Autores de novo relatório do IPCC conversam com a imprensa no Rio de Janeiro

Resumo para Formuladores de Políticas do GT2 do 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) será apresentado no dia 1º de abril, às 14h00.

Resumo para Formuladores de Políticas do GT2 do 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) será apresentado no dia 1º de abril, às 14h00.

Na próxima terça-feira, dia 1º de abril, às 14h00, o chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e um dos autores do novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCCAR5), José Marengo, fará a apresentação dos resultados do Resumo para Formuladores de Políticas (SPM) do Grupo de Trabalho 2 (GT2), que faz parte do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC.

A coletiva terá transmissão ao vivo: http://youtu.be/5Hk8rAWEdp8

Esta contribuição considera a vulnerabilidade e exposição dos sistemas naturais e socioeconômicos, os impactos observados e os futuros riscos das mudanças climáticas, analisando seu potencial para adaptação e seus limites. Os capítulos do relatório avaliam riscos e oportunidades para sociedades, economias e ecossistemas de todo o mundo. Tratam de cada uma das regiões geográficas do planeta, observando tanto o sistema natural quanto o humano e abordando o clima do presente e do futuro.

Para fazer seus relatórios, o IPCC conta com a colaboração de dezenas de cientistas e pesquisadores de todo o mundo. Os brasileiros que fazem parte do Grupo de Trabalho 2 e que elaboraram este publicação são, além de Marengo, Carlos Afonso Nobre, Maria Assunção Silva Dias; Carolina Dubeux; Fabio Scarano; Jean Pierre Ometto; e Marcos Buckeridge. Todos devem também estar presentes no lançamento e disponíveis para perguntas.

A relatório do Grupo de Trabalho 2 – Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade – faz parte do Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do IPCC, que será finalizado com a publicação dos resultados do Grupo de Trabalho 3 (Mitigação das Mudanças Climáticas) e do Relatório de Síntese, até o final de 2014.

A coletiva será aberta pelo presidente da ABC, Jacob Palis, e pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre.

A apresentação do documento – seguida por perguntas e respostas – será realizada na Academia Brasileira de Ciências (ABC), localizada à rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar – Centro, Rio de Janeiro.

Favor confirmar presença enviando email para a Assessoria de Comunicação da ABC – ascom@abc.org.br – colocando no assunto: Coletiva do IPCC e no corpo de e-mail nome, veículo, email e telefone de contato.

Sobre o IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988 para fornecer ao mundo uma visão científica clara sobre a mudança do clima e seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos. Hoje, possui 195 Estados-membros.

O IPCC é uma instituição que analisa e avalia a informação científica, técnica e socioeconômica mais recente, produzida globalmente, para compreender as mudanças climáticas. Milhares de cientistas de todo o mundo contribuem voluntariamente para o trabalho do IPCC com o objetivo de mostrar a diversidade de opiniões e conhecimentos.

Sobre o apresentador

O Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, José Marengo é pesquisador 1-A do CNPq. Graduado em Física e Meteorologia pela Universidad Nacional Agraria (Peru) e mestre em Engenharia de Recursos de Água e Terra pela mesma instituição, Marengo é doutor em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin – Madison (Estados Unidos). Fez pós-doutorado em Modelagem Climática na NASA-GISS, Columbia University e na Florida State University.

José Marengo foi coordenador científico da previsão climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Atualmente, é pesquisador titular e professor de pós-graduação do INPE e chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE). Também é membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas e de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças climáticas e globais, entre eles IPCC.

Serviço

Evento: Apresentação do Resumo para Formuladores de Políticas do Grupo de Trabalho 2 (GT 2) do 5º Relatório de Avaliação (IPCC- AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
Data: 1º de abril de 2014
Horário: 14h
Local: Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Endereço: Rua Anfilófio de Carvalho, 29 – 3º andar – Centro, Rio de Janeiro (próximo ao metrô Cinelândia).

Mais informações:

Academia Brasileira de Ciências
Elisa Oswaldo-Cruz – elisa@abc.org.br
(21) 3907-8115
Ana Siqueira – absiqueira@abc.org.br
(21) 3907-8126

IPCC
Felipe Correia – felipe.correia@xcomunicacao.com.br
(21) 2898 7455 | 98283-1502

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Valéria Schilling – valeria.schilling@unic.org
(21) 2253-2211 | 98202-0171

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Renato Hoffmann – renato.hoffman@mct.gov.br
(61) 2033-8073 | 9634-4749