Boletim semanal da ONU Brasil – N. 07

Boletim semanal da ONU Brasil número 07, com os destaques da semana.

Acesse também o http://twitter.com/ONUBrasil e o http://on.fb.me/ONUBrasil


Clique acima para saber todas as informações da visita do Secretário-Geral da ONU ao Brasil, incluindo vídeos, fotos, áudios, transcrições e notícias.

.


Brasil entrega, para Ban Ki-moon, 56 mil assinaturas de homens pelo fim da violência contra as mulheres


Entre as 56 mil assinaturas estão a do ex-jogador Raí, do cantor Sérgio Reis, do ex-presidente Lula e de centenas de autoridades políticas e homens líderes. Iniciativa marca também reforço, no Brasil, da campanha do Secretário-Geral pelo fim da violência contra as mulheres.
.


Ban elogia Brasil por sua liderança global e comprometimento com os ideais da ONU


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou o Brasil por sua liderança e comprometimento com a paz e a segurança mundial, integração regional, desenvolvimento e com a promoção dos valores e objetivos das Nações Unidas, incluindo os direitos humanos.
.


No Brasil, Secretário-Geral conversa com líderes nacionais

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu com a Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com o Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, e com membros do Parlamento nacional em sua última parada da viagem a quatro países que o levou a Colômbia, Argentina e Uruguai.
.


Ban Ki-moon e Dilma Rousseff se encontram no Palácio do Planalto


O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon se encontrou nesta quinta-feira (16/6), durante sua visita de dois dias ao Brasil, com a Presidenta Dilma Rousseff.
.


Conselho de Segurança decide recomendar reeleição de Ban Ki-moon; Leia declaração do Secretário-Geral

O Conselho de Segurança recomendou nesta sexta-feira (17/6) o nome do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para um segundo mandato à frente das Nações Unidas. “Estou profundamente honrado pelo voto unânime do Conselho de Segurança para me recomendar à Assembleia Geral para um segundo mandato como Secretário-Geral”, declarou há pouco Ban (leia aqui na íntegra).
.

Encontro de Ban Ki-moon com a imprensa nesta quinta-feira (16/6): fotos, vídeo, áudio e transcrição

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, conversou com a imprensa no Brasil nesta quinta-feira (16/6), pouco após se reunir com o Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, que também fez uma declaração à imprensa. Acompanhe o vídeo, o áudio e a transcrição, já traduzida para o português, além de fotos de quinta-feira (16/6).
.


Não há refúgio para quem comete crimes contra a humanidade, diz Ban na Argentina

Depois de visitar um memorial em homenagem a milhares de argentinos torturados e mortos no período de ditadura, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que os países, principalmente do Norte da África e do Oriente Médio, aprendam com as lições da Argentina para transformar uma ditadura em democracia.
.

Ban elogia nova lei colombiana para reparação de vítimas de abusos de direitos humanos

Para o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, o país avançou nas garantias às vítimas, mas é preciso que todos sejam beneficiados, incluindo membros de grupos armados.
.

Desemprego na América Latina e no Caribe não ultrapassará 7% em 2011, afirma relatório conjunto CEPAL-OIT

Organismos pedem a institucionalização das políticas anticíclicas para sustentar a recuperação dos indicadores do trabalho.
.


Convenção sobre trabalho doméstico é conquista feminina

Aprovação de normas internacionais dependeu de articulação das trabalhadoras. No Brasil, categoria pede alteração constitucional e apoio do governo para garantir direitos. ONU Mulheres trabalhará para que países ratifiquem acordo.
.


OIT cria normas que devem beneficiar até 100 milhões de trabalhadores domésticos no mundo

Pela primeira vez, a Organização Internacional do Trabalho direciona normas para a economia informal. Trabalhadores, empregadores e governos participaram da votação.
.


ACNUR divulga relatório mundial sobre refúgio, apatridia e deslocamentos forçados

Estatísticas mais recentes sobre refúgio, apatridia e deslocamentos forçados em todo o mundo serão divulgadas na segunda-feira (20/06), Dia Mundial do Refugiado.
.

