Confira o boletim semanal da ONU Brasil n. 182

Edição de 11 de dezembro de 2014.

Visualize o boletim também em www.nacoesunidas.org/boletim182

Boletim ONU Brasil

 

Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU. Foto: ONU/Mark Garten

Secretário-geral da ONU parabeniza o trabalho da Comissão Nacional da Verdade brasileira

Na mensagem, Ban também envia ao governo e à população brasileira suas congratulações pelos esforços em promover a verdade e a reconciliação nacional através da Comissão da Verdade.

 

Sede do Conselho de direitos humanos da ONU em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Relatórios do Brasil e do EUA demostram importância da Convenção da ONU contra a Tortura

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, elogiou a publicação dos relatórios sobre tortura do Senado norte-americano e da Comissão da Verdade brasileira, lembrando que “hoje não é apenas o Dia dos Direitos Humanos, é também o 30º aniversário da Convenção contra a Tortura”.

 

Criança palestina participa de evento de doação do Brasil. Foto: UNRWA

Brasil é eleito membro do Conselho Consultivo da agência para os refugiados da Palestina da ONU

Brasil é o primeiro país da América Latina a ter um assento na Comissão Consultiva da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), que tem 27 membros e três observadores.

 

Unidade de tratamento de ebola em Serra Leoa. Foto: ONU/Ari Gaitanis

Governo do Brasil anuncia doação de 25 milhões de reais para combater ebola

50% desse montante destina-se à Organização Mundial da Saúde (OMS), 26% ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), 18% ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) e 6%, para o Fundo Fiduciário que ajuda a financiar a Missão da ONU.

 

mostrazd

Mostra de filmes e exposições em Brasília encerra hoje, Dia dos Direitos Humanos

As comemorações na capital federal para o Dia Mundial da Aids (1/12) e o Dia dos Direitos Humanos (10/12) contaram este ano com uma iniciativa inédita: a I Mostra Internacional de Filmes #ZeroDiscriminação.

 

Pôster da Declaração Universal publicado pela ONU em 1949. Foto: ONU

UNESCO lança campanha no Brasil sobre direitos humanos

A campanha via Facebook, Compartilhando Direitos Humanos, começa nesta terça-feira (9) e se estende até o domingo (14). Participe, escolha um artigo da Declaração de Direitos Humanos com o qual você mais se identifica e expresse o que sente em relação ao artigo escolhido.

 

 

Conferência internacional no Rio de Janeiro discute acesso ao esporte seguro e inclusivo. Foto: UNICEF

Conferência promovida pelo UNICEF no Rio reúne líderes de seis países para discutir esporte seguro e inclusivo

Durante o evento do UNICEF, foram apresentados projetos e iniciativas que utilizam o poder do esporte a favor da educação cidadã, da prevenção contra a violência e da inclusão de crianças com deficiências.

 

Compromisso político com o planejamento urbano é essencial para cidades mais inclusivas e sustentáveis. Foto: Alicia Nidjam/Creative Commons.

ONU-Habitat: Cidades da América Latina e do Caribe estão presas a círculo vicioso da desigualdade

Apesar das dificuldades na América Latina e no Caribe, a região já tem conhecimento, experiência e capacidade institucional para avançar nas conquistas de democratização e descentralização já obtidas.

 

Ivete Sangalo - entre o representante do UNODC, Rafael Franzini, e o coordenador residente da ONU, Jorge Chediek, faz o símbolo da Campanha Coração Azul. Foto: UNODC

ONU lança Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas em evento em Brasília com Ivete Sangalo

O documento mostra que, em cada três vítimas, uma é criança – um aumento de 5% em comparação com o período 2007-2010. As meninas são duas em cada três crianças vitimadas e, em conjunto com as mulheres, representam 70% das vítimas do tráfico no mundo.

 

Relatório Mundial sobre a Prevenção da Violência 2014. Imagem: OMS/ONUD/UNODC.

