Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 195

Edição de 26 de março de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim195

Boletim ONU Brasil

 

O programa de mobilidade inteligente desenvolvido pela Itaipu entregou o carro elétrico durante cerimônia na Casa da ONU. Foto: PNUD Brasil/Bárbara de Oliveira

Nações Unidas aderem a Programa de Mobilidade Inteligente de Itaipu

Dois modelos elétricos da hidrelétrica binacional foram entregues esta semana ao PNUD e à ONU Mulheres.

 

 

Sistema Cantareira, em São Paulo. Foto: Agência Brasil/EBC

Até 2030 planeta pode enfrentar déficit de água de até 40%, alerta relatório da ONU

No Dia Mundial da Água (22 de março), as Nações Unidas afirmaram que uma gestão mais sustentável deste recurso não renovável é “urgente”.

 

Foto: Wikimmedia Commons / CC

UNODC se posiciona contra redução da maioridade penal no Brasil

“É importante levar em conta que homicídios cometidos por adolescentes representam menos de 1% do total, enquanto que mais de 36% das vítimas de homicídios no Brasil são adolescentes”, disse a agência da ONU por meio de comunicado.

 

​O Brasil doou 35 caixas de suprimentos médicos, contribuindo com a assistência médica básica para os refugiados da Palestina em Gaza. Na imagem, o Centro de Saúde Rukn Eddin, em Damasco, na Síria. Foto: UNRWA/Taghrid Mohammad

Embaixador brasileiro na Palestina visita hospital em Gaza que recebeu doações do Brasil

“O apoio do Brasil está contribuindo para dar às pessoas uma chance de sobreviver em um ambiente desafiador”, disse o representante da agência da ONU para os refugiados palestinos.

 

Abertura do encontro, no dia 9 de março. Foto: ONU/Loey Felipe

Brasil é eleito para presidir 60ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres

Encontro será em 2016. Embaixador do país na ONU, Antonio Patriota disse à Rádio ONU que eleição ocorre em um ano importante, quando as Nações Unidas adotarão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Participantes da Marcha da Consciência Negra — ‘Cotas Sim, Genocídio Não’ — em 2012. Foto: Marcelo Camargo/ABr

‘Brasil teve grande empenho na criação da Década de Afrodescendentes’, diz diretor do UNIC Rio

Declaração foi feita pelo diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa. Ele disse que o Brasil foi, junto com os Estados Unidos, o país que mais recebeu escravos africanos. Leia nesta matéria da Rádio ONU em português.

 

Encontro Weps Brasil reuniu pela primeira vez as empresas signatárias da iniciativa no País. Imagem: Ricardo Jayme/ONU Mulheres

Em São Paulo, lideranças empresariais discutem Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU

Iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU apresenta sete passos para alavancar a igualdade de gênero no mundo dos negócios.

 

Foto: ONU Mulheres Brasil/divulgação

Aplicativo da ONU Mulheres contra violência de gênero mobiliza Prefeitura e cidadãos em Curitiba

Criado pela ONU Mulheres Brasil e parceiros, aplicativo está disponível nos sistemas Android e IOS. Informações também poderão ser postadas no site http://www.clique180.org.br com indicações de locais seguros e inseguros para mulheres na capital paranaense.

 

A líder comunitária Danúsia Tomaz, do Rio de Janeiro; a psicóloga Daniela Rozados, de São Paulo; e a tenente Hellen Keuren, da Polícia Militar do Amazonas. Fotos: Banco Mundial/reprodução

Banco Mundial: Luta contra violência de gênero ganha cada vez mais reforços no Brasil

Aproximar o discurso da prática requer iniciativas que permitam às mulheres reconhecer que estão sofrendo violência e perder a vergonha de procurar ajuda. Três dos trabalhos mais recentes – todos apoiados pelo Banco Mundial – já começaram a dar frutos.

