Boletim semanal da ONU Brasil – N. 130

Acesse o boletim semanal da ONU Brasil número 130, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 130 – 02/12/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

Agricultores precisam de ajuda para retomar subsistência, diz brasileira chefe da ONU nas Filipinas

Luiza Carvalho aponta necessidades urgentes para garantir que pessoas retomem o rumo de suas vidas. Uma das prioridades é garantir plantio de arroz para não comprometer a colheita do ano que vem, o que geraria insegurança alimentar e comprometeria as rendas familiares.

UNAIDS registra progresso na resposta à aids no mundo e necessidade de renovar atenção às populações-chave

No Dia Mundial contra a Aids, Ministério da Saúde lança estratégia que oferece tratamento antirretroviral a todas as pessoas vivendo com HIV, com mais de 100 mil pessoas passando a ser elegíveis.

Grupo de especialistas da ONU sobre Afrodescendentes chega ao Brasil em sua primeira missão ao país

Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Afrodescendentes passará por Brasília, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro entre 3 e 13 de dezembro de 2013 e dará uma coletiva de imprensa, no Rio, no último dia de visita.

Exposição de fotografias apresenta novos olhares sobre o cotidiano dos presídios de Porto Alegre

“A Liberdade de Olhar”, lançada para marcar o Dia Mundial da Aids, irá mostrar o resultado de duas oficinas de fotografia realizadas com 17 internos e 18 profissionais de dois presídios de Porto Alegre.

Mulheres fazem diferença na execução do mandato da missão de paz, diz chefe da Polícia ONU no Haiti

Comissário destaca trabalho com vítimas de violência sexual e afirma que diversas medidas estão sendo tomadas para ampliar número de policiais mulheres nas missões de paz das Nações Unidas.

Na CEPAL, Lula pede salto qualitativo na integração da América Latina

Para ex-presidente, região atende a todos os requisitos para ser reconhecida como um polo de desenvolvimento, paz e justiça social.

Programa brasileiro ‘Luz para Todos’ é exemplo a ser seguido, afirma secretário-geral da ONU

Nações Unidas e Banco Mundial anunciam esforço para aumentar fornecimento de energia sustentável para todos. Iniciativa começa por países onde demanda é mais urgente. Em alguns deles, apenas 10% da população têm acesso à luz.

Conferência da ONU pede medidas para prevenir corrupção em eventos como Copa e Olimpíadas

Nações Unidas recomendam a adoção de uma legislação especial para apoiar eventos, a criação de agências especializadas responsáveis pela supervisão do combate à corrupção e o acompanhamento do fluxo de fundos.

Em conferência no Panamá, ONU aprova seis resoluções para fortalecer combate à corrupção

Medidas e decisões incluem abordagens sobre setor privado, educação e reforço da cooperação internacional. Agência das Nações Unidas destaca papel de jovens em processo de mudança.

ONU lança campanha para marcar dia contra a corrupção

Promovida por duas agências da ONU — UNODC e PNUD –, mensagem da campanha é simples, universal e reforça a ideia de que o desenvolvimento só pode prosperar quando a sociedade combater as causas fundamentais da corrupção.

ONU aprova projeto de Brasil e Alemanha sobre direito à privacidade nas comunicações digitais

Documento assinado por 55 países passa em comissão por consenso. Para que resolução seja adotada, ainda é necessário aprovação da Assembleia Geral. Texto pede que países revisem procedimentos, práticas e leis de vigilância e intercepção de comunicações, além da coleta de dados pessoais.

ONU: Mais da metade das mortes em desastres nas Américas são registradas em pequenas ocorrências

Estudo da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres avalia dados de 22 anos em 16 países da América Latina e Caribe. Casos que raramente são noticiados também representam 90% dos danos.

ONU pede ação conjunta para acabar com formas modernas de escravidão

Para presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, tráfico de pessoas acontece por causa das grandes disparidades econômicas entre nações, que aumentam os fluxos de trabalho e mercadorias pelas fronteiras internacionais e redes de crime organizado transnacionais.

ONU: Capacidade de reação da comunidade internacional foi ‘severamente testada’ em 2013

Enquanto alguns países apresentam avanços lentos, porém constantes, outros exibem dados alarmantes – como a Síria e a República Centro-Africana, disse a chefe de direitos humanos da ONU, Navi Pillay.

República Centro-Africana vive ‘crise esquecida’, alerta UNICEF

Toda a população do país, de cerca de 4,6 milhões de habitantes, necessita de ajuda. Contexto é “frágil, volátil e imprevisível”, avalia Fundo das Nações Unidas para a Infância.

ONU dá mais um passo para a proteção dos jornalistas e profissionais de mídia

Comissão aprova projeto de resolução copatrocinado pelo Brasil em defesa do direito à vida e à integridade pessoal, da liberdade de imprensa e de expressão. Texto segue para aprovação da Assembleia Geral.

Em dois meses, brasileiros doam 100 mil reais à agência da ONU para refugiados da Palestina

Dois centros de saúde serão equipados com sistema eletrônico de atendimento, beneficiando cerca de 72 mil usuários. Uma máquina de ultrassonografia também será comprada para a realização de pré-natal.

ONU pede solidariedade com povo da Palestina no desejo de alcançar independência e soberania

Comissários das Nações Unidas ressaltam importância das negociações de paz em andamento para uma solução de dois Estados. Diálogo com Israel foi retomado em agosto após três anos de paralisação.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.