Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 207

Edição de 19 de junho de 2015.

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim207

Boletim da ONU Brasil

 

Haiti foi o vencedor da primeira edição da Copa dos Refugiados, em 2014. Foto: ACNUR

Diversos eventos celebram Dia Mundial do Refugiado no Rio de Janeiro e em São Paulo

Nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, dezenas de refugiados participam de evento no Cristo Redentor. No sábado (20), em São Paulo, será lançada a 2ª Copa dos Refugiados.

 

Centenas de refugiados e migrantes em uma embarcação pesqueira pouco antes de serem resgatados pela Marinha italiana em junho de 2014 como parte da operação 'Mare Nostrum'. Foto: Guarda Costas italiana/Massimo Sestini

Guerras deixam número recorde de pessoas deslocadas, afirma novo relatório da ONU

A nova edição do relatório ‘Tendências Globais’, do ACNUR, revela um claro crescimento no número de pessoas forçadas a deixar suas casas. Ao final de 2014, este número atingiu o nível recorde de 59,5 milhões de pessoas.

 

Foto: ONU Mulheres

Diretora regional da ONU Mulheres realiza primeira missão oficial ao Brasil

Luiza Carvalho se reunirá com autoridades e sociedade civil e prestigiará atos do movimento ElesPorElas. Agenda inclui audiências em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.

 

Rodrigo Hilbert é um dos apoiadores do movimento #ElesPorElas no Brasil

ONU Mulheres e canal GNT firmam parceria e lançam campanha #ElesPorElas

O movimento tem como objetivo mobilizar o público masculino a favor da luta pelo empoderamento feminino e provocar a discussão pela igualdade de gênero.

 

Foto: Elis Tanajura/UNAIDS Brasil

Pesquisa mostra importância da mídia para sensibilização de jovens sobre DST, aids e hepatites virais

Relatório do Ministério da Saúde brasileiro em cooperação com a UNESCO reúne relatos de grupos de jovens e adolescentes sobre as suas percepções em relação à mídia e ações de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e hepatites virais.

 

O fortalecimento dos mecanismos de prevenção e combate à tortura é essencial para a nova pauta de desenvolvimento humano. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Secretaria de Direitos Humanos do Brasil e ONU unem forças a favor da prevenção e combate à tortura

A Oficina de Boas Práticas com o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura tem o objetivo de fortalecer as capacidades institucionais do Brasil com o fim de respeitar, proteger e promover os direitos humanos, além de permitir o fortalecimento do país na área.

 

banquete

CDs de histórico show de 1973 ‘Direitos Humanos no Banquete dos Mendigos’ são lançados no Rio com apoio da ONU

Participaram do show de 1973, organizado por Jards Macalé e Xico Chaves, com o apoio da ONU, artistas como Johnny Alf, Paulinho da Viola, Gal Costa, Gonzaguinha, Chico Buarque, Raul Seixas, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Edu Lobo, Dominguinhos e Milton Nascimento, entre outros.

 

O combate à corrupção foi um entre os diversos temas incluídos na Declaração de Doha. Foto: kmillard92/Flickr/CC

Escritório da ONU lança treinamento para prevenir a corrupção no setor privado no Brasil

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) desenvolveu o treinamento “Prevenção à corrupção no setor privado: análise de casos reais”, que tem a duração de dois dias e um programa interativo.

 

Centrais sindicais fazem ato pela defesa de melhorias nas condições trabalho, como parte da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, em São Paulo, outubro de 2013. Foto: Marcelo Camargo/ABr

OIT: Grupo de Trabalho Tripartite discutirá queixa sindical sobre negociação coletiva no Brasil

A Organização Internacional do Trabalho prestará assistência técnica ao grupo ad-hoc formado por representantes do governo, das centrais sindicais e das organizações de empregadores.

 

Aldeia Paikum, TI Bakairi (MT), empenhada na produção de adubo orgânico. Foto: FUNAI

Líderes indígenas do Cerrado e Caatinga recebem, com apoio da ONU, capacitação para gestão ambiental

O evento – parte da implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – servirá como base para a elaboração dos planos de gestão ambiental e territorial em terras indígenas de 17 projetos nestes dois biomas.

 

Plantio de pau rosa em consórcio agroflorestal com açaí e guaraná. Foto: Projeto GATI/Robert Miller

Projeto da ONU promove troca de sementes, sabores e saberes com o povo Sateré-Mawê

Os participantes da Feira tiveram a oportunidade de conhecer projetos inovadores, como o sistema de cultivo de guaraná em consórcio com árvores nativas, entre elas o pau-rosa, espécie explorada até a quase extinção para extração do seu óleo essencial.

 

Médico cubano do Programa Mais Médicos, Javier Lopez Salazar, atendendo habitante da Aldeia Kumenê. Foto: OPAS

OPAS: ‘Mais Médicos’ no Oiapoque resgata saber tradicional de tribo indígena

O cubano Javier Lopez Salazar, do Programa Mais Médicos, chegou ao Brasil em janeiro de 2014 e iniciou um trabalho de resgate cultural na aldeia, na tentativa de recuperar a sabedoria local na utilização de plantas e ervas medicinais.

