Boletim semanal da ONU Brasil – N. 05

Boletim semanal da ONU Brasil número 05, com os destaques da semana.

Acesse também o http://twitter.com/ONUBrasil e o http://on.fb.me/ONUBrasil

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ONU ressalta importância das florestas para o progresso econômico

Em uma mensagem enviada nesta sexta-feira (03/06) para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho – o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que as alterações ambientais potencialmente irreversíveis ameaçam o progresso que retirou centenas de milhares de pessoas da pobreza.


Parceria entre setores público e privado pode levar energia limpa aos mais pobres, aponta relatório da ONU

A Assembleia Geral da ONU realizou nesta quinta-feira (02/06) um debate sobre a economia verde.


Começa a Contagem Regressiva para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2011

O tema do WED deste ano é “Florestas: A Natureza a Seu Serviço”, que destaca a importância ambiental, social e econômica das nossas florestas.


Conferência do ‘Ano Internacional das Florestas 2011’ acontece em São Paulo

Conferência do ‘Ano Internacional das Florestas 2011’ acontece em São Paulo

Com o tema ‘Florestas, tão longe, tão perto’, representantes das Nações Unidas e do setor privado discutirão a importância da preservação das florestas no dia 3 de junho.


‘Festival Internacional de Filmes de Florestas da ONU’ é destaque na Conferência sobre Ano das Florestas

‘Festival Internacional de Filmes de Florestas da ONU’ é destaque na Conferência sobre o Ano Internacional das Florestas

Evento contará com a presença de Lisa Samford, Diretora Mundial do projeto; Cinemateca Brasileira irá exibir filmes vencedores nos dias 4 e 5 de junho.

Contaminação por HIV cai 25% em 10 anos, aponta relatório mundial lançado hoje

Contaminação por HIV cai 25% em 10 anos

A resposta mundial para AIDS tem alcançado resultados significativos desde que o primeiro caso foi registrado. A taxa de novos infectados teve queda de 25% na última década, segundo o relatório “AIDS 30 anos depois: Nações na encruzilhada”, lançado hoje (03) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).


ONU apoia programa Brasil Sem Miséria

ONU apoia programa Brasil Sem Miséria

Plano tem como meta de retirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza, em 4 anos; 59% estão no Nordeste e 40% têm até 14 anos.


“A recuperação econômica deve começar com os mais vulneráveis”, afirma relatora da ONU

A Perita Independente da ONU para os Direitos Humanos e Pobreza Extrema, Magdalena Sepúlveda, disse (30/05) que os cortes injustificados na ajuda aos países pobres durante a crise financeira mundial podem violar os padrões dos direitos humanos.


Trabalhadoras domésticas brasileiras participam a partir de hoje (1/6) da 100ª Conferência Internacional do Trabalho

100ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferre

Evento acontece de hoje (1/6) até 17 de junho e coloca no centro dos debates os direitos trabalhistas e a regulamentação da profissão. Segundo a OIT, o trabalho doméstico é responsável por 4 a 10% da economia dos países em desenvolvimento. No Brasil, profissão reúne 7,2 milhões de profissionais.


Dia Mundial Sem Tabaco desta ano destaca importância da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco

Dia Mundial Sem Tabaco 2011: cartaz de divulgação

Em 2011, o Dia Mundial Sem Tabaco fará alusão à importância da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT, ou FCTC, na sigla em inglês) da OMS como um instrumento de mobilização social, onde estão contidas as diretrizes políticas para o controle de tabaco.


Internauta pode acompanhar iniciativas para redução do consumo de tabaco em tempo real

O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional do Câncer, lançou o Observatório das Políticas de Controle de Tabaco – site para acompanhamento em tempo real das iniciativas para redução do consumo – durante a “Oficina Tabaco, Doenças Não Transmissíveis e Desenvolvimento: a importância da CQCT-OMS no alcance dos Objetivos do Milênio”.


Brasil vai suspender importação de agrotóxico em julho

Brasil vai suspender importação de agrotóxico em julho

País vai encerrar em julho a importação do endossulfam, inseticida usado na agricultura e considerado altamente tóxico para a saúde humana. A medida é a primeira etapa da redução gradual do uso de endossulfam no país, a ser eliminado até julho de 2013.


