Ban reitera apoio às aspirações democráticas no Oriente Médio

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, reiterou nesta quinta-feira (19/05) seu apoio às aspirações das populações do Norte da África e do Oriente Médio por mais liberdade, dignidade e qualidade de vida.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, reiterou nesta quinta-feira (19/05) seu apoio às aspirações das populações do Norte da África e do Oriente Médio por mais liberdade, dignidade e qualidade de vida. A declaração foi emitida logo após o discurso do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre os desenvolvimentos na região.

Ban pediu novamente aos líderes de toda a região que rejeitem o uso da força, da violência e da repressão, e que optem por uma reforma abrangente e por um diálogo inclusivo. Ele afirmou acreditar que as pessoas da região têm a responsabilidade de liderar este caminho e prometeu o apoio total das Nações Unidas.

Em relação ao processo de paz entre Israel e Palestina, o Secretário-Geral disse que acredita que Obama forneceu importantes ideias que podem ajudar no avanço das conversas de paz, em consistência com as posições internacionais, e respondendo às preocupações legítimas de ambas as partes.

Ele incentivou o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Presidente Palestino, Mahmoud Abbas , a responderem ao discurso de Obama como “chefes de estado e construtores da paz”. Ban disse ter esperanças de que as partes demonstrem uma nova determinação para alcançar um acordo de paz que forneça dignidade, segurança para a construção de dois Estados, coexistindo pacificamente.