No Brasil, 50 mil pessoas foram assassinadas em 2012, revela relatório da ONU

O Relatório Mundial sobre a Prevenção da Violência 2014 traz informações sobre 133 países, incluindo o Brasil, atingindo cerca de 6,1 bilhões de pessoas, representando 88% da população do mundo, no ano de 2012.

 

Este é o momento para ação global, diz secretário-geral da ONU.

Secretário-geral da ONU apresenta síntese dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós-2015

Relatório final será apresentado no dia 31 de dezembro. O documento, intitulado “O Caminho para a Dignidade até 2030: Acabando com a Pobreza, Transformando Todas as Vidas e Protegendo o Planeta” é resultado de um trabalho de dois anos, que mobilizou milhares de pessoas em todos os países do mundo.

 

Julien Jean, de 42 años, recebeu o seu passaporte haitiano na República Dominicana em dezembro de 2011. Até então, não tinha nenhum documento que comprovasse sua nacionalidade. Foto: ACNUR/J.Tanner

Cartagena+30: Em Brasília, países da região adotam plano comum para erradicar apatridia até 2024

Compromisso foi assumido durante a comemoração do 30º Aniversário da Declaração de Cartagena para Refugiados para acabar com o problema das pessoas sem pátria na América Latina e o Caribe.

 

Educação para todos, um direito fundamental. Foto: ONU/Milton Grant

Estudo que avalia desempenho escolar na América Latina é lançado em Brasília

O documento contem informações de 15 países e avalia os níveis de desempenho dos alunos no ensino fundamental nas áreas de matemática, ciências e linguagem dos 4º e 7º anos para o Brasil e das 3ª e 6ª séries para os demais países da América Latina.

 

Um dos hospitais comunitários construídos no Haiti graças à ajuda tripartite. Foto: Ministério da Saúde

OPAS: Evento em Brasília discute aliança inovadora entre Brasil e Cuba para saúde do Haiti

Este modelo pioneiro da cooperação Sul-Sul permitiu a construção de três novos hospitais e um centro de reabilitação com novas tecnologias e normas internacionais, além do treinamento de recursos humanos para a saúde no Haiti.

 

Médico cubano Duniesky Cabrera Diaz que integra o Programa “Mais Médicos”, iniciativa apoiada pelo Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Foto: OPAS/OMS

OPAS: Em Itaboraí, no Rio, médico cubano sugere foco na atenção primária em curso de medicina no Brasil

Para Duniesky Cabrera Diaz, que integra o Programa Mais Médicos e trabalha no bairro de Ampliação, a formação médica deve incluir uma passagem obrigatória dos profissionais por esta área para despertar seu interesse.

 

"O desmatamento mundial é responsável por mais de 20% das emissões de CO2 do mundo. Foto: Flickr/Leonardo F. Freitas (Creative Commons)

Cinco países fornecem dados sobre redução de emissões por desflorestamento para ONU

Colômbia, Guiana, Indonésia, Malásia e México apresentaram formalmente essa informação à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Em junho, Brasil foi o primeiro país a entregar voluntariamente esse registro sobre o estado de suas florestas.

 

Enchente em Taraucá, no interior do Acre. Foto: Secom/Sérgio Vale

Prejuízos gerados por desastres no Brasil somam mais de 15 bilhões de reais, afirma ONU

Em evento do Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres, lideranças empresariais brasileiras reafirmam compromisso de mitigar riscos e trabalhar para a sustentabilidade global e de seus negócios.

 

As secas estão se tornando mais longas e frequentes no mundo. Na foto, seca em Brasília. Foto: Elza Fiuza/ABr

Planeta está chegando a ‘ponto crítico’, diz presidente da Assembleia da ONU em conferência do clima

Encontro no Peru pode ser passo decisivo para atingir acordo universal em 2015. É necessário transformar os atuais modelos econômicos e sociais em economias de baixa emissão de carbono e, finalmente, sem impacto climático.

 

Alterações nos padrões de precipitação vão afetar produtividade agrícola, regimes hidrológicos e biodiversidade da América Latina e do Caribe. Foto: Wikimmedia Commons/CC.

