Boletim semanal da ONU Brasil – N. 10

Boletim semanal da ONU Brasil número 10, com os destaques da semana.

Acesse também o http://twitter.com/ONUBrasil e o http://on.fb.me/ONUBrasil

.

603 milhões de mulheres vivem em países onde violência de gênero não é crime

603 milhões de mulheres vivem em países onde violência de gênero não é crime

Milhares de mulheres em todo o mundo continuam vivenciando injustiças, violência e desigualdade em seus lares, ambientes de trabalho e na vida pública. É o que afirma o relatório “Progresso das mulheres no mundo: em busca da justiça”, da ONU Mulheres.
.

Justiça ainda está fora do alcance de milhões de mulheres, declara ONU Mulheres

Informe da nova entidade da ONU para as mulheres convoca os governos a adotar medidas urgentes para erradicar as injustiças que mantém as mulheres na pobreza e com menos poder em relação aos homens em todos os países do mundo.
.

Equipe da ONU confirma estupros em massa no leste da República Democrática do Congo

O Hospital de Panzi, em Bukavu, na província de Kivu do Sul, é um dos poucos centros de referência para as mulheres violadas sexualmente. Foto: ONU.

Uma missão de avaliação conjunta das Nações Unidas confirmou que as tropas do governo da República Democrática do Congo (RDC) cometeram estupros em massa e atos de pilhagem em várias aldeias remotas no leste do país durante o mês passado.
.

ONU pede ações contra desigualdade de gêneros nos parlamentos

Quando mulheres são incluídas e ocupam seus papéis legítimos de liderança, as democracias prosperam e toda a sociedade é beneficiada, avalia o Secretário-Geral, Ban Ki-moon.
.

Sociedade civil quer ter participação ativa na Conferência Rio+20

Evento contou com cerca de 150 organizações e movimentos sociais do Brasil e de outros países. Foto: Julia Mandil/UNIC Rio

Encontro, encerrado na sexta-feira (1/7) no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 150 organizações e movimentos sociais para ‘mostrar aos governos que a sociedade quer soluções e compromissos’ da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.
.

Neymar e Lucas participam de campanha do UNICEF na Copa América

Jogadores brasileiros firmam compromisso em favor da infância e contra a discriminação para que governos garantam os direitos das crianças. Abaixo-assinado está disponível na internet.
.

Envolvimento comunitário é essencial na luta contra as drogas

Atividades de inclusão social, como danças e esportes, ajudam a promover conhecimento e afastar os jovens de substâncias ilícitas. Apoio familiar e da escola são fundamentais.
.

CGU e UNESCO no Brasil promovem seminário para discutir acesso à informação pública

CGU e UNESCO no Brasil promovem seminário para discutir acesso à informação pública

Controladoria-Geral da União, em parceria com a UNESCO no Brasil, promove nos dias 7 e 8 de julho, em Brasília, Seminário Internacional sobre Acesso a Informação: desafios de implementação.
.

FAO eleva orçamento, mas países pedem economia

Organização terá pouco mais de 1 bilhão de dólares para programas regulares e espera 1,4 bilhão em doações voluntárias.
.

ONU e Prefeitura de Salvador promovem oficinas sobre direitos sexuais e reprodutivos

Curso sobre direitos reprodutivos e sexuais

Serão oferecidas 120 vagas para as atividades que integram a iniciativa de Cooperação Técnica entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Prefeitura Municipal de Salvador.
.

Abertas inscrições para curso sobre orçamento e infância

Abertas inscrições para curso sobre orçamento e infância

Curso ensina, entre outros temas, a operar o Sistema de Monitoramento do Investimento Criança, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
.

Cooperação Sul-Sul reduz desigualdade social no Brasil

Segundo o Representante-Residente do PNUD, as políticas sociais do Brasil atraem interesse internacional porque o país é capaz de desenvolver-se distribuindo renda.
.

Brasil é o terceiro país com mais financiamentos do Banco Mundial

Estado recebeu 2,5 bilhões de dólares para projetos e operações a fundo perdido entre julho de 2010 e junho de 2011 e manteve-se como o maior parceiro do BIRD.
.

“Educação é um direito humano e deve ser protegido da turbulência econômica”, afirma relator da ONU

Durante a reunião anual to Conselho Econômico e Social (ECOSOC), o Relator Especial da ONU sobre o direito à educação disse que a educação é um direito humano fundamental que deve ser protegido das dificuldades econômicas.
.