 

Cidade de Indaiatuba, São Paulo. Foto: UNISDR The Americas

Indaiatuba, em São Paulo, é escolhida pela ONU como ‘cidade resiliente’ do mês

A campanha global “Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando” é uma iniciativa da ONU para promover a gestão local de risco de desastres nas Américas.

 

Os ônibus não poluentes fazem uma homenagem à fauna brasileira, com estampas e nomes de três pássaros brasileiros: o Arajuba, o Sabiá-Laranjeira e o Tuiuiú. Foto: Du Amorim/A2 fotografia

Frota de ônibus a hidrogênio começa a circular em São Paulo com apoio do PNUD

Sem emitir qualquer gás danoso ao meio ambiente, os veículos representam o futuro da mobilidade sustentável no país.

 

O secretário-geral, Ban Ki-moon com o Papa Francisco no Vaticano, no dia 28 de abril de 2015. Foto: ONU/Mark Garten

Chefe da ONU elogia declaração de papa Francisco sobre mudanças climáticas

A encíclica papal descreve as alterações do clima como uma questão crítica e moral que requer diálogo respeitoso com todas as partes da sociedade.

 

Guia de produção sustentável

PNUMA lança guia de produção e consumo sustentáveis

A publicação tem o principal objetivo de sensibilizar e engajar o setor industrial brasileiro e partes interessadas na implementação de políticas e práticas em direção a uma economia verde.

 

Combater as mudanças climáticas e seus impactos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos para serem adotados em setembro. Foto: Flickr/Tobias Sieben (CC)

Centro Rio+ apresenta série de eventos para promover Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Entre junho e julho o Centro Rio+ realizará uma série de eventos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em parceria com o governo brasileiro.

 

Foto: PNUMA

ONU lança curso gratuito sobre direito à água; prazo de inscrição termina na segunda (22)

O curso online foi desenvolvido pelo Programa de Direito Internacional do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) e vai capacitar os participantes a criar, interpretar e implementar quadros jurídicos eficazes sobre águas transfronteiriças.

 

O trabalho infantil na agricultura familiar deve ser abordado de forma adequada e sensível ao contexto que respeite os valores locais e circunstâncias familiares. Foto: FAO / J. Thompson

FAO lança manual para prevenir uso de trabalho infantil na agricultura

O manual de Monitoramento e Avaliação do Trabalho Infantil na Agricultura buscará preencher as lacunas de muitos programas de desenvolvimento na agricultura que falham em monitorar ou avaliar o seu impacto no trabalho infantil.

 

800px-Inle_Lake_Burma_1

Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO ganha 20 novos sítios

A lista conta, no total, com 651 reservas, inclusive seis no Brasil: Cerrado, Pantanal, Caatinga, Amazônia Central, Mata Atlântica e Serra do Espinhaço.

 

Foto: Divulgação/MEC

ONU Mulheres: USP adota Movimento ElesporElas e se compromete a agir pela igualdade de gênero

Universidade de São Paulo anunciou a adoção do Movimento #ElesporElas (em inglês, #HeForShe) para alcançar a igualdade de gênero dentro de sua instituição e em seu entorno.

 

Seleção brasileira de handebol. Foto: CBHb

Confederação Brasileira de Handebol e ONU assinam acordo de cooperação

Acordo quer promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio do esporte.

 

A 1º Mostra Norte/Nordeste de Experiências na Atenção Básica criou um espaço de debate com foco no enfrentamento das desigualdades regionais e na defesa da saúde como direito da cidadania. Foto: Carol Garcia/Governo da Bahia

OPAS/OMS participa de congresso de saúde em João Pessoa para promover igualdade de atendimento

Sob o tema “Equidade na gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, o evento reuniu mais de 2 mil participantes do Norte e do Nordeste do país.

 

Fashion Inclusive Brazil 2015. Foto: UNIC Rio/Natalia da Luz

Com apoio da ONU, evento de moda no Rio promove intercâmbio de culturas na passarela

Com o objetivo de fomentar a moda e a cultura com inclusão social, o ‘Fashion Inclusive Brazil’ trouxe para o Rio de Janeiro estilistas nacionais e internacionais que apresentaram coleções com referências indígenas e principalmente africanas. O evento fez parte das atividades da ONU no contexto da Década Internacional de Afrodescendentes.

 

Mulher escravizada algemada, Antilhas, Centro Schomburg. Imagem: reprodução

Feira de Santana, na Bahia, recebe exposição da ONU sobre tráfico de escravos

A mostra faz parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes e é uma iniciativa do UNIC Rio com a CUFA. Exposição fica aberta até o final de julho no Centro Universitário de Cultura e Arte. A entrada é gratuita.

 

Representantes de 23 países africanos discutem alimentação escolar no Senegal. Foto: Centro de Excelência contra a Fome da ONU

Evento da ONU no Senegal reúne representantes de 23 países africanos para discutir alimentação escolar

Durante o evento também foi lançada a Rede Francófona de Alimentação Escolar, que tem o objetivo de unir e coordenar esforços entre os atores envolvidos na alimentação escolar na região.

