Boletim semanal da ONU Brasil – N. 165

Acesse o boletim semanal da ONU Brasil número 165, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 165 – 13/08/2014

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

Juventude negra e gestores públicos discutem a violência como maior obstáculo para promover avanços

Marcando o Dia Internacional da Juventude, jovens grafiteiros do Distrito Federal fazem painel na Casa da ONU para celebrar o tema deste ano — ‘Juventude Negra contra o Racismo e pela Paz’.

Feminicídio, baixa ocupação do poder e ‘ridicularização da imagem das mulheres negras’ preocupam

Jovens mulheres negras destacam os desafios de enfrentar o racismo no Brasil. No Dia Internacional da Juventude, a ONU Brasil coloca em evidência o tema ‘Juventude Negra contra o Racismo e pela Paz’ no contexto da Década Internacional de Povos Afrodescendentes, que se iniciará em janeiro de 2015.

Juliana: ‘Quero estudar Direito para defender a população. É o que mais sinto falta nas comunidades’

A estudante Juliana aceitou o convite de uma amiga e entrou para o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), no bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, região com altos índices de violência, particularmente contra jovens negros e negras. Hoje, aos 19, trabalha na organização dando aulas de teatro para crianças e adolescentes.

Élida: ‘O ativismo social salvou a minha vida’

“Mais da metade de meus amigos de adolescência foram assassinados, outros morreram de aids”, conta – lembrando que, de tanto ser espancada, chegou a “tentar o suicídio”. Ainda assim, coragem não lhe faltava: “Com a capoeira e o maculelê aprendi a me defender nas ruas; com a luta social, recuperei o senso de justiça”, diz.

Davidson: ‘Os jovens podem mudar essa situação que existe na sociedade’

Davidson Pereira de Souza precisou aprender muito cedo a superar desafios. Negro e filho de pais separados, ele nasceu e cresceu em Ceilândia, perto da comunidade Sol Nascente, uma das áreas mais pobres do Distrito Federal.

Engajamento político de jovens negros serve de proteção contra a violência nas periferias brasileiras

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, o PNUD e organismos do Sistema ONU no Brasil promovem a ação ‘Juventude Negra contra o Racismo e pela Paz’.

Ministério da Saúde, SNJ e Fundo de População da ONU discutem saúde dos jovens brasileiros

Objetivo do encontro foi discutir a elaboração conjunta do capítulo sobre saúde do futuro plano de juventude.

Pela primeira vez, refugiado participa de reunião que avalia pedidos de refúgio no Brasil

Congolês expôs realidade na República Democrática do Congo ao Comitê Nacional de Refugiados e inaugura enfoque de trabalho que se dedicará ao aprofundamento da realidade das nacionalidades que mais demandam refúgio no país.

Dia Mundial da Ação Humanitária 2014: número de pessoas precisando de ajuda é o mais alto da história

Comemorado em 19 de agosto, Dia Internacional terá eventos em diversas partes do mundo. Em Brasília será lançado um selo homenageando Sergio Vieira de Mello.

Evento no Rio discute julgamento de crimes cometidos por militares em missões de paz da ONU

“A atuação em uma missão de paz é vitrine para o Brasil. Ter uma tropa disciplinada é muito importante para mostrar credibilidade e transparência internacional”, disse a coordenadora do evento, Najla Palma.

ONU-Habitat: ‘Novo modelo para São Paulo promove cidade compacta, integrada, conectada e inclusiva’

Segundo o diretor regional do ONU-Habitat, o plano resgata os princípios básicos do urbanismo para construir um novo modelo para a maior cidade da América Latina.

UNICEF: Países não cumprem compromissos em relação ao desenvolvimento de crianças indígenas

No Brasil, o índice médio de mortalidade de crianças indígenas de até nove anos é quase o dobro da média de crianças não indígenas.

Em Dia Internacional, UNESCO lembra contribuição dos povos indígenas para o desenvolvimento

“Este dia é uma oportunidade para que todos possam mobilizar-se com o objetivo de preencher as lacunas que restam para o cumprimento dos direitos dos povos indígenas”, disse Irina Bokova.

Banco Mundial desenvolve ferramenta para ajudar a determinar custo do serviço público no Brasil

O Banco Mundial no Brasil lançará uma pesquisa em outubro sobre as metodologias e práticas de custeamento de serviços públicos que ajudarão a aumentar a eficiência ao menor custo.

Aumento de salário mínimo diminui a desigualdade sem afetar criação de emprego, afirma CEPAL

O vice-secretário da CEPAL, o brasileiro Antonio Prado, sublinhou que as políticas de salário mínimo deveriam usar como base um incremento progressivo e coerente com as políticas macroeconômicas.

Consulta global reunirá sugestões para construção de um sistema financeiro sustentável

Iniciativa chega ao Brasil em parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com a Febraban.

Vento a favor para as energias limpas no Brasil

Com o crescimento do país e da classe média na última década, a demanda por energia no Brasil aumenta numa média anual de 4,5%, mais do que os Estados Unidos e Europa: entre 2% e 3%.

Resumo semanal da ONU em imagens #06

A condenação de ex-líderes do brutal regime do Khmer Vermelho no Camboja; a ONU em luto pelo assassinato de 11 funcionários em Gaza e a continuação das negociações pela paz a longo prazo na região; os intensos esforços das Nações Unidas para evitar uma catástrofe humanitária no Sudão do Sul, que atinge 4 milhões de pessoas; a questão ética em relação aos testes com medicamentos contra o ebola, doença que atinge a África Ocidental e já matou mais de 900 pessoas; a situação na República Democrática do Congo discutida no Conselho de Segurança da ONU; e o Dia Internacional dos Povos Indígenas, marcado no último dia 9 de agosto – estes são os destaques do resumo semanal da ONU em imagens, edição número 6.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/especial/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.