Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 198

Edição de 17 de abril de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim198

Boletim ONU Brasil

 

Participam da discussão a chefe da seção de justiça do UNODC Viena, Valérie Lebaux, o procurador regional e assessor do procurador federal da República, Douglas Fischer, o procurador chefe adjunto da Espanha, Jesus Alonso, e o assistente de programa de Estado de Direito do UNODC Brasil, Gilberto Duarte. Foto: UNODC

Brasil e ONU levam tema de transferência de execução de pena ao congresso sobre crime em Doha

Objetivo é discutir alternativas aos casos em que a extradição de pessoas não é possível e garantir a justiça além das fronteiras. Acompanhe o Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal em https://nacoesunidas.org/crime2015

 

: No total, a exposição "A Liberdade de Olhar" possui mais de 100 imagens que retratam o cotidiano dos dois presídios. Foto: UNODC

UNODC leva exposição que retrata o cotidiano de presídios no Brasil para congresso em Doha

As atividades fazem parte de um projeto do Escritório da ONU sobre Crime e Drogas no Brasil que tem como objetivo desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário. Acompanhe o Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal em https://nacoesunidas.org/crime2015

 

Panfletos de prevenção a crimes de tráfico de pessoas<br /> Foto: Flickr/Rafael Martins/AGECOM (CC)

Exemplo do Brasil no combate ao tráfico de pessoas é destaque em congresso global da ONU

Durante o 13. Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, evento paralelo organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) incluiu exemplos do México e Brasil na criação de mecanismos de coordenação interinstitucional em seus respectivos países. Acompanhe o Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal em https://nacoesunidas.org/crime2015

 

Foto: Ag. de Notícias do Acre (Creative Commons)

PNUMA: Relatório do Panorama da Biodiversidade Global está disponível em português

A publicação reúne as últimas informações sobre indicadores, compromissos e tendências da biodiversidade e expõe as principais conclusões relevantes para a implementação da Convenção sobre Biodiversidade Biológica.

 

América Latina deve crescer apenas 0,8% em 2015. Foto: Banco Mundial

Economista do Banco Mundial expõe motivos da desaceleração da economia e saídas para região

Entre as recomendações do relatório “A América Latina trilha um caminho estreito para o crescimento: a desaceleração e seus desafios macroeconômicos” está necessidade de ajustar a educação dos latino-americanos às necessidades produtivas, para formar trabalhadores e empregos de mais qualidade.

 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Brasil é tema de três artigos em edição da revista CEPAL

Estudos sobre a fatores da desigualdade no país, produtividade da indústria e exportações do setor automotivo são publicados na edição nº 115 da revista.

 

 

Crianças no Benim serão as maiores beneficiadas do programa de alimentação escolar. Foto: Wikicommons/Losheim (CC)

ONU: Em Togo e Benim, Centro de Excelência apoia programas de alimentação escolar

Missão atendeu à solicitação dos governos dos dois países de assistência técnica para o desenho e a implementação de programas nacionais de alimentação escolar.

 

A representante residente adjunta do PNUD assinou termo de cooperação com o governo do Estado da Bahia para ampliar projeto Neojiba no estado. Foto: João Santana/SJDHDS

Na Bahia, PNUD renova parceria que promove desenvolvimento por meio da música

Agência da ONU e o Governo da Bahia darão continuidade ao programa NEOJIBA, iniciativa que apoia núcleos de orquestras de crianças e adolescentes como forma de inclusão e promoção social.

 

Elizelma da Silva Gomes recebe atendimento para seu filho de 10 meses, Riquelme Gomes Barbosa, na Unidade Básica de Saúde Ribeirinha, à beira do rio Parauau. Foto: OPAS

Equipe da OPAS produz documentário sobre o Programa Mais Médicos no Distrito Federal e no Pará

Profissionais de comunicação visitaram unidades de saúde que receberam médicos cubanos nos dois estados através do termo de cooperação assinado entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde.

 

O relatório mapeia iniciativas que contam com a participação de homens e meninos para a igualdade de gênero em vários países do mundo. Foto: Flickr/Fora do Eixo (CC)

Mapeamento do UNFPA destaca trabalho do Brasil para a igualdade de gênero e promoção de direitos sexuais

Relatório elaborado pelo Fundo de População da ONU e a organização não governamental ‘Promundo’ mapeia iniciativas de governos em todo o mundo que promovam o engajamento de homens e meninos neste sentido.

 

Representantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global em reunião bimestral no escritório da ONU em SP<br />
Imagem: Fellipe Abreu/Pacto Global

Empresas e organizações do Pacto Global no Brasil definem temas prioritários para 2015

Os focos de atuação aprovados pelo Comitê Brasileiro do Pacto Global são alimentos e agricultura, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, energia e clima.