Encontro das Nações Unidas discutirá políticas para garantir acesso pleno à educação no mundo

ONU quer ampliar acesso à educação no mundo

Cerca de 17% dos adultos no mundo, quase 800 milhões de pessoas, não possuem habilidades básicas de alfabetização.
.

Vinte e cinco novos sítios são inscritos na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO

A Catedral de León (Nicarágua) é um dos novos sítios culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO (Foto: UNESCO)

Comitê do Patrimônio Mundial, que se reuniu em Paris de 19 a 29 de junho, incluiu 25 sítios na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo três naturais, 21 culturais e um misto.
.

Fazendo dos direitos humanos uma realidade

Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, hoje (30/6) pela manhã. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré.

Leia a conferência de imprensa da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, realizada na quinta-feira (30/06) na sede do Alto Comissariado, na Suíça, em que faz um balanço do órgão nos primeiros seis meses de 2011.
.

ONU quer universalizar energia elétrica até 2030

Meta é universalizar serviço / Foto ONU

A estimativa é de que investimento adicional de US$ 40 bi ao ano amplie serviço para 1,4 bilhão de pessoas no mundo.
.

Protestos no Peru: Especialista da ONU sobre direitos indígenas pede diálogo

James Anaya

O Relator Especial das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas pediu um diálogo pacífico para resolver os conflitos mortais relacionados à mineração e ao petróleo.
.

Medidas gregas de austeridade podem violar direitos humanos

Especialista Independente das Nações Unidas para Dívida Externa e Direitos Humanos alerta que ações devem comprometer serviços básicos e contração da economia dificultará a quitação da dívida.
.

ONU pede mais 90 mil vagas para reassentar refugiados

Prioridade é reassentar mais de 170 mil pessoas no próximo ano. Aceitação e liberação de embarque precisam ser acelerados para garantir segurança aos mais vulneráveis.
.

Desnutrição afeta gravemente crianças refugiadas da Somália, alerta ONU

Criança somali desnutrida

Segundo agência da ONU para refugiados, mais de 50% das crianças somalis que chegam à Etiópia e entre 30% e 40% das que chegam ao Quênia estão gravemente desnutridas.
.

Nova revolução industrial precisa ser feita para evitar “catástrofe planetária”, aponta pesquisa da ONU

Nova revolução industrial precisa ser feita para evitar “catástrofe planetária”, indica pesquisa da ONU

É preciso investir US$ 1,9 trilhão por ano nas próximas quatro décadas e realizar uma revolução energética global, conclui pesquisa publicada nesta terça (05) pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.
.

Filme mostra drama do degelo no Himalaia

Degelo no Himalaia

Documentário retrata a luta de comunidades asiáticas para se adaptar ao efeito das mudanças climáticas sobre a região da cordilheira.
.

Aumenta o número de reservas da biosfera no Planeta

Nova reserva na Lituânia

ONU acrescenta hoje 18 novos territórios à Rede Mundial de Reservas da Biosfera, totalizando 581 áreas nos diferentes continentes.
.

Publicação da UNESCO debate relação entre migração e mudanças climáticas

Livro “Migração e Mudança Climática” reúne opinião de especialistas com o objetivo de derrubar os mitos associados ao tema. Brasil foi um dos países estudados.
.

Líbia: ONU lança primeiro navio de ajuda de Benghazi para Misrata

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) lançou o primeiro navio para transportar suprimentos e trabalhadores de ajuda humanitária da cidade líbia de Benghazi para Misrata.
.

ONU é contra execução de mexicano determinada por EUA para próxima semana

Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos pede que os Estados Unidos comutem a pena de morte de um mexicano por prisão perpétua por causa de violações de direito durante o processo, que podem ter privado o condenado de um julgamento justo.
.

Tribunal Especial para o Líbano pede a prisão de acusados pelo assassinato do ex-Primeiro Ministro

Tribunal Especial para o Líbano

O ex-Primeiro Ministro libanês, Rafiq Hariri, e outras 22 pessoas morreram quando um carro-bomba explodiu em 14 de fevereiro de 2005.
.

Economia verde: Abertas inscrições para Prêmio SEED 2011

Economia verde: Abertas inscrições para Prêmio SEED 2011

Empreendedores sociais e ambientais que possam demonstrar inovação, liderança e sustentabilidade têm a chance de ganhar assistência especializada e apoio para suas iniciativas de desenvolvimento sustentável no Prêmio SEED 2011.

.


Leia mais em www.onu.org.br
.
Para não receber mais, peça para REMOVER.
.
PARA se INSCREVER, clique aqui.