 

Especialista em Anticorrupção e Lavagem de Dinheiro do UNDOC participa do evento em Brasília. Foto: UNODC

ONU participa de discussão sobre combate à corrupção na administração pública em evento em Brasília

Estado, Governança e Gestão Pública, a Questão Federativa e os Desafios Municipais e o Combate à Corrupção na Administração Pública foram alguns dos temas tratados no 5º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública.

 

Refugiados da República Democrática do Congo (RDC) e da Costa do Marfim que vivem no Rio usaram o teatro para discutir questões de gênero e de violência contra a mulher. Foto:

ACNUR: Refugiados usam teatro para discutir questões de gênero no Rio

Por meio de cenas curtas e sem palavras, os refugiados abordaram e debateram questões de gênero e de violência contra as mulheres.

 

'Publicação apresenta o ano de resultados do PNUD em áreas como resposta a crises e prevenção, sustentabilidade, governança democrática e outras. Foto: Reprodução da capa.

PNUD destaca importância de 2015 para o desenvolvimento mundial em relatório anual

Do Brasil, a Plataforma Atlas, que oferece o Índice de Desenvolvimento Humano de todos os municípios brasileiros, figura como um dos exemplos de ação do Programa.

 

Criança palestina participa de evento de doação do Brasil. Foto: UNRWA

Brasil participa de reunião do Comitê Consultivo da agência da ONU de assistência aos refugiados da Palestina

Esta é a primeira vez que o país participa da reunião deste órgão da UNRWA, que delibera sobre as principais metas e estratégias da agência.

 

Civis fugindo do conflito na República Centro-Africana. Foto: ACNUR/B. Heger

Doações de Brasil, Espanha e Andorra ajudam necessitados na República Centro-Africana

O Programa Mundial de Alimentos celebrou as contribuições que possibilitam o fornecimento de assistência alimentar a cerca de 41 mil pessoas em extrema necessidade no país.

 

Meninas cubanas menores de 5 anos estarão entre os beneficiários de assistência alimentar apoiada pelo PMA e o Brasil. Foto: Radmilla Suleymanova

Programa Mundial de Alimentos e Brasil apoiam segurança alimentar em Cuba

Acordo prevê a doação brasileira de 3.500 toneladas de arroz e feijão para a nação caribenha, que beneficiará principalmente mulheres grávidas, bebês, crianças menores de 5 anos e idosos.

 

Logomarca da EBC (reprodução/wikipédia)

UNESCO e EBC promovem encontro de pesquisadores

O encontro visa a apresentar as pesquisas realizadas pelos profissionais da EBC e acontece em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, a partir de 16 de junho.

 

Arte: Prêmio Vladimir Herzog

Inscrições para o Prêmio Vladimir Herzog começam dia 29 de junho

Para concorrer, os candidatos devem inscrever-se através do site www.premiovladimirherzog.org.br preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra publicada no período compreendido entre 6 de agosto de 2014 e 4 de agosto de 2015.

 

Escritório de Direitos Humanos da ONU treina sociedade civil no sul do Brasil

Oficina “Acesso ao Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos”, organizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), promove maior conhecimento sobre o sistema de proteção dos direitos humanos da ONU.

 

Projeto Rio+Social, apoiado pelo ONU-Habitat, recebe reconhecimento internacional

O programa é parte da plataforma de integração urbana do Plano Estratégico 2013-1016 da prefeitura. Através desse trabalho, a cidade procura ampliar e melhorar os serviços e infraestrutura e promover um avance social nas comunidades.

 

Angola prepara relatório sobre Objetivos do Milênio 2015

Coordenador do Sistema ONU no país destacou que Angola tem realizado importantes transformações nestes últimos anos.

 

Resumo semanal da ONU em imagens #46

VÍDEO: Resumo semanal da ONU em imagens #46

Um encontro global, na sede da ONU, tratando do empoderamento das pessoas com deficiência; a visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, à Ásia Central para discutir os desafios transfronteiriços dos países da região; e a chegada de mais de 100 mil imigrantes à Europa nos primeiros cinco meses de 2015 – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 46.

 

Nigéria: Ação do grupo Boko Haram ameaça região

VÍDEO: Na Nigéria, ação do grupo Boko Haram ameaça região

A violência do grupo terrorista Boko Haram no nordeste da Nigéria está forçando milhares de pessoas a deixar suas casas e, por vezes, até mesmo atravessar as fronteiras nacionais, criando uma crise alimentar e nutricional regional. Cerca de 200 mil pessoas estão buscando refúgio em países vizinhos. Apenas os Camarões abrigam mais de 100 mil pessoas deslocadas, número que mais do que triplicou desde o início do ano. Confira neste vídeo do Programa Mundial de Alimentos (PMA), que está ajudando as vítimas.

 

Integrantes indianos das forças da paz da ONU atuando em Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, em setembro de 2008. Foto: ONU

ONU divulga documento com recomendações para modernizar operações de paz

Resumo do relatório do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz foi entregue nesta terça-feira (16) ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que ficará encarregado de sugerir medidas concretas.

 

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.