Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 190

Edição de 13 de fevereiro de 2015.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim190

Boletim ONU Brasil

 

carnaval

Campanha da ONU #naopercaorespeito chega a aeroportos, ônibus, metrôs, supermercados e prédios comerciais

Com o apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e do Município do Rio de Janeiro (SPM-Rio), iniciativa traça rota da paquera sem abordagens agressivas, com conteúdos para a internet. Coordenada pela ONU Mulheres Brasil, campanha é criação pro bono da Propeg Comunicação SA.

 

Mari Antunes, da banda Babado Novo, será a nova embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil

Mari Antunes, da banda Babado Novo, será a nova embaixadora de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil

Cerimônia de nomeação com representantes da ONU e parceiros acontecerá nesta sexta-feira (13/2), no Camarote Planeta Band, em Salvador.

 

Fluxograma traça a rota da paquera Arte: Propeg

Nas redes sociais, campanha da ONU traça rota da paquera sem abordagens agressivas neste carnaval

O fluxograma da paquera se desdobra em duas versões. Uma com desfecho positivo, com respeito aos limites; e outra que incentiva as mulheres a fazer valer os seus direitos, caso algum folião ultrapasse os limites.

 

Mariene de Castro, Luís Miranda e Amanda Santiago são destaques do Bloco dos Mascarados em 2015 . Foto: ASCOM Sesab/Leonardo Rattes

UNAIDS: Em Salvador, Blocos da Camisinha e Mascarados promovem diagnóstico e prevenção do HIV

No circuito Barra-Ondina, foliões receberão material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis, diagnóstico precoce do HIV e benefícios do uso do preservativo.

 

Uma das artes da campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito” Arte: Propeg

No carnaval, Nações Unidas lançam campanha pela não violência contra as mulheres e a favor do uso da camisinha

A campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito” chama a atenção de foliãs e foliões sobre a importância de manter a festa livre de assédio e violência.

 

Imagem do site da campanha em vigor em Curitiba. Imagem: UNAIDS

UNAIDS: Plataforma virtual disponibiliza testagem inovadora para o HIV em Curitiba

Através da introdução da plataforma web e a estratégia de e-Testing, o público-foco do projeto passa a contar com mais opções de acesso de calcular o seu risco e realizar o teste anti-HIV.

 

Carnaval de Salvador será palco de projeto-piloto da OIT para promoção do trabalho decente em megaeventos

Organização Internacional do Trabalho lança nesta quarta-feira (11/02), às 15h, na Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região-Bahia, em Salvador, um projeto-piloto para promover o trabalho decente em megaeventos.

 

Um dos Objetivos do Milênio é a universalização da educação primária. Foto: Govba/Carol Garcia

Entrevistas do PNUD retratam em vídeo os esforços na reta final do cumprimento dos Objetivos do Milênio

Até o final do ano, a série irá exibir depoimentos de representantes da iniciativa pública e privada, da sociedade civil, de universidades e organizações não governamentais que trabalham a favor da conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no país.

 

Haitianos conhecem práticas agrícolas brasileiras. Foto: WFP/Carolina Montenegro

Com apoio da ONU, delegação do Haiti realiza visita de estudo ao Brasil

Missão, que tem apoio do Banco Mundial e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), está conhecendo os programas agrícolas e de combate à fome do país.

 

A índia é um dos países onde o crescimento populacional é mais acelerado no mundo. Foto: ONU/Kibae Park

UNFPA: População dos cinco países do BRICS é tema de seminário no Brasil

O evento reúne especialistas sobre população do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e busca uma proposta de plano de trabalho conjunto para os países do grupo.

 

Wagner da Silva Pereira durante o Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), realizado entre os dias 02 e 03 de fevereiro em Nova York. Foto: UNODC

Jovem brasileiro aborda questões de violência urbana em Fórum da Juventude na ONU em Nova York

Participante do Programa ‘Jovem de Expressão’, Wagner da Silva Pereira viajou de Ceilândia, Distrito Federal, à sede da ONU a convite do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

 

Campanha de vacinação em Belo Horizonte. Foto: Portal PBH/Marina Jordá

Aumento de casos de sarampo nos EUA e Brasil levam OMS a lançar alerta para a região

Os países do continente americano eram considerados livres de casos de contágio. No entanto, desde o final de 2014, 147 casos já foram registrados, 21 deles no Brasil.