Conselho de Direitos Humanos aprova princípios orientadores para empresas

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou ontem (16/06) um novo conjunto de princípios orientadores globais para empresas concebidos para assegurar que estas não violem os direitos humanos no curso de suas operações e forneçam reparação quando da ocorrência de infrações.
.


Em parceria com PNUMA, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável apresenta resultados do projeto de habitações sustentáveis de interesse social no Brasil

Com inscrições gratuitas, o evento traz mesa de abertura com moderação de Fábio Feldmann e palestras com pesquisadores do CBCS. Além desses, Jean Benevides da Caixa Econômica Federal, Eduardo Trani da CDHU e Tatiana de Feraudy do PNUMA.
.

Equidade em saúde da população negra é discutida em seminário no RJ

Formas de garantir a utilização do quesito cor na produção e disseminação de informações epidemiológicas e a saúde integral das mulheres negras fizeram parte dos debates.
.


Citando relatos de abusos, ACNUDH pede investigação na Síria

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) pediu uma investigação profunda das alegações de abusos cometidos pelas autoridades sírias durante a violenta repressão contra manifestantes, incluindo o uso excessivo da força contra civis, detenções arbitrárias e tortura.
.

Formas de erradicar a tortura e os maus tratos na América Latina e no Caribe em discussão em Santiago

Especialistas em direitos humanos, formuladores de políticas públicas e representantes da sociedade civil da América Latina e do Caribe estarão reunidos em Santiago (Chile), para a primeira Consulta Regional para as Américas com o Relator Especial das Nações Unidas sobre Tortura, Juan Méndez.
.

Crianças africanas precisam de ambiente mais protetor, avalia UNICEF

No Dia da Criança Africana, Fundo das Nações Unidas para a Infância pede que governos promovam igualdade social e combatam a discriminação de gêneros, idade e etnia.
.


Seca coloca 8,8 milhões de pessoas em “crise aguda de subsistência” no Chifre da África

O Leste do Chifre da África enfrenta o período mais seco já registrado nos últimos 15 anos, segundo o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
.

Mais de 53 mil pessoas podem ter fugido de suas casas no sul do Sudão

Confrontos continuam no estado sudanês Kordofan do Sul, apesar dos pedidos feitos pelo Secretário-Geral, Ban Ki-moon, e outros representantes das Nações Unidas para que fosse dado um fim às hostilidades.
.

“Corajosas” metas relacionadas à AIDS são estabelecidas para 2015, diz UNAIDS

Na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre a AIDS, concluída em Nova York na última sexta-feira (10/06), os países concordaram em avançar nos esforços para reduzir até 2015 a transmissão sexual do HIV, além de reduzir pela metade a infecção pelo HIV entre usuários de drogas injetáveis.
.

Com apoio da ONU, estudantes constroem carro de Fórmula 1 “Feito em Gaza”

Um grupo de jovens estudantes palestinos que está construindo um carro de Fórmula 1 a partir de materiais reciclados tenta conseguir patrocínio para levá-lo até o Reino Unido, onde será realizada a corrida automobilística “Fórmula Estudante”, entre os dias 14 e 17 de julho.
.


Bloqueio de Israel eleva a 45,2% a taxa de desemprego na Faixa de Gaza

Se o objetivo era enfraquecer o Hamas, a medida não obteve sucesso. O setor público, administrado pelo grupo, foi responsável por 70% do crescimento econômico em um ano.
.

Iniciativa eleva número de mulheres na Polícia da ONU

Cada vez mais países estão apoiando a iniciativa “Esforço Global” para aumentar o número de mulheres integrando a Polícia da ONU (UNPOL), que constituem agora mais de 10% dos 14 mil oficiais implantados em todo o mundo.
.


Ban Ki-moon destaca contribuição de países sul-americanos para temas-chave da agenda global

Secretário-Geral da ONU vê avanços na proteção dos direitos humanos na região e elogia os esforços para aprofundar a democracia e o combate à pobreza.
.

ONU distribui alimentos para meio milhão de pessoas na Líbia

A agência decidiu ampliar até agosto a ajuda humanitária, mas alertou para a demora no financiamento das operações. A operação espera beneficiar um total de 1,5 milhão de pessoas.
.


Leia mais em www.onu.org.br
.
Para não receber mais, peça para REMOVER.
.
PARA se INSCREVER, clique aqui.