Ban Ki-moon lança votação online em busca de soluções para a Rio+20

Secretário-Geral da ONU pede que população mundial opine, até 15 de junho, sobre água e gestão de cidades, oceanos, segurança alimentar, energia, florestas, emprego, pobreza, crises econômicas, além de produção e consumo sustentáveis.

O  Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje (06/06) para que as pessoas de todo o mundo participem, até 15 de junho, de uma votação global online sobre as soluções para os desafios ambientais, sociais e econômicos mais urgentes do planeta. “Vá até vote.riodialogues.org. Diga-nos o que você pensa. Esses votos – as vozes das pessoas – podem fazer a diferença na construção de um mundo sustentável para todos”, disse Ban no lançamento da plataforma online Diálogos da Rio+20: Vote no Futuro que Você Quer.

Ativistas, economistas, defensores dos direitos humanos, planejadores urbanos e membros da sociedade civil de 150 países participaram, no início deste ano, em um fórum online de discussões sobre desenvolvimento sustentável, dentro dos temas: água e gestão de cidades, oceanos, segurança alimentar, energia, florestas, emprego, pobreza, crises econômicas, além de produção e consumo sustentáveis. Essas discussões levaram às 100 propostas de políticas que são as que o público deve escolher em vote.riodialogues.org.

Entre as ideias estão taxar as emissões de carbono, estabelecer uma rede internacional de áreas marítimas protegidas e ajustar o Produto Interno Bruto considerando danos ambientais. Os resultados da votação serão apresentados aos líderes reunidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). “Os diálogos são uma tentativa de criar uma ponte entre a sociedade civil e os procedimentos oficiais da Rio+20”, explicou Ban.