 

Rodrigo Gularte, brasileiro que pode ser executado ainda este mês na indonésia. Foto: reprodução

Condenados à morte por narcotráfico na Indonésia não tiveram julgamento justo, diz relator da ONU

Um brasileiro foi executado em janeiro e outro pode ser morto ainda este mês. “Sob a lei internacional, a pena de morte é considerada uma forma extrema de castigo que, se usada, só deve ser imposta para crimes mais graves, ou seja, aqueles que envolvem morte intencional, e só depois de um julgamento justo, entre outras salvaguardas”, disse o relator especial da ONU.

 

Caco de Paula (à esquerda) e Jorge Soto (à direita) entregam a revista em quadrinhos Heróis do Clima para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante a COP-20, em Lima, no Peru / Foto: Pacto Global da ONU

Iniciativa do Pacto Global, Heróis do Clima explora em quadrinhos os efeitos das alterações climáticas

Como principal rede de diálogo das Nações Unidas com o setor privado, o Pacto Global tem reforçado o papel das empresas diante desses desafios. Nesse contexto, a Rede Brasileira do Pacto Global apresenta uma reflexão atrativa e descomplicada através do Heróis do Clima – A aventura e a ciência por trás das mudanças climáticas.

 

Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e a empresa EF Education First promovem o workshop

ONU seleciona jovens de 18 a 35 anos para participar de curso em junho em Nova York

Workshop será em inglês. As inscrições vão até o dia 9 de março e 75 participantes serão anunciados em abril. Para os que não estão dentro da faixa etária, a Aliança de Civilizações da ONU (UNAOC) aponta que existem muitas outras oportunidades.

 

Foto: Pranab Basak, Índia (friedaward.com)

UNESCO recebe fotos para premiação global sobre a paz; prazo é 14 de maio

O Prêmio Alfred Fried de Fotografia aceita inscrições de todas as partes do mundo para fotos que refletem os esforços humanos no sentido de um mundo de paz.

 

Pacto Global

Pacto Global da ONU lança guia de sustentabilidade empresarial

A publicação apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as contribuições práticas da maior iniciativa voluntária para a responsabilidade corporativa.

 

Maputo, capital e maior cidade de Moçambique. Foto: Vanninis (Wikipédia/CC)

Moçambique: Chefe da ONU elogia diálogo entre presidente e líder da oposição

Encontros entre o presidente moçambicano e o líder do principal partido de oposição na capital Maputo, entre 7 e 9 de fevereiro, são os primeiros desde que a oposição iniciou um boicote ao Parlamento.

 

Crianças no Sudão do Sul. Foto: UNICEF

Resumo semanal da ONU em imagens #28

A crise humanitária e política no Sudão do Sul; a atual situação da resposta ao ebola na África Ocidental; e os jovens no centro das atenções durante um fórum na sede das Nações Unidas em Nova York – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 28.

 

Um menino cercado de adultos depois de ser resgatados em junho de 2014 de uma embarcação no Mar Mediterrâneo. Foto: ACNUR/A. D’Amato

Travessia do Mediterrâneo: Mais de 300 migrantes e refugiados morreram ou estão desaparecidos

Série de tragédias no começo desta semana foi confirmada pela agência da ONU para refugiados (ACNUR), que criticou duramente a política europeia para o tema. Desaparecidos vinham principalmente da África Subsaariana, após deixarem a costa da Líbia em quatro botes.

 

David Beckham é embaixador da boa vontade do UNICEF
há 10 anos. Na foto, ele posa junto com crianças afetadas pelo tufão Haiyan nas Filipinas. Foto: UNICEF/Per-Anders Pettersson

David Beckham se une ao UNICEF em campanha global por crianças

Após um dos anos mais violentos jamais visto para as crianças, o jogador inglês decidiu dedicar o seu tempo para angariar fundos para a proteção da infância.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.