 

O diálogo com a população dos municípios brasileiros é um passo importante na construção da nova Agenda de Desenvolvimento Foto: CNM PNUD/Kenia Ribeiro

Secretário nacional de relações político-sociais da Presidência fala em entrevista ao PNUD sobre os ODM

Série “Parceiros dos ODM em ação” entrevista Wagner Caetano, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

Crianças seguram seu formulário de pedido de visto. Em breve, viajarão para o Brasil para se encontrar com o seu pai, que já está no país. Foto: UNIC Rio/Mariana Nissen

EXCLUSIVO: ‘Gerar empregos é nossa prioridade agora no Haiti’, afirma chefe do PNUD no país

Com cerca de 44% da população vivendo com menos de 1,25 dólar ao dia, um dos maiores enfoques das agências da ONU e da Missão no Haiti é gerar oportunidades de trabalho.

 

Reunião no Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, em Brasília. Foto: DDAHV/Divulgação

HIV/Aids: Brasil avança no cumprimento de metas da ONU

Meta “90-90-90″ prevê que, até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral indetectável e não possam mais transmitir o vírus.

 

UNAIDS

Participe da consulta mundial do UNAIDS para a estratégia 2016-2021

A partir desta segunda-feira (23) até sexta-feira (27), pessoas de todo o planeta poderão ajudar o UNAIDS a encontrar as melhores respostas para acelerar a resposta para acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

 

 

Imagem: divulgação

PNUMA e parceiros brasileiros lançam livro sobre compras sustentáveis para grandes eventos

“Compras Sustentáveis & grandes eventos” é o nome do livro que vai ser lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) nesta terça-feira, 31 de março, na sede da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, a partir das 14h.

 

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Foto: Brasil.gov.br

Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, ganha prêmio da ONU

A iniciativa foi apontada pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do planeta.

 

 

Foto: Paulo Santos/2001/Amazônia Sob Pressão (via Agência Brasil)

Brasil responde por mais de 50% da redução global de emissão de carbono entre 2001 e 2015, diz FAO

De acordo com agência da ONU, houve uma desaceleração das taxas de desmatamento em todo o mundo. Entretanto, as emissões de carbono causadas pela degradação das florestas têm aumentado nos últimos 25 anos.

 

Foto: UNESCO/Justin Mott

UNESCO: Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos 2015 será lançado em 9 de abril

No Brasil, o documento também será lançado no dia 9 de abril, em evento organizado pela UNESCO em parceria com o Ministério da Educação, no auditório do IPEA, em Brasília.

 

A segunda visita de estudos da Etiópia ao Brasil contou com a participação de quatro ministros. Foto: PMA/Vinicius Limongi

Com apoio da ONU, Brasil e Etiópia trocam experiências em alimentação escolar

O objetivo é ampliar as trocas de experiências com o Brasil para desenvolver estratégias para garantir sustentabilidade a um programa nacional de alimentação escolar.

 

Evento em Brasília foi realizado na Casa da ONU. Foto: PNUD

Seminário da ONU em Brasília discute crise hídrica

Evento, em comemoração ao Dia Mundial da Água, abordou o reuso de recursos hídricos, acesso à água potável, perdas em transporte e mudanças nos padrões de produção e consumo.

 

 

O evento reuniu representantes de vários países e ressaltou a importância da cooperação Sul-Sul. Foto: Ana de Oliveira/AIG/MRE

Escritório da ONU e Itamaraty realizam curso de gestão em Cooperação Sul-Sul

Terceira edição do evento teve como principal objetivo fortalecer a cooperação entre países em desenvolvimento. Treinamento reuniu participantes de 40 países.

 

 

Foto: CEPAL

América Latina precisa de maior integração para avançar na agenda pós-2015, diz CEPAL

“A igualdade deve estar no centro da agenda de desenvolvimento. A erradicação da pobreza e da pobreza extrema é possível na próxima década”, afirmou o secretário executivo adjunto da Comissão da ONU.

