Boletim semanal da ONU Brasil – N. 08

Boletim semanal da ONU Brasil número 08, com os destaques da semana.

Acesse também o http://twitter.com/ONUBrasil e o http://on.fb.me/ONUBrasil

Secretário-Geral da ONU no Brasil
Clique acima para saber todas as informações atualizadas da visita do Secretário-Geral da ONU ao Brasil, incluindo vídeos, fotos, áudios, transcrições e notícias.

ONU lança Relatório sobre a Situação Social Mundial 2011

O Relatório sobre a Situação Social Mundial 2011 conclui que muitos governos não estão prestando a devida atenção às implicações sociais da recente crise financeira global e pede que seja dada prioridade aos investimentos sociais nos programas de recuperação econômicos.


Países em desenvolvimento abrigam 80% dos refugiados do mundo, aponta ACNUR

Relatório global do ACNUR 2010. Clique na imagem para acessá-lo.

Relatório de 2010 do Alto Comissariado da ONU para Refugiados aponta desequilíbrio no apoio internacional aos que foram obrigados a deixar suas casas, muitas vezes vítimas de conflitos.


ONU lança Relatório Mundial sobre Drogas nesta quinta-feira (23)

Relatório Mundial sobre Drogas 2011 tem lançamento mundial nesta quinta-feira (23) e coletiva no Brasil

Nesta quinta-feira, 23 de junho, será lançado simultaneamente em diversas cidades do mundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, às vésperas do Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, celebrado em 26 de junho.


2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado

Em uma tentativa de melhorar a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo, as Nações Unidas lançaram hoje (21/06) uma iniciativa para acelerar o progresso rumo à meta de reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a saneamento básico.


Ban Ki-moon é eleito para segundo mandato

Secretário-Geral foi aclamado para permanecer no cargo até o fim de 2016. Presidente da Assembleia Geral elogia “liderança notável” de Ban Ki-moon diante de um cenário internacional “difícil e complexo”.


Declaração de Ban Ki-moon ao ser reeleito para o segundo mandato como Secretário-Geral das Nações Unidas

ONU: logomarca oficial.

“O papel das Nações Unidas é liderar. Cada um de nós aqui hoje compartilha esta responsabilidade pesada. É por isso que as Nações Unidas são importantes de uma maneira diferente e mais profunda do que nunca (…)” Leia aqui declaração de Ban Ki-moon ao ser reeleito para o segundo mandato como Secretário-Geral das Nações Unidas.


Entrevista coletiva do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante sua visita ao Brasil

O Secretário-Geral Ban Ki-moon durante entrevista coletiva para os correspondentes das agências internacionais de notícias. Foto: UNIC Rio.

Secretário-Geral da ONU esteve em Brasília nos dias 16 e 17 de junho, como parte de uma viagem a quatro países da América do Sul. Pouco antes de embarcar de volta para Nova York, Ban concedeu uma entrevista coletiva para os correspondentes das agências internacionais de notícias.

Campanha do UNICEF sobre impactos do racismo na infância é premiada em Cannes

Campanha do UNICEF sobre os impactos do racismo na infância premiada em Cannes. Clique na imagem para ampliar. Crédito: Ogilvy/UNICEF.

A peça, criada pela agência Ogilvy como parte da campanha sobre os impactos do racismo na infância, recebeu Leão de Bronze.


Conselho de Direitos Humanos condena a violência baseada na orientação sexual

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas expressou grande preocupação com a violência e a discriminação sofridas pelas pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero e pediu que seja realizado um estudo global para documentar o sofrimento que enfrentam.


ONU lança o primeiro guia de saúde pública voltado para homossexuais masculinos e transexuais

São 21 recomendações para autoridades, agentes de saúde e pessoas que vivem com HIV. Iniciativa voltada para grupos vulneráveis é base para alcançar a meta global de eliminar a infecção e a discriminação.


Conferência de Tecnologia em Saúde começa no fim de semana no Rio

Encontro para promover sustentabilidade dos sistemas de saúde será o primeiro na América Latina. De 25 a 29 de junho, especialistas de diversos países vão avaliar a tecnologia aplicada ao setor.


PNUD promove encontro entre indígenas e pequenos agricultores por exploração sustentável da Amazônia

PNUD promove encontro entre indígenas e pequenos agricultores por exploração sustentável da Amazônia

Povos de vários estados visitaram áreas extrativistas, fábricas e sistemas agroflorestais no Mato Grosso. Troca de conhecimentos deve favorecer desenvolvimento sustentável.


