Belém (PA) recebe o 3º Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos do UNICEF

O Fórum terá a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, dos principais secretários municipais, e reunirá 600 moradores de 11 bairros da periferia.

br_pcu_logoNesta sexta-feira (13) 600 moradores de 11 bairros da periferia de Belém realizam o 3º Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU). O encontro acontece na Escola Municipal Inês Marojano, no bairro Barreiro, localizado a cerca de 20 quilômetros do centro.

A exemplo dos demais Fóruns Territoriais realizados em Belém, as propostas serão enviadas a cada secretaria municipal e devem ser incorporadas às ações previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016. Toda a área do Barreiro e de alguns bairros do entorno se formou a partir de ocupações irregulares sobre áreas alagadas, o que resultou em um território com acessos bloqueados e muitas ruas sobre palafitas ou sujeitas a inundações.

A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso a educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

O Fórum, que terá a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e dos principais secretários municipais, vai começar às 7h30 e deverá ser concluído com almoço às 13 horas. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) também será representado.