 

Durante o seminário, 14 boas práticas dos ODM vindas de todo o estado da Paraíba foram apresentadas aos participantes. Foto: Igor Machado

Evento na Paraíba apresenta boas práticas do estado para alcançar objetivos de desenvolvimento da ONU

“O Índice de Desenvolvimento Humano, criado pelo PNUD nos anos 90 para medir o progresso de desenvolvimento no mundo, indica uma melhoria de 50% no Brasil nas duas últimas décadas”, afirmou o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek.

 

Imagem: divulgação

Com apoio da FAO, conferência em Brasília debate governança do solo

“Precisamos refletir sobre a situação dos solos. Sem dúvida, sem uma boa conservação do solo não há como erradicar a fome, já que dele dependemos para garantir a produção de alimentos”, disse o representante da agência da ONU no Brasil.

 

Foto da oficina (via Projeto GATI)

Jovens indígenas do Oiapoque, no Amapá, participam de oficina de fotografia da natureza

Com apoio do PNUD e outros parceiros, a oficina teve como objetivo ensinar as principais técnicas de fotografia, para fins de registro da biodiversidade e da vida silvestre.

 

O Hospital Martagão Gesteira é referência no atendimento a crianças com câncer e pioneiro na luta contra a mortalidade infantil no país. Foto: Carol Garcia/GOVBA

ONU firma parceria com hospital infantil em Salvador

Compromisso estabelecido pretende promover a cooperação para a melhoria da qualidade de vida das crianças e redução da mortalidade infantil na região.

 

 

Foto: OPAS/OMS

OPAS/OMS e parceiros realizam formação em saúde e metodologias de simulação

Fiocruz em Brasília está sediando edição do curso, que conta com a participação de 25 profissionais de todo o país, entre docentes de diversas instituições de ensino, especialistas clínicos da rede e gestores ligados à área de Educação em Saúde.

 

equidade sus

ONU e Ministério da Saúde produzem material para promover igualdade na saúde pública brasileira

O objetivo do Curso de Extensão em Educação a Distância é sensibilizar e preparar profissionais de saúde para lidar com as condições de desigualdade que se manifestam nos serviços de saúde.

 

ONU70 (1)-2

Em seu 70º aniversário, ONU lança novo portal global

Nova página, disponível nos seis idiomas oficiais da ONU – inglês, espanhol, francês, russo, chinês e árabe -, pode também ser acessada em celulares e tablets.

 

 

Uma menina síria descansa esgotada ao lado do pai após serem resgatados pela Marinha italiana, o ano pasado no Mediterrâneo. Foto: ACNUR

Número de pedidos de refúgio no mundo em 2014 é o maior desde 1992, diz novo relatório da ONU

O documento “Tendências de Asilo 2014″, lançado esta semana pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), estima em 866 mil o número de novos pedidos de refúgio apresentados em países industrializados durante o ano passado.

 

Foto: Missão do Brasil junto à ONU em Nova York

Proposta de vetar direitos a funcionários LGBT da ONU é rejeitada na Assembleia Geral

Resolução da Rússia pretendia derrubar medida do secretário-geral da ONU que reconheceu, para fins de concessão de direitos, a união homoafetiva de funcionários da Organização, os equiparando a todos os demais funcionários heteronormativos. Brasil e outros 79 países apoiaram a medida por mais igualdade do chefe da ONU.

 

ACNUR

VÍDEO: A vida em Raqqa

Wazzam, Aysha e seus seis filhos são recém-chegados ao maior campo de refugiados da Turquia, no sul do país. Eles chegaram ao país uma semana antes de se mudar para o campo. Esta é a quinta vez que fogem de Raqqa, na Síria. Eles viveram muitas fases da guerra, incluindo bombardeios e a vida sob o forte domínio dos rebeldes, que ainda estão no comando de Raqqa.

 

 

Ebola

Resumo semanal da ONU em imagens #34

Os compromissos globais decididos em Sendai, no Japão, para a redução do risco de desastres; e o saldo devastador do vírus ebola nas crianças – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 34.

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.