BID e PNUD realizam curso sobre políticas de aquisição em Fortaleza

Projeto marca uma nova fase de parceria entre o BID e o PNUD no Brasil para o alcance de resultados voltados ao desenvolvimento do país.

Participantes trocam experiências no curso. Foto: PNUD Brasil/Moema Dutra Freire

Cerca de 70 parceiros, das regiões Norte e Nordeste, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), participaram de um curso oferecido pelo BID e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que aconteceu entre 2 e 4 de junho, em Fortaleza (CE). O conteúdo foi focado nas políticas de aquisição do Banco, no gerenciamento de contratos, na elaboração de termos de referência e especificações técnicas. Na primeira turma, realizada em 2013, o foco do curso foi a gestão de contratos no âmbito de acordos de empréstimo.

O curso contou com momentos de exposição de conteúdos, liderados pelas equipes do BID e do PNUD, assim como contemplou oportunidades de trabalho em grupo e aplicação prática dos conhecimentos expostos durante o curso.

Para o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Turismo do Pará, Albino Barbosa, “ter participado deste curso será fundamental para o dia a dia da execução do projeto no qual participo, pois me permitiu ter uma visão do processo de implementação como um todo”.

Já para a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Patrícia Nascimento, os momentos de integração proporcionaram a troca de experiências com pessoas que tem desafios semelhantes na execução dos projetos. “O curso foi muito interessante e útil, principalmente os momentos de prática e estudos de caso, porque possibilitou a troca de conhecimento entre os participantes do curso”, disse.

O curso faz parte de um projeto de cooperação técnica entre PNUD e BID, chamado Fortalecimento das capacidades de estados e municípios para a execução de projetos de desenvolvimento financiados pelo BID. O projeto tem por objetivo fortalecer as capacidades técnicas dos parceiros do Banco, contribuindo para otimizar a execução dos acordos de empréstimos já firmados pelo Banco no país.

O PNUD possui grande experiência na realização de aquisições com regras do Banco, assim como no gerenciamento de projetos. Por meio dessa parceria, o PNUD mobiliza sua experiência e capacidade técnica para apoiar os parceiros do BID a aprimorar a execução de seus acordos de empréstimo por meio de sessões de capacitação principalmente sobre temas relacionados à área de aquisições, bem como missões técnicas de suporte às equipes de execução dos projetos do Banco.