Brasil comemora Dia dos Trabalhadores das Forças de Paz da ONU

Giancarlo Summa recebe a Medalha da Paz Operação de Suez. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

Na última sexta-feira (27/05), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) celebrou o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz da ONU, durante a cerimônia de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz.


Rio de Janeiro sedia Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Rio de Janeiro sedia Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Entre os dias 8 e 10 de junho, acontece no Rio de Janeiro o II Colóquio Internacional de Direitos Humanos, que será aberto pelo Representante Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) para a América do Sul, Amerigo Incalcaterra, e contará com a presença da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, além de pesquisadores e do representante do ACNUR.


Relatório da ONU pede “cadeia de prevenção” para proteger jovens do HIV

Um total estimado de 2500 jovens são infectados com o HIV a cada dia, com mulheres e adolescentes do sexo feminino enfrentando risco de contágio desproporcionalmente mais alto, de acordo com novo relatório conjunto da Organização das Nações Unidas e do Banco Mundial, que apela para uma “cadeia de prevenção” para proteger os jovens.


Líderes mundiais se reúnem na Assembleia Geral da ONU para discutir luta contra o HIV/AIDS

Um número sem precedentes de líderes participarão na semana que vem do Encontro de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o combate à epidemia de HIV/AIDS.


Preconceito impede tratamento de AIDS e drogas

Preconceito impede tratamento de AIDS e drogas. Foto: UNODC.

O preconceito e a associação do usuário de drogas à pobreza e à violência têm impedido o acesso a tratamento de saúde adequado. Essa e outras questões sobre redução de danos foram tema do V Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/AIDS, realizado em Manaus, de 26 a 29 de maio.


Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids e UNICEF unidos pelo direito à prevenção, à proteção e à participação

Cerca de 120 adolescentes e jovens vivendo com HIV/aids, das quatro regiões do Brasil, se reuniram em Manaus (AM) para discutir temas das áreas de saúde, educação, direitos humanos, incidência política e trabalho em redes.


Participantes de III Fórum para a Redução da Mortalidade Materna discutem estratégias

Participantes de III Fórum para a Redução da Mortalidade Materna discutem estratégias

Evento contou com a presença de servidoras e servidores da área de saúde que debateram sobre as causas de morte ligadas à gravidez em Salvador e métodos para evitá-las.


Países precisam investir no combate ao Tráfico de Pessoas

A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Tráfico de Pessoas do Senado brasileiro vai investigar o tráfico nacional e internacional de pessoas no Brasil, suas causas, consequências, rotas e responsáveis, entre 2003 e 2011.


Nizan Guanaes, Oskar Metsavaht e Vik Muniz são os novos Embaixadores da Boa Vontade da UNESCO

Novos Embaixadores da Boa Vontade e a Diretora-Geral, Irina Bokova. ©UNESCO/Ania Freindor

A Diretora-Geral da UNESCO Irina Bokova entregou os títulos aos novos Embaixadores da Boa Vontade em cerimônia concorrida na sede da Organização. A Presidente Dilma Roussef enviou mensagem à Diretora-Geral afirmando acreditar que eles serão bem-sucedidos como difusores internacionais dos valores da UNESCO de paz e justiça.


Prêmio reconhece iniciativas para alcançar os Objetivos do Milênio na Paraíba

Prêmio reconhece iniciativas para alcançar os Objetivos do Milênio na Paraíba

O Instituto Unigente – parceiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – e o Sistema Correio de Comunicação lançam o “II Prêmio Paraíba Abraça ODM”, em reconhecimento a entidades governamentais, empresas e organizações não governamentais que trabalham no estado para alcançar as metas globais de desenvolvimento até 2015.


Presidente da Assembleia Geral insiste na reforma do Conselho de Segurança

O Presidente da Assembleia Geral da ONU, Joseph Deiss, disse (27/05) que vários grupos de países têm sido intransigentes em relação às suas opiniões sobre a reforma do Conselho de Segurança, e pediu para que haja um acordo sobre o assunto, mesmo que temporário.


4ª edição do curso para cobertura em áreas de conflito e forças de paz acontece no Rio de Janeiro

O Comandante do CCOPAB, Coronel Pessoa, durante palestra de encerramento do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz. (Foto: UNIC Rio / Pedro Capello)

Mais de 30 jornalistas de diversos órgãos nacionais participaram, entre os dias 23 e 27 de maio, da quarta edição do Curso de Preparação de Jornalistas para Cobertura em Áreas de Conflito e Forças de Paz.


