Bela Gil participa de evento da ONU na semana do Dia Mundial da Alimentação

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação (DMA), lembrado anualmente em 16 de outubro, agências das Nações Unidas que trabalham com o tema promovem em conjunto um evento aberto ao público na segunda-feira (14), no Museu Nacional da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Neste ano, o evento traz como convidada a chef de cozinha e ativista da alimentação natural Bela Gil, que irá falar sobre a importância de dietas saudáveis e suas consequências para a sociedade e para o futuro do planeta. Após a palestra, o público é convidado a uma aula de yoga a céu aberto com a instrutora Andrea Hughes.

As atividades são gratuitas e, para participar, os interessados devem preencher previamente um formulário de inscrição.

Neste ano, o evento da ONU em celebração ao Dia Mundial da Alimentação traz como convidada a chef de cozinha e ativista da alimentação natural Bela Gil. Foto: Jill Wellington/CC.

Neste ano, o evento da ONU em celebração ao Dia Mundial da Alimentação traz como convidada a chef de cozinha e ativista da alimentação natural Bela Gil. Foto: Jill Wellington/CC.

Como alimentar um mundo que, em cerca de 30 anos, acolherá 10 bilhões de habitantes? Como alimentar mais e mais pessoas em meio a uma crise climática e a disponibilidade cada vez mais limitada de recursos naturais? E, principalmente, como alimentar essa população crescente com mais qualidade nutricional?

Essas são algumas das discussões propostas para o evento da ONU em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, lembrado anualmente em 16 de outubro.

Neste ano, as ações do dia mundial serão realizadas em conjunto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA); Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O evento será realizado na segunda-feira (14), no Museu Nacional localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com o tema: “Nossas ações representam o nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”.

A chef de cozinha e ativista da alimentação natural, Bela Gil, irá falar sobre a importância de dietas saudáveis e suas consequências para a sociedade e para o futuro do planeta.

Após a palestra, o público é convidado a uma aula de yoga a céu aberto com a instrutora Andrea Hughes.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível aqui.

Por que discutir dietas saudáveis?

A ideia na escolha desse slogan é a de que, a partir de uma alimentação mais diversificada e nutritiva – que depende não só de uma mudança comportamental de cada indivíduo, como também de políticas públicas que fomentem essa transformação social; impactos começarão a ser sentidos nos mais diferentes cenários: a começar pela saúde da população.

Segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), enquanto a fome afetou 821 milhões de pessoas em todo o mundo em 2017, a proporção de adultos obesos chegou a 13,3% em 2016 – o equivalente a 672 milhões de pessoas.

Já pessoas com sobrepeso ultrapassam o número de pessoas em insegurança alimentar. No Brasil, enquanto a fome atinge menos de 2,5% da população, a obesidade já afeta quase 20% dos brasileiros. Em algumas regiões, como o Nordeste, outras facetas da má nutrição ainda persistem: a desnutrição infantil, por exemplo, segue acima dos 5%.

O representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, alerta: “Em uma realidade na qual a má nutrição é uma das grandes chagas do mundo contemporâneo, reinventar a cultura alimentar, em todas as etapas da cadeia, é um chamado urgente”.

Segundo Zavala, a transição para uma alimentação e agricultura mais sustentáveis beneficia não somente as dietas, mas os ecossistemas e a economia.

“Uma mudança que terá consequências não apenas na melhor qualidade da alimentação da população, mas também na economia mundial, na erradicação da pobreza e no desenvolvimento sustentável do planeta”, concluiu.

Serviço

 

Dia | 14 de outubro de 2019, segunda-feira.

Local | Museu Nacional da República| Esplanada dos Ministérios, Brasília.

Lote 02, SCTS próximo à Rodoviária do Plano Piloto, DF, 70070-150.

Horário

– Mostra de produtos orgânicos da Rede CSA: 16h

– Palestra Bela Gil: 18h

– Aula de yoga* a céu aberto com a instrutora Andrea Hughes: 19h

*Interessados deverão levar tapete e roupa apropriada para a prática de yoga.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível aqui.