Boletim semanal da ONU Brasil – n. 167

Confira as principais notícias da ONU esta semana no Brasil e no mundo.

ONU Brasil
   
Boletim semanal da ONU Brasil – no 167
Edição de 28 de agosto de 2014    FacebookYouTubeTwitterGoogle+FlickrRSS e boletins

Selo dos Correios homenageia Sergio Vieira de Mello no Dia Mundial da Ação Humanitária

Durante evento, que ocorreu na Casa da ONU, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a abertura de conta bancária no Brasil para financiar ações humanitárias em Gaza.

 

 

ONU e governo brasileiro iniciam atividades para fortalecer o enfrentamento do racismo institucional

O Fundo de População da ONU e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial lançaram uma ação para trabalhar temas de racismo institucional em diversos municípios do Brasil.

 

Em visita ao Brasil, chefe da FAO se reúne com ministro da Educação para ampliar cooperação

Atualmente, 13 países da América Latina e do Caribe recebem assessoramento técnico e participam de trocas de experiências relacionadas a programa de alimentação escolar.

 

Governo brasileiro autoriza novas doações internacionais de alimentos a Programa da ONU

O Brasil poderá efetuar doações adicionais de aproximadamente 250 mil toneladas de arroz para consumo em situações de emergências humanitárias no mundo.

 

 

Programa conjunto da ONU em Contagem (MG) trabalha com inclusão de jovens em condições de vulnerabilidade

“Eu vejo uma transformação muito grande da nossa comunidade depois do Programa. Hoje se vive uma nova realidade no nosso bairro”, diz Terrinha, grafiteiro de 24 anos.

Mateus Solano é nomeado embaixador de Boa Vontade do UNAIDS no Brasil

Ator pretende combater a discriminação que leva à vulnerabilidade de pessoas em relação ao vírus da aids. “Agora, mais do que nunca, é necessário conscientizar o público, principalmente os jovens, sobre as melhores formas de prevenir o HIV e tratar a aids – e sobretudo de acabar com qualquer espécie de discriminação”, disse.

 

 

UNESCO lança kit de livros e vídeo pedagógico para estimular leitura na primeira infância

Estudos sobre linguagem e desenvolvimento demonstram que os primeiros anos de vida, de 0 a 3 anos, são fundamentais para a construção de atitudes reflexivas, da subjetividade e da sensibilidade.

 

Participe da elaboração de políticas públicas na Conferência Virtual de Proteção e Defesa Civil

As discussões online resultam em propostas para a Conferência Nacional que será realizada em novembro, em Brasília. Qualquer pessoa poderá enviar sua sugestão a partir de 28 de agosto.

Nova publicação da ONU destaca alternativas para promover o desenvolvimento sem desmatamento

A edição da ‘Policy in Focus’ mostra que o desenvolvimento sem desmatamento é fundamental para a sustentabilidade do sistema econômico global e a preservação da vida na Terra.

Sociedade civil se reúne na ONU para moldar nova visão mundial de desenvolvimento pós-2015

“Nenhuma conversa ou negociação sobre uma agenda de desenvolvimento pós-2015 terá sucesso sem suas vozes e sugestões”, afirmou a chefe de gabinete do secretário-geral da ONU.

Especialistas de todo mundo discutem, no Brasil, conteúdos para o IX volume da História Geral da África

Evento, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP), acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, para discutir o conteúdo do IX volume da Coleção História Geral da África (HGA), principal referência sobre o continente.

 

ONU debate maconha para uso medicinal em encontro no Senado brasileiro

Para representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o debate não deve enfocar apenas nos efeitos nocivos da maconha, mas deve abordar os direitos humanos e entender o contexto da população.

UNESCO e Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem firmam acordo de cooperação

Acordo prevê uma série de ações conjuntas de informação, educação, prevenção, capacitação, controle e combate à dopagem, como o desenvolvimento de estudos e pesquisas técnico-científicas, da elaboração de diagnósticos.

 

FAO promove ‘Jogo pela Paz’, iniciativa do Papa Francisco que reunirá astros de futebol de todo o mundo

O jogo acontece na segunda-feira, dia 1 de setembro, no Estádio Olímpico de Roma e contará com a presença de Roberto Baggio, Javier Mascherano, Lionel Messi, Ronaldinho e David Trezeguet, entre outros.

ACNUR: Com uma bola no pé, solicitante de refúgio busca realizar seu sonho no Brasil

Como muito da sua idade, um guineense de 16 anos sonhava em ser um jogador de futebol. Mas ele não imaginava que realizaria esse sonho a mais de cinco mil quilômetros da sua terra natal.

ONU comemora cessar-fogo em Gaza

“Após 50 dias de profundo sofrimento humano e destruição física devastadora, qualquer violação do cessar-fogo seria totalmente irresponsável”, afirmou o secretário-geral da ONU.

 

ONU condena assassinato de 13º membro da equipe da UNRWA na Síria

Muhammad Mizel, professor da escola de Tiberíades em Dera’a, morreu quando o veículo em que viajava foi atingido por tiros em 21 de agosto. Outros nove funcionários da UNRWA morrerram em Gaza.

 

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/especial/vagas

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.onu.org.br/redes 

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.