Avanços na tecnologia transformarão experiência de audição, destaca agência da ONU

Segundo a UIT, o áudio imersivo vai elevar a experiência de televisão a um nível inteiramente novo, deixando ainda mais tênue a linha entre a realidade física e a simulação virtual.

Avanços da tecnologia mudarão as formas que o som será levado para nossas vidas. Foto: Flickr/Seanomatopoeia (CC)

Avanços da tecnologia mudarão as formas que o som será levado para nossas vidas. Foto: Flickr/Seanomatopoeia (CC)

O som hoje é uma parte indispensável da televisão e do rádio, mas os avanços na tecnologia de áudio permitirão uma experiência completamente inovadora nos próximos anos. A promessa foi realizada durante o evento da União Internacional de Telecomunicações (UIT) sobre “O Futuro do Áudio na Transmissão”, nesta quarta-feira (15), sublinhando que o papel do áudio até agora foi subestimado.

No encontro, especialistas revelaram como os novos desenvolvimentos em áudio irão afetar a forma como os programas são feitos e as novas formas que o som será levado para nossas vidas.

“Estamos no limiar de uma nova era emocionante de ‘som’ para a radiodifusão”, disse o secretário-geral da UIT Houlin Zhao. “Estes novos sistemas de áudio irão fornecer recursos e desempenho adicionais bem além daquelas disponíveis hoje”.

Na vida real, nós ouvimos o som de forma envolvente em torno de nós – pios de pássaros em cima, buzinas de carros atrás e uma voz à nossa frente. O “áudio imersivo” vai simular essa mesma experiência na mídia. Juntamente com a nova Televisão de ultra alta qualidade (UHDTV), que oferece imagem de qualidade reforçada, o áudio imersivo vai elevar a experiência de televisão a um nível inteiramente novo, deixando ainda mais tênue a linha entre a realidade física e a simulação virtual ou digital.

Capacidades técnicas futuras para áudio também permitirão aos telespectadores escolherem seu próprio menu de serviços. Eles serão capazes de decidir e ajustar o nível de som imersivo em suas salas de estar, criando uma imagem sonora dinâmica.


Comente

comentários