Doenças não-transmissíveis são responsáveis por dois terços das mortes globais

A Vice-Secretária-Geral da ONU, Asha-Rose Migiro, pediu nesta segunda-feira (20/06) que governos e indivíduos se unam à luta contra as doenças não-transmissíveis (DNT), responsáveis por quase dois terços das mortes globais a cada ano.


Entidades reguladoras de energia atômica precisam de independência e recursos

Medidas de rápida implementação foram apresentadas na Conferência Ministerial de Segurança Nuclear, na Áustria. Agência Internacional de Energia Atômica quer ampliar segurança das usinas em todo o mundo.


Por razões humanitárias, ONU pede que haitianos não sejam repatriados

País atingido por terremoto há 18 meses ainda não tem condição de proteger nem de cuidar de grupos vulneráveis. Apelo é para que governos avaliem cada caso, renovem vistos e evitem separação de famílias.


Mais empresas precisam aderir ao Pacto Global da ONU, pede Secretário-Geral

Falando ao Conselho do Pacto Global em Nova York (EUA), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou nesta terça-feira (21/06) a importância de que mais empresas aderirem ao Pacto Global das Nações Unidas.


UNESCO pede melhor preservação do Patrimônio da Humanidade

A Barreira de Coral do Belize foi incluída em 2009 na Lista do Patrimônio da Humanidade em Perigo.

A Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, que administra a Lista do Patrimônio da Humanidade pediu hoje (20/06) uma melhor proteção e preservação das centenas de lugares ao redor do mundo atualmente inscritos na lista.


Shakira se encontra com estudantes palestinos e judeus em visita a Jerusalém

Shakira

A Embaixadora da Boa Vontade para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Shakira falou sobre o poder da educação, durante encontro com estudantes judeus e palestinos que frequentam juntos uma escola de Jerusalém.


Agência para refugiados palestinos precisa de 63 milhões de dólares para continuar trabalhando

O Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), Filippo Grandi, que ajuda milhões de refugiados palestinos, disse que a agência estima um déficit no orçamento deste ano de 63 milhões de dólares.


Lula recebe Prêmio Mundial de Alimentação

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-Presidente de Gana, John Kufuor foram os vencedores do Prêmio Mundial de Alimentação 2011, anunciado em Washington (EUA) nesta terça-feira (21/06).


Presidente da Assembleia Geral da ONU realiza visita oficial ao Brasil

O Presidente da Assembleia Geral da ONU, Joseph Deiss, esteve nesta terça-feira (21/06) em visita oficial em Brasília. Ele se encontrou com a Presidente, Dilma Rousseff, com o Ministro das Relações Exteriores e com a Ministra do Meio Ambiente.


ONU intensifica ajuda humanitária a deslocados no Iêmen

Número de pessoas forçadas a abandonar suas casas por causa do conflito cresce diariamente. ONU e parceiros enfrentam grande dificuldade para prestar assistência, mas empenham todos os esforços.


Conflitos deixam cidades abandonadas na Síria

Protesto em Damasco (Síria), no dia 24 de abril.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) constatou que a cidade de Jisr al-Shugour, no noroeste da Síria, e outras cidades vizinhas estão praticamente abandonadas.


ONU inicia negociações para solucionar crise na Líbia

Pessoas deslocadas no leste da Líbia, próximas à cidade de Ajdabiya.

Secretário-Geral da ONU anuncia esforços de paz na região e destaca a importância de um trabalho conjunto e coordenado da comunidade internacional para conter também a crise humanitária no país.


Para OIT, empresários do Barein realizam “ato de intimidação” a trabalhadores

Para OIT, empresários do Barein realizam “ato de intimidação” a trabalhadores

Organização Internacional do Trabalho incentiva o diálogo e pede que o Governo seja mais ativo na defesa de um acordo. Cerca de dois mil trabalhadores foram demitidos e líderes sindicais, ameaçados.


Tratamento de civis em Kordofan do Sul é “repreensível”, diz ONU

Organização pede acesso irrestrito a dezenas de milhares de vítimas dos conflitos no Sudão. Trabalhadores das forças de paz são impedidos de levar assistência humanitária a populações vulneráveis.



Leia mais em www.onu.org.br
.
Para não receber mais, peça para REMOVER.
.
PARA se INSCREVER, clique aqui.