avanços conquistados em cerca de 10 países da região desde os anos 2000, mas desafios persistem.

 

worlddrugreport

Cerca de 246 milhões de pessoas usaram drogas ilícitas em 2013, afirma novo relatório da ONU

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas de 2015, homens são três vezes mais propensos ao uso de maconha, cocaína e anfetamina, enquanto que as mulheres são mais propensas a usar incorretamente opióides de prescrição e tranquilizantes.

 

Foto: Agência Brasil

ONU: Brasil é o sexto país que mais recebeu investimento estrangeiro direto em 2014

Apesar de pequena queda de 64 para 62 bilhões de dólares, Brasil continua no ranking dos 10 países que mais receberam investimentos no ano passado; China lidera a lista.

 

A Campanha UNA-SE foi lançada em fevereiro de 2008 para pôr fim à violência contra as mulheres é um marco de ação integral para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todas as partes do mundo. Foto: OPAS/OMS

Em Dia Laranja, membros da OPAS/OMS adotam a cor para pedir fim da violência contra mulheres

A campanha UNA-SE, que foi lançada em fevereiro de 2008 pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja.

 

Evento da UNESCO em SP discutiu o papel dos educadores na primeira infância. Foto : SECOM/Cesar Ogata

São Paulo recebe encontro de educadores da América Latina e Caribe

O evento faz parte do calendário de trabalho da Estratégia Regional sobre Docentes da UNESCO, que contribui com políticas para os educadores e visa a fortalecê-los em favor da educação.

 

Crianças brincando na Escola Primária Shirichen, em Zimbábue. Foto: UNICEF/Giacomo Pirozzi

Crianças devem estar no centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, afirma UNICEF

Segundo o mais recente relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apesar de progressos significativos, oportunidades desiguais deixaram milhões de crianças em situação de pobreza, sem escolaridade e com desnutrição crônica.

 

Dietas mais saudáveis podem reverter a atual tendência. Foto: Banco Mundial/Maria Fleischmann

Número de crianças com excesso de peso pode chegar a 70 milhões até 2025, alerta OMS

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o número global de crianças e adolescentes obesos ou acima do peso aumentou de 32 milhões em 1990 para 42 milhões em 2013.

 

Cerca de 80% dos alimentos do mundo são produzidos pela agricultura familiar. Foto: FAO

FAO lança nova plataforma digital sobre agricultura familiar

A plataforma pretende colaborar na formação de parcerias entre governos, redes de agricultores familiares, agências da ONU, ONGs e organizações de pesquisa.

 

Foto: Emeraldhorticulture/Wikimedia

Centro da ONU apoia próxima Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília

Evento acontecerá de 3 a 6 de novembro e está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Foto: WFP/João Cavalcante

Mais de 20 países africanos se unem para trocar experiências sobre alimentação escolar

Com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU e do Escritório Regional do PMA em Dacar, Rede Africana de Alimentação Escolar é lançada.

 

Foto: ONU/Mark Garten

ARTIGO – A Carta da ONU aos 70 anos: Rumo a um futuro mais seguro e sustentável para ‘nós os povos’

Leia o artigo do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião dos 70 anos da Carta fundadora da Organização.

 

pos2015

VÍDEO: 70 anos da Carta da ONU em São Francisco

Setenta anos atrás, São Francisco tornou-se o local de nascimento da mudança global, quando 50 nações se reuniram para redigir e assinar a Carta das Nações Unidas, comprometendo-se a trabalhar em conjunto para alcançar a paz global, a prosperidade e os direitos humanos.

 

Dois meninos que estavam entre 357 crianças-soldado liberados de dois grupos armados na República Centro-Africano (RCA) em maio de 2015. Foto: UNICEF/Donaig Le Du

ONU reforça política de tolerância zero para casos de exploração sexual nas forças de paz

“Todos devem se comprometer a acabar com esse problema vergonhoso’, diz secretário-geral da Organização, Ban Ki-moon. ONU também divulgou relatório de painel de alto nível que avalia o estado atual das operações de paz e as necessidades emergentes para o futuro.

 

Voluntários dos Nudec trabalhando em áreas de risco em Ouro Preto. Foto: PBH

Representantes do Brasil participam de curso da ONU na Itália sobre redução de risco de desastres

O encontro presencial complementa a capacitação a distância por meio de plataforma de aprendizagem online.

 

Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira designada como Patrimônio Cultural da UNESCO no país. Foto: UNESCO/M & G Therin-Weise

Inscrições para prêmio do Centro Lucio Costa, apoiado pela UNESCO, vão até 15 de julho

Os artigos deverão tratar da preservação e gestão do patrimônio cultural nos países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul e de língua portuguesa da África e da Ásia.

 

Jovens participam de atividade no Secretariado da ONU. Foto: Jing Zhang

Nações Unidas selecionam estudantes e orientadores de simulados da ONU para workshop em Nova York

O prazo para se registrar é dia 15 de setembro. Encontro será de 6 a 9 de novembro e é coorganizado pelo Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU.

 

ONU amplia prazo para inscrição em intercâmbio de governos locais para promoção de cidades resilientes

ONU amplia inscrição em intercâmbio de governos locais para promoção de cidades resilientes

Os intercâmbios entre governos serão realizados dentro do mesmo país e todos os gastos serão cobertos pelo programa. Inscrições terminam em 19 de julho.

 

Os oceanos são tão importantes quanto as florestas para a regulação do clima da Terra. Foto: FAO

ONU oferece bolsas para pesquisadores em assuntos oceânicos e direito do mar

Bolsas são fornecidas em parceria com a Fundação Nippon do Japão. O prazo de inscrição é 11 de setembro de 2015.

 

Entre os objetivos do prêmio está reconhecer iniciativas que ajudem a fechar a brecha digital entre países, possibilitando um acesso igualitário. Foto: PNUD

ONU abre inscrições prêmio anual de Igualdade de Gênero e Integração em Tecnologia

União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a ONU Mulheres incentivam homens e mulheres que trabalham no setor das tecnologias de informação e comunicação (TICs) a enviar indicações até o dia 31 de julho.

 

PNUD lança edital para modernizar sistemas de ar-condicionado de empresas em São Paulo

Para participar, as empresas interessadas devem estar localizadas em São Paulo e enviar a documentação necessária até 23h do próximo dia 13 de julho.

 

UNICEF: Adolescentes e jovens discutem propostas para suas comunidades na Vila Kennedy, no Rio

Ligado à Plataforma dos Centros Urbanos, o Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes aconteceu nesta semana, na cidade do Rio.

 

ONU organiza reunião regional sobre drogas e HIV em São Paulo

O evento tem o objetivo de oferecer insumos técnicos aos participantes para contribuir nos debates para a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Drogas (UNGASS) 2016.

 

ONU promove encontro de jovens maranhenses para discutir desenvolvimento

“No Brasil, os indicadores sociais mostram uma realidade totalmente diferente da do ano 2000, quando os ODM foram lançados, mas ainda temos problemas que precisam de atenção adicional”, lembrou o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.