Bancos da América Latina buscam transição rumo à sustentabilidade financeira por meio de nova parceria com as Nações Unidas

A maior associação de bancos da América Latina, FELABAN, uniu forças com as Nações Unidas nesta quinta-feira ao revelar uma parceria inédita que irá plantar as sementes para uma melhor sustentabilidade financeira na região.

A maior associação de bancos da América Latina, FELABAN, uniu forças com as Nações Unidas nesta quinta-feira ao revelar uma parceria inédita que irá plantar as sementes para uma melhor sustentabilidade financeira na região.

O anúncio formal de uma colaboração entre a Federação Latino-Americana de Bancos (FELABAN) — que representa mais de 500 bancos em 19 países da América do Sul e Central — e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) sinaliza um compromisso renovado de bancos da América Latina com uma rápida transição rumo à sustentabilidade no setor, conforme salientaram ambas as instituições.

“Por sermos a primeira associação de bancos regionais a buscar uma transição para o financimento sustentável, estamos emitindo um sinal claro de como a América Latina está colocando o seu setor bancário em vantagem sobre os concorrentes de outras partes do globo”, disse o presidente da FELABAN, Oscar Rivera.

“A UNEP FI, com seus quase 20 anos de experiência e sua voz autoritária, fornece o caminho ideal a ser percorrido por um mundo em rápido movimento, rumo à sustentabilidade financeira”, adicionou.

O acordo abre portas para projetos de bancos sustentáveis, sendo a primeira associação de bancos regionais a unir forças com uma organização mundial dedicada à sustentabilidade financeira. A UNEP FI já vinha trabalhando há anos com associações bancárias nacionais em toda a região, como por exemplo, com o México, a Argentina e a Colômbia.

O incentivo — qualificado como “decisivo” pelo presidente da FELABAN —, poderá refletir-se, em uma primeira instância, em uma onda de adesão de bancos latino-americanos à UNEP FI nos próximos anos.

Com o aumento de recursos e know-how de ambas as organizações, deve acontecer uma maior capacitação dos profissionais bancários em todo o continente. Treinamentos provaram ser uma arena natural para a colaboração entre UNEP FI e associações bancárias da região.

“Ao passo que a região latino-americana se prepara para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012, a Rio+20, essa aliança envia uma forte mensagem de que os bancos da região estão conscientes da importância de adaptar modelos de negócios existentes a novos riscos e oportunidades, em um mundo onde meio ambiente e estabilidade financeira estão cada vez mais interligados”, declarou o chefe da UNEP FI, Paul Clements-Hunt.

A FELABAN conta com 19 associações de bancos na América Latina, enquanto que 139 das 200 instituições financeiras que são membros da UNEP FI são instituições bancárias.

O número de filiações à UNEP FI na região tem subido significantemente nos últimos anos. 10 bancos latino-americanos se uniram à parceria desde 2010.

Para maiores informações, contatar:

Silvia Jaramillo
Assessora de Imprensa e Comunicação
FELABAN
Tel: 571-621 5848
sjaramillo@felaban.com

Jessica Jacob
Coordenadora da Força-Tarefa Latino-Americana
Tel: +33 1 44 37 16 23
jessica.jacob@unep.org

Careen Abb
Coordenadora da Comissão Bancária
Tel: +33 1 44 37 14 77
careen.abb@unep.org

Sebastien Malo
Comunicação da UNEP FI
Tel: +41 22 917 8465
sebastien.malo@unep.org