Ban Ki-moon inaugura centro sustentável da ONU na Dinamarca

Complexo conta com painéis solares e resfriamento pela água do mar e vai abrigar cerca de 1.200 funcionários de oito agências das Nações Unidas.

Ban Ki-moon inaugura centro 'sustentável' da ONU na Dinamarca

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participou nesta quinta-feira (4) da abertura em Copenhague, na Dinamarca, da Cidade ONU, “um centro de alto nível e ambientalmente amigável” para as operações das Nações Unidas no país.

Ban saudou o novo complexo como uma contribuição importante para uma ONU mais neutra em carbono.

“Desde as fileiras de bicicletas estacionadas até as turbinas de vento para o mar, vejo a prova de que podemos enfrentar os desafios climáticos atuais”, disse Ban. “A partir de painéis solares até o uso da água do mar para refrigeração e cortinas de metal externas para regular a luz e calor, a Cidade ONU mostra o que pode ser alcançado. O consumo de energia estimado da sede será cortado em mais da metade”, acrescentou Ban.

Quando completada, disse Ban, a Cidade ONU vai abrigar cerca de 1.200 funcionários da organização, concedendo apoio às operações cruciais humanitárias, de consolidação da paz e de desenvolvimento em todo o mundo.

Oito agências das Nações Unidas participarão das novas instalações: o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

http://youtu.be/7QbgHDUp9Eg