Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 184

Edição de 29 de dezembro de 2014.

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim184

Boletim ONU Brasil

 

retro2014

Vídeo: Retrospectiva da ONU 2014

Da crise na Síria e na Ucrânia até o esforço global contra o ebola, entre outros eventos que marcaram o ano, a Retrospectiva da ONU 2014 relembra acontecimentos globais destacados na imprensa internacional – e também aqueles que foram esquecidos por grande parte da opinião pública.

 

 

Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Foto: ONU

Apesar de progressos, 2014 foi um ano de ‘discórdia, doença e distúrbios’, afirma chefe da ONU

Em retrospectiva, Ban Ki-moon destacou que a ONU chegou a seu limite para superar necessidades humanitárias e conter violência no mundo. No entanto, lembrou de ganhos alcançados no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e no rascunho sobre o acordo do clima.

 

PMA

Fórum Global de Nutrição Infantil, o mais importante fórum sobre alimentação escolar

O Fórum Global de Nutrição Infantil de 2014 aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, de 29 de setembro a 3 de outubro. O evento é considerado o mais importante fórum sobre alimentação escolar do mundo e a edição deste ano reuniu 250 participantes representando 46 países, incluindo oficiais de governo, representantes de organizações internacionais para cooperação e de ONGs.

 

Foto: USP Imagens/Marcos Santos

UNESCO realiza pesquisa sobre educação inclusiva em dez municípios brasileiros

Objetivo é mapear estratégias adotadas pelas redes municipais de ensino destas cidades na educação inclusiva, bem como os desafios enfrentados para incluir alunos com as mais variadas deficiências.

 

Violência de gênero causa a morte de 5 mil brasileiras por ano. Foto: Creative Commons/ Julia Soul

Brasil: ONU Mulheres comemora aprovação da lei que classifica feminicídio como crime hediondo

“Acreditamos que esse é um passo decisivo para reduzir e eliminar o quadro perverso de 5 mil assassinatos de brasileiras por ano”, afirma a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

 

 

 

Os vencedores do hackathon serão premiados no próximo Dia Internacional da Mulher. Mariana Kaipper Ceratti/Banco Mundial

Banco Mundial: Brasil, um país com maioria de mulheres e governado por homens

A taxa de participação feminina na política brasileira está abaixo da cota de participação de 30% instituída para os partidos, é uma das menores do mundo e a quarta mais baixa na América Latina e o Caribe.

 

Bandeira do movimento LGBT. Foto: Agência Brasil/Marcelo Camacho

‘A homo-lesbo-transfobia é uma realidade que limita os direitos e a liberdade’, afirma coordenador da ONU em evento no Rio

Evento, realizado na OAB no Rio de Janeiro, debateu a promoção dos direitos das pessoas LGBT no trabalho e o combate à discriminação. Na ocasião, também foi lançado o manual Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho.

 

Livro retrata o progresso brasileiro nos quase 25 anos de adesão ao Protocolo de Montreal. Foto: Bárbara de Oliveira/PNUD Brasil

Medidas brasileiras para eliminação de gases que destroem camada de ozônio é tema de livro

Ministério do Meio Ambiente, responsável pela obra, contou com apoio do PNUD para Plano Nacional de Eliminação de CFCs, concluído em 2012, e atualmente para Programa de Eliminação dos HCFCs.

 

UNESCO Brasil apresentou projeto de educação ambiental para professores realizado em Itajaí (SC). Foto: Flickr/Deni Williams (Creative Commons).

UNESCO apresenta projeto de educação ambiental para professores brasileiros durante a COP-20

Iniciativa da UNESCO consiste em curso piloto para 100 professores da rede pública sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Município de Itajaí (SC) foi escolhido por conta das periódicas enchentes na região.

 

Cepal

Vídeo: A economia da mudança climática na América Latina e Caribe

A América Latina e o Caribe geram somente 9% das emissões poluentes do planeta, segundo dados de 2011, mas é particularmente vulnerável a seus efeitos, especialmente na América Central e no Caribe. A mudança climática exige que atuemos agora, diz a CEPAL neste vídeo.

 

É possível aproveitar as festas de fim de ano e ao mesmo tempo contribuir para a sustentabilidade por meio de ações simples. Imagem: PNUMA

Festas de fim de ano: sinônimo de fartura, e também hora de combater o desperdício de alimentos

Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) lembra que é possível aproveitar as festas de fim de ano e, ao mesmo tempo, contribuir para a sustentabilidade por meio de ações simples. Confira as dicas.

 

Capacete azul da ONU se veste de Papai Noel para entregar presentes a crianças africanas. Foto: ONU/Marco Dormino

Mais de um milhão de crianças brasileiras escreverão para Papai Noel em 2014, estima agência da ONU

Segundo dados da União Postal Universal, país é o terceiro em volume de correspondências para esse ícone natalino. Serviços de correios de todo o mundo se mobilizam para dar resposta aos pedidos.

 

O diretor de programas do Programa Mundial de Alimentos (PMA) na Libéria, o britânico Chris Huddart, que atua em resposta ao surto do ebola. Foto: PMA/Donaig Le Du

Natal: Apenas mais um dia para os que lutam contra o ebola na África Ocidental, diz funcionário da ONU

Os mais recentes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) informam que 19.431 pessoas foram afetadas pelo ebola, incluindo 7.565 mortes.

 

Vídeo: Especial retrata realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas

Vídeo: Especial retrata realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas

Parte da série jornalística “Trabalho doméstico, Trabalho decente”, este especial retrata a realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai na busca por direitos, respeito e dignidade. O documentário visibiliza oportunidades e desafios dos países para a promoção dos direitos econômicos e do empoderamento das mulheres.

 

Palestinos e sírios no campo de Yarmouk. Foto: UNRWA

Resumo semanal da ONU em imagens #23

Um balanço feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para este complicado e violento ano de 2014; os progressos na conferência da ONU sobre o clima; a resposta ao ebola, que está dando resultados; e o apelo humanitário para os sírios que sofrem com a violência no país – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 23.

 

Terceira Conferência da ONU sobre Moradia (Habitat III) será realizada em Quito, no Equador. Foto: Creative Commons.

Terceira Conferência da ONU sobre Moradia (Habitat III) será realizada em Quito, no Equador

Objetivo é renovar compromisso a favor do desenvolvimento urbano sustentável, abordar questão da pobreza e identificar novos desafios urbanos. Mais de dois terços da população global moram em cidades mais desiguais do que há 20 anos.

 

Consulta popular permite que brasileiros enviem opinião sobre futuro das cidades à Conferência da ONU

Através da plataforma Participa Brasil é possível enviar colaborações e informar-se sobre encontros para a elaboração do documento do país para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.