Atriz de ‘O Tigre e o Dragão’ revela nomes dos primeiros embaixadores animais do PNUD

Dupla de pandas vai divulgar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e alertar para ameaças à biodiversidade do planeta. Anúncio foi feito em Nova York pela renomada Michelle Yeoh, de ‘O Tigre e o Dragão’. Atriz é embaixadora da Boa Vontade do PNUD.

Michelle Yeoh anunciou resultado de competição mundial que decidiu nome dos pandas embaixadores do PNUD. Foto: PNUD / Freya Morales

Michelle Yeoh anunciou resultado de competição mundial que decidiu nome dos pandas embaixadores do PNUD. Foto: PNUD / Freya Morales

A atriz e embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Michelle Yeoh, anunciou em setembro