Boletim semanal da ONU Brasil – N. 105

Acesse o boletim semanal da ONU Brasil número 105, com os destaques da semana.

Boletim semanal da ONU Brasil – No 105 – 05/06/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ONU pede atenção a desperdício global ‘absurdo’ de comida

Mundo vai precisar de cerca de 60% mais calorias de alimentos em 2050 em comparação a 2006, se a demanda mundial continuar em seu ritmo atual. Uma em cada quatro calorias produzidas pelo sistema agrícola global está sendo perdida ou desperdiçada.

Semana Mundial do Meio Ambiente discute progressos da Rio+20

Evento no Jardim Botânico do Rio de Janeiro reúne representantes de agências da ONU, do governo e do setor privado. Ministra do Meio Ambiente destaca que agora, erradicação da pobreza é tema central. Matéria da Rádio ONU.

Precisamos definir metas até 2016, diz chefe da Missão da ONU sobre retirada de tropas do Haiti

Em entrevista ao UNIC Rio, Nigel Fisher avalia trajetória dos nove anos da Missão de Paz, explica desafios a serem superados e afirma que retirada deve ser responsável para que Forças não retornem mais ao país. Acesse também o especial para o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz em http://www.onu.org.br/29demaio

Agenda pós-2015 é oportunidade ‘histórica’ de erradicar a pobreza, diz chefe da ONU

Painel de alto nível estabelecido por Ban Ki-moon divulga relatório que faz recomendações sobre ações centrais para o desenvolvimento global a partir das metas do milênio, cujo prazo é 2015.

Agência da ONU divulga nota em solidariedade a indígenas após morte de Terena e pede punição

Agência da ONU afirmou seu “profundo pesar” por morte de Osiel Gabriel no Mato Grosso do Sul e disse esperar que “autoridades brasileiras descubram, julguem e condenem os responsáveis por este crime brutal”.

Brasil e outros 59 países assinam tratado da ONU sobre comércio de armas

Já em seu primeiro dia aberto para assinaturas, 10 países a mais do que era necessário para sua entrada em vigor aderiram ao primeiro tratado internacional que regulamenta o comércio de armas.

Inclusão de crianças com deficiência beneficia toda a sociedade, aponta relatório do UNICEF

“Situação Mundial da Infância 2013″ diz que as crianças com deficiência são as menos propensas a receber cuidados de saúde ou ir à escola. Elas estão entre as mais vulneráveis a violência, abusos, exploração e negligência.

Com 47 milhões de crianças alcançadas, Brasil é referência global em refeições escolares

Segundo estudo da ONU, 368 milhões de crianças se alimentam nas escolas de 169 países. Em países de baixa renda, apenas 18% dos meninos e meninas recebem uma refeição diária entre as aulas, contra quase 49% nos países de renda média.

Com crescimento de 1,6%, produção industrial no Brasil se mantém moderada em 2013, diz ONU

Baixo crescimento das exportações pela redução da demanda dos países industrializados foi um dos fatores prejudiciais. Além disso, setor produtivo enfrentou alta inflação e forte concorrência de produtos importados mais baratos.

OIT alerta: desemprego global poderá atingir 208 milhões de pessoas em 2015

De acordo com o relatório “O Mundo do Trabalho 2013 – Reparando o Tecido Econômico e Social”, as desigualdades econômicas também estão aumentando.

Síria: Mais armas só vão levar a mais mortos e feridos, diz comissão independente da ONU

Conflito na Síria, que já dura mais de dois anos, já deixou mais de 80 mil mortos. Comissão liderada por brasileiro pede que transferência de armas seja restringida e que Estados usem sua influência para proteger os civis.

ONU pede que governo da Turquia garanta liberdade de expressão da população

Turcos se reuniram para protestar contra mudanças na praça Taksim e no parque de Gezi e foram reprimidos violentamente por policiais da força de choque.

ONU quer banir publicidade de tabaco, mal que mata metade de todos os seus usuários

Tabaco mata 6 milhões de pessoas todos os anos. Diretora da OMS quer “fim da manipulação sem pudor da indústria do tabaco”, cujo objetivo é “recrutar a próxima geração de viciados em nicotina”.

Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial

País está atrás de China, EUA, Rússia, Índia, Japão e Alemanha, segundo novo relatório. Organismo internacional pede fortalecimento de metas de energia sustentável.

Agência da ONU apoia criação de centro de energia renovável no Brasil

Iniciativa foi anunciada em Viena durante evento paralelo ao Fórum de Energia, que está sendo realizado na cidade esta semana. Encontro reúne 1,5 mil pessoas – entre elas o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Seminário no Brasil reúne instituições de direitos humanos de cinco países da América do Sul

Com representantes de Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela, encontro discutiu a criação e funcionamento de instituições na área. Governo brasileiro quer criar órgão similar.

Um objetivo mundial em matéria de igualdade de gênero, direitos e empoderamento das mulheres

“Embora as mulheres tenham conquistado verdadeiros avanços, os fatos nos recordam continuamente que ainda falta muito para que a igualdade entre homens e mulheres seja uma realidade.” Leia o artigo de Lakshmi Puri, diretora executiva interina da ONU Mulheres e subsecretária-geral das Nações Unidas.

FAO lança guia sobre produção de mandioca em português

Desde 2000, produção global do alimento cresceu em 60% mas uso de insumos amplia o risco de danos aos recursos naturais.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.