Ban Ki-moon pede que representante da ONU inspecione situação humanitária na Síria

Objetivo da visita seria avaliar a situação humanitária e renovar o convite para a entrada de ajuda emergencial no país.

Subsecretária-Geral para Assuntos Humanitários, Valerie Amos

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu que a Subsecretária-Geral para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, faça uma visita oficial à Síria “para avaliar a situação humanitária e renovar o convite para a entrada de ajuda humanitária” no país.

Amos e outros funcionários da ONU já pediram repetidamente para as autoridades sírias acabarem com a violência e permitirem que a ajuda humanitária atue onde for necessário.

Na quarta-feira (22/02), o Secretário-Geral se reuniu em Londres, Inglaterra, com autoridades para tratar da crise no país.

O primeiro encontro foi com o Secretário-Geral da Liga Árabe, Nabil el-Araby, e foi discutida a possibilidade de um enviado especial das duas organizações ir ao país para lidar com a crise.

Depois, Ban esteve com o Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, e elogiou a forma como o país está lidando com a assistência e o acolhimento de refugiados sírios.