Boletim semanal da ONU Brasil – N. 108

Acesse o boletim semanal da ONU Brasil número 108, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 108 – 26/06/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

ONU inaugura no Rio de Janeiro centro de excelência para políticas de desenvolvimento sustentável

O escritório RIO+ vai facilitar a pesquisa, o intercâmbio de conhecimentos e promover o debate internacional sobre o desenvolvimento econômico, social e ambiental, integrando governos e sociedade civil.

Brasil e México promovem intercâmbio de informação sobre programas de combate à pobreza

Experiências de países pioneiros na implantação de políticas públicas foram apresentadas em painel internacional que contou com participação de representante do Centro Rio+ para o desenvolvimento sustentável.

Conferência Internacional do Trabalho adota princípios orientadores para alcançar economia verde

Diretrizes devem ajudar a criar até 60 milhões de empregos decentes em todo o mundo em 30 anos. OIT vai elaborar plano estratégico com iniciativas concretas.

Aumenta consumo de cocaína no Brasil, diz relatório da ONU

Uso da droga é estimada em 1,75% no geral e 3% entre os estudantes universitários. Estudo é do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Em 2050, população com mais de 60 anos superará a com menos de 15

Secretário-geral da ONU pede mais esforços para apoiar idosos em todo o mundo. Com avanços na saúde, tecnologia e bem-estar, as pessoas estão vivendo mais.

Inundações atingem 250 milhões de pessoas por ano no mundo, calcula ONU

Nações Unidas afirmam que enchentes devem ser foco para “virada” na resposta contra desastres climáticos extremos. Na Índia, 600 pessoas morreram e no Canadá 100 mil deixaram suas casas.

No Dia Mundial dos Refugiados, ONU alerta para condições mundiais dos deslocados

Mundo tem 45 milhões de refugiados e deslocados internos – nível mais alto em quase 20 anos. Aproximadamente metade tem menos de 18 anos e grande parte vem de apenas cinco países, todos afetados por conflitos.

Uruguai: Relatores especiais da ONU estão preocupados com fim de investigação de crimes da ditadura

Suprema Corte declarou inconstitucional lei que permite investigar denúncias de tortura, desaparecimentos forçados e assassinatos cometidos por oficiais das Forças Armadas e da polícia durante os anos 70 e 80.

Fundo da ONU para vítimas de tortura teve queda nas doações em 2012

Órgão auxilia anualmente entre 50 a 70 mil pessoas no mundo, mas registrou queda de 30% desde 2008. Secretário-geral da ONU pede apoio de países.

Sete países da África Subsaariana reduzem em mais de 50% a infecção infantil por HIV, diz UNAIDS

Gana diminuiu em 76% as novas contaminações e África do Sul, 63%. Ritmo de queda em países prioritários do Plano Global, porém, tem sido lento. Em Angola, infecções aumentaram.

Mais de um terço das mulheres já sofreram com a violência sexual em todo o mundo, diz OMS

Ceca de 35% de todas as mulheres vão enfrentar violência sexual em suas vidas, sendo que 38% de todas as mulheres assassinadas foram mortas por seus parceiros íntimos. Relatório aponta que a violência contra as mulheres é um problema global de saúde.

Às vésperas de iniciar missão no Mali, ONU reforça apelo por recursos humanos e equipamentos

Operação será iniciada no próximo dia 1º, mas ainda necessita de militares, policiais e pessoal especializado, além de helicópteros. País deve realizar eleições em 28 de julho.

UNICEF precisa de 124 milhões de dólares para ações de saneamento e água potável na região da Síria

Disponibilidade de água potável foi reduzida a um terço da existente antes da crise. Sistemas de esgoto estão danificados ou sobrecarregados pelo aumento das populações deslocadas.

Ataque à base da ONU na Somália mata pelo menos 22 pessoas

Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon se diz preocupado e indignado com ataque “desprezível”. Maioria dos funcionários está ilesa.

Arquivo de Niemeyer e documentos de D. Pedro II são inscritos no Registro Memória do Mundo da UNESCO

Material reúne álbuns, desenhos e esboços raros do arquiteto, além de registros de viagens do imperador realizadas entre 1840 e 1913. Comitê avalia 54 propostas de diversos países.

Brasileiro está entre os vencedores de concurso de fotografia da ONU

Rafael Martins ganhou na categoria “Impacto das mudanças climáticas” na região da América Latina e Caribe, com uma imagem registrada na Bahia.

Experiência brasileira em alimentação escolar é tema de curso da FAO

Estão abertas até 5 de julho as incrições para um curso à distância sobre programas de alimentação sustentáveis. Nove países irão, apartir do caso brasileiro, fazer reflexões sobre os programas, sua execução e estratégias.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.