 

O refugiado sírio Talal e sua esposa Ghazal foram a sensação do 1º Bazar Beneficente do ADUS, conquistando os participantes com deliciosos quitutes árabes. Foto: ACNUR/Divulgação Instituto ADUS

ACNUR: Bazar em São Paulo arrecada recursos para refugiados

Em dois dias, o público teve a oportunidade de levar para casa roupas, calçados, acessórios, luminárias, livros, CDs, entre outros objetos, além de provar pratos típicos preparados pela família do refugiado sírio Talal Al-Tinawi.

 

Foto: Divulgação/FESF-SUS

Fundo de População da ONU e fundação em Salvador dialogam sobre parceria para promoção da saúde

O encontro abordou em especial a saúde sexual e reprodutiva, no intuito de potencializar o trabalho do órgão nos municípios baianos.

 

Haroldo Machado Filho fala sobre o papel do papel dos governos locais nas agendas globais de desenvolvimento. Foto: Tiago Zenero/ PNUD Brasil

ONU: Encontro promove participação dos governos locais nas agendas globais de desenvolvimento

Para representante do PNUD, a nova agenda irá dialogar com ações e políticas nacionais e municipais, por isto a importância de mobilização de todos os atores.

 

Cesáreas são efetivas para salvar vidas de mães e crianças quando quando bem indicada e feitas em ambiente seguro Foto: OPAS

OPAS trabalha com Ministério da Saúde para diminuir número de cesáreas no Brasil

No Brasil, o percentual de cesarianas chega a 84% no atendimento privado e cerca de 40% na rede pública. A comunidade médica internacional considera a taxa ideal entre 10% e 15%.

 

Foto: Sentido de Nascer?Kalu Brum

Apoiada pelo UNICEF, exposição sobre benefícios do parto normal fica em Belo Horizonte até 31 de maio

Visitantes poderão participar de atividades interativas relacionadas à gravidez e ao parto e participar de rodas de conversa, oficinas e assistir a documentários.

 

indigenas

Parceria entre UNESCO e Museu do Índio produz gramáticas e documenta 13 línguas indígenas

Embora a língua oficial e predominante no Brasil seja o português, o país possui entre 150 e 170 idiomas nativos, a maioria na região amazônica.

 

Ação de testagem gratuita realizada na última sexta-feira em Fortaleza. Foto: Facebook Fique Sabendo Jovem

Iniciativa Fique Sabendo Jovem do UNICEF realiza testes rápidos de HIV em Fortaleza

Ação é realizada na segunda sexta-feira de cada mês, em Fortaleza (CE), durante o evento Sexta de Todas as Cores.

 

Os participantes vão concorrer a uma viagem a Milão, Itália, sede das comemorações este ano, e a chance de participar da Expo Milano, no dia 5 de junho. Foto: PNUMA

Competição de blogs do PNUMA sobre Dia Mundial do Meio Ambiente levará internautas para a Itália

Publicações devem abordar o tema “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”. Prazo termina em 26 de abril e os vencedores concorrerão a uma viagem a Milão, onde participarão da Expo Milano.

 

FAO

FAO entrega prêmio sobre agricultura familiar e jornalismo nesta sexta (17)

Premiação foi voltada para a região sul do Brasil. Jornalistas, autoridades e convidados são esperados no Mercado Municipal de Curitiba para a entrega dos prêmios e um café da manhã com produtos da agricultura familiar; confira os vencedores.

 

Programa Mundial de Alimentos da ONU busca profissional para atuar em projetos brasileiros no Haiti

Organização busca profissional para coordenar projetos de segurança alimentar apoiados pelo governo brasileiro. O(A) candidato(a) precisa ter fluência em português e francês; candidaturas serão recebidas até 28 de abril de 2015.

 

Resumo semanal da ONU em imagens #37

Resumo semanal da ONU em imagens #37

A situação dos refugiados da Palestina no campo de Yarmouk, em Damasco (Síria), informada pelo chefe da UNRWA; as lacunas para alcançar a educação básica universal, segundo a UNESCO; e a segurança alimentar no Dia Mundial da Saúde 2015, liderado pela OMS – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 37.

 

Comissário-geral da UNRWA, Pierre Krähenbühl fala com a imprensa durante sua visita à Síria Foto: UNRWA/Taghrid Mohammed (file)

Preocupada com crise em Yarmouk, ONU cobra ação da comunidade internacional

O comissário-geral da UNRWA visitou o campo de refugiados onde milhares de sírios e palestinos continuam sitiados e sofrem com o combate entre os diferentes grupos armados.

 

ONU pede nomeações para Prêmio Nelson Mandela. Foto: ONU

ONU pede nomeações para Prêmio Nelson Mandela

Prêmio reconhece realizações daqueles que dedicam suas vidas a serviço da humanidade guiados pelos propósitos e princípios das Nações Unidas. O prazo para recebimento de proposta de inscrição é dia 18 de maio de 2015.

 

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.