Banco Mundial: Brasil pode ter redução de até 70% na produtividade agrícola por causa da mudança climática

Diminuição das colheitas, alteração dos recursos hídricos, elevação do nível do mar e ameaça aos meios de subsistência de milhões de pessoas estão entre as consequências do novo padrão climático global para a região.

 

Cidade de S. Paulo. Foto: Pedu0303 (Creative Commons)

Economia mundial volta a crescer, mas corre riscos para manter estabilidade, afirma ONU

Apesar da projeção de crescimento moderado para o Brasil, o relatório indica que país enfrenta vulnerabilidades vinculadas aos déficits acumulados, desaceleração do preço das commodities e depreciação do Real.

 

Imagem: EBC/Jeff Belmonte

UNCTAD: Brasil tem queda de 0,2% nos investimentos em importações e exportações de produtos em 2013

O Guia de Estatísticas 2014 da UNCTAD afirma também que as economias em desenvolvimento alcançaram um superávit comercial de 177,6 bilhões de dólares em produtos e serviços em 2013, uma queda de 40% em comparação com 2012 e de 63% em comparação com 2007.

 

Foto: ONU

Resumo semanal da ONU em imagens #21

Um alerta do Programa Mundial de Alimentos sobre a falta de recursos para os sírios deslocados pela guerra; os principais resultados da luta contra o ebola, que ainda demanda atenção máxima; e a estratégia do UNAIDS para controlar a epidemia de aids até 2030 – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 21.

 

Cerca de 400 mil crianças em Gaza estão sofrendo de estresse psicossocial como resultado do conflito armado de 50 dias em 2014. Foto: UNICEF/Alessio Romenzi

2014: Um ano devastador para as crianças do mundo, diz UNICEF

15 milhões de crianças foram afetadas pela violência em 2014, sendo mortas, sequestradas, estupradas, torturadas e recrutadas para a guerra. Milhares também se tornaram órfãs, foram vendidas como escravas ou tiveram que abandonar suas casas e cidades.

 

logo_portuguese_circle

Pessoas em todo o mundo celebraram o Dia Internacional do Voluntário

Neste 5 de dezembro de 2014, pessoas em mais de 80 países celebraram o Dia Internacional do Voluntário, que também foi marcado no Brasil.

 

No alvorecer do século 20, a peste, a malária e a febre amarela mataram dezenas de milhares, ameaçando o futuro de projetos ambiciosos como o Canal do Panamá. A média de vida nos Estados Unidos era inferior a 50 anos. Ainda assim o otimismo prevaleceu e uniu as Américas para enfrentar novos desafios, especialmente em saúde. Foto: OEA

Aos 112 anos, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) é o organismo de saúde mais antigo do mundo

No último século, a Organização de saúde para o continente americano da ONU, foi responsável pelo aumento de 35 anos na expectativa de vida, o declínio da mortalidade infantil, a erradicação da varíola e da poliomelite e a redução de muitas outras doenças.

 

Plataforma de petróleo. Foto: USP imagens/Pedro Bolle

PNUD promove discussão sobre ‘licença social’ em evento com setor extrativo em Brasília

Licença social é um dos temas que será discutido no evento “Diálogos sobre o Setor Extrativo”, promovido pelo PNUD e parceiros, que acontece em Brasília entre 3 e 5 de dezembro.

 

Jovens em evento de grafite na ONU em Brasília. Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Com apoio da ONU, encontro em Brasília reuniu jovens para discutir empreendedorismo

Diálogo sobre os caminhos do jovem empreendedor cultural, que aconteceu nesta quarta-feira (10), reuniu personalidades locais e nacionais.

 

Projeto Jovens Mulheres Líderes chega ao final com oficina em Brasília

Nos dias 9 e 10 de dezembro, 14 jovens mulheres profissionais de comunicação participaram do workshop de mídia como parte do projeto.

 

Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, recebe sessão da Mostra #ZeroDiscriminação da ONU

O Ministério da Saúde do Brasil estima que pessoas privadas de liberdade tenham 28 vezes mais risco de adoecimento por tuberculose que a população em geral – e esta é a principal causa de mortalidade entre as pessoas vivendo com HIV.

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.