Crianças mortas em ações militares no Oriente Médio e na África preocupam representante da ONU

Representante Especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Crianças têm sido feridas e mortas em ações militares e de violência armada no Oriente Médio e no norte da África. A denúncia foi feita pela Representante Especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy.


Nações árabes devem assegurar transição sustentável para a democracia, diz Pillay

Navi Pillay

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, destacou hoje (30/05) a necessidade de assegurar que as “promissoras” primeiras medidas tomadas por alguns países do Oriente Médio e do Norte da África, em resposta a apelos por reformas, sejam acompanhadas de medidas que assegurem uma transição sustentável para a democracia.


Conselheiros da ONU denunciam ataques “aparentemente deliberados” contra civis sírios

Protesto em Damasco (Síria), no dia 24 de abril.

Dois altos funcionários das Nações Unidas disseram-se hoje (02/06) “alarmados com os sistemáticos e aparentemente deliberados ataques” contra civis na Síria e pediram uma investigação sobre possíveis violações das leis internacionais de direitos humanos.


Comandante da UNIFIL pede fim dos conflitos na fronteira entre Israel e Líbano

Após um encontro com oficiais militares do Líbano e de Israel nesta quinta-feira (02/06), o Comandante da UNIFIL, Major-General Alberto Asarta Cuevas, disse que vai investigar os crimes cometidos em 15 maio, quando 12 pessoas foram mortas durante protestos nas Colinas de Golã e no Território Ocupado da Palestina.


ACNUDH alerta para ataques a promotores públicos e defensores dos direitos humanos na América Central

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) emitiu nesta terça-feira (31/05) um alerta sobre os recentes assassinatos de promotores públicos, e sobre o aumento da vulnerabilidade dos defensores de direitos humanos na Guatemala e em Honduras.


Japão subestimou perigo de tsunami para instalações nucleares

Equipe de especialistas da AIEA em visita a Fukushima Daichii.

Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disseram ontem (01/06) que o Japão subestimou o perigo potencial de um tsunami a suas usinas nucleares antes dos desastres de março, que danificaram a usina de Fukushima Daiichi.


Durante conferência, Ban pede um mundo livre de armas nucleares

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, reiterou nesta terça-feira (31/05) seu pedido por um mundo livre de armas e para o fortalecimento dos tratados de não-proliferação nuclear como peças fundamentais para o desarmamento.


Ao menos dez mortos em incidente com embarcação no Golfo do Aden

Erika Feller (à esquerda) - UN Photo/Mark Garten

Ao menos dez pessoas perderam suas vidas em um trágico incidente com uma embarcação que contrabandeava pessoas no Golfo do Áden após uma jornada de dois dias da Somália para o Iêmen.


“Banho de sangue deve acabar”no Iêmen, diz Alta Comissária

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, voltou a condenar hoje (31/05) a violência no Iêmen, após relatos de que mais de 50 pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas desde domingo na cidade de Taiz.


ONU define recomendações para proteção dos direitos humanos nas atividades empresariais

O Representante Especial do Secretário-Geral para Negócios e Direitos Humanos, John Ruggie, revelou nesta terça-feira (31/05) uma série de princípios globais para ajudar empresários e governantes a agirem de forma ética, protegendo os direitos humanos.


Produção industrial mundial aumenta, afirma ONU

A produção industrial mundial aumentou 6,5% no primeiro trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado, indicando uma recuperação da recente crise financeira, afirma o Relatório sobre a Produção Industrial Mundial divulgado hoje (01/06) pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).


Em 2011, ONU celebra 50 anos do voo espacial tripulado

Em 2011, as Nações Unidas, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral (UNOOSA) e a comunidade espacial comemoram dois aniversários marcantes: os 50 anos do vôo espacial tripulado e o 50º aniversário da primeira sessão da Comissão das Nações Unidas sobre os Usos Pacíficos do Espaço Sideral (UNCOPUOS).


Leia mais em www.onu.org.br
.
Para não receber mais, peça para REMOVER.
.
PARA se INSCREVER, clique aqui.