Bahia adere à Década das Nações Unidas da Agricultura Familiar em feira agroecológica em Salvador

Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária celebra o fortalecimento da rede agroecológica no mercado local e nacional. Evento acontece entre 23 de novembro e 1 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador com atrações culturais, artísticas, além de 2.638 produtos de 292 empreendimentos de todo o estado.

Considerado o maior evento de comercialização da agricultura familiar do país, a feira chega à sua 10ª edição e é organizada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).

Na última quarta-feira (27), durante o evento, estado da Bahia aderiu à Década das Nações Unidas da Agricultura Familiar 2019-2028, o primeiro no Brasil a assinar o Termo de Cooperação. Segundo o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala, a expectativa é de que a Bahia sirva de exemplo para que outros estados se comprometam com a Década.

10ª Edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária celebra consolidação do setor no mercado nacional. Foto: FAO/Christian Lamptey.

10ª Edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária celebra consolidação do setor no mercado nacional. Foto: FAO/Christian Lamptey.

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária chega à sua 10ª edição na capital baiana.

O evento, que acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro no Parque de Exposições de Salvador, durante a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) 2019, dispõe-se a celebrar o crescimento e a consolidação do segmento da Agricultura Familiar (AF), cada vez mais presente nos mercado da Bahia e do Brasil.

O Governo do estado da Bahia vem fazendo da agricultura familiar uma das principais forças do desenvolvimento do estado e, por meio do programa Bahia Mais Forte, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, vem promovendo um conjunto de ações direcionadas para o fortalecimento desse segmento, responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos.

Ações como a oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER); a implantação de agroindústrias para processar e agregar valor aos produtos da agricultura familiar; ações de comercialização para escoamento da produção e acesso ao mercado; e distribuição de mudas frutíferas são ações que ajudam a assegurar o desenvolvimento rural da Bahia.

Arte, Comida e Cultura

Evento contou com o lançamento de um novo selo da agricultura familiar, que se tornará obrigatório para as associações e cooperativas do estado. Foto: SDR/Bahia.

Evento contou com o lançamento de um novo selo da agricultura familiar, que se tornará obrigatório para as associações e cooperativas do estado. Foto: SDR/Bahia.

Para marcar os dez anos da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o evento contará com a exposição fotográfica Expoentes da Agricultura Familiar, uma homenagem a personagens que contribuíram para a construção da história da agricultura familiar baiana.

Além disso, o evento serve de palco para o lançamento de um novo selo da agricultura familiar, que se tornará obrigatório pelas associações e cooperativas a partir de portaria da SDR.

Bahia adere à Década da Agricultura Familiar

Durante o evento, o estado da Bahia aderiu, na última quarta-feira (27), à Década das Nações Unidas da Agricultura Familiar 2019-2028.

O Termo de Adesão e Compromisso, assinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), garante o compromisso de implementar e ampliar ações, projetos e programas de fortalecimento social e econômico.

O estado contribui, assim, com a ampliação da produção e da oferta de alimentos saudáveis e o enfrentamento da fome e da pobreza rural.

Para o período de 2020 a 2022, a SDR, mediante suas unidades operacionais, se comprometeu com a aplicação de R$ 1 bilhão em projetos e atividades voltados aos propósitos do Termo de Adesão e Compromisso.

O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que a Bahia é o primeiro estado brasileiro a se comprometer com a iniciativa, que representa um grande marco mundial.

“É um momento importante para agricultura familiar da Bahia, do Brasil e do mundo. Durante os próximos 10 anos que marcam a Década, uma série de eventos demonstrará a importância que a agricultura familiar tem”, afirmou Gomes.

Segundo o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala, a expectativa é que a Bahia sirva de exemplo para que outros estados passem também a se comprometer com a Década.

“A agricultura familiar é uma chave para o desenvolvimento e uma das chaves é precisamente o cooperativismo”, comentou a liderança da FAO.

Zavala deixou claro que existe um compromisso do governo baiano para fortalecer as políticas públicas que colocam a agricultura familiar como impulsora do desenvolvimento.

“A Bahia tem uma grande oportunidade porque já tem o compromisso de governo com potencial técnico dentro do estado”, concluiu.

Serviço

Local: Parque de Exposições de Salvador, BA

Período: 23 de novembro a 01 de dezembro

Horário: das 8h às 22h

Ingresso: R$10 reais (exceto crianças e idosos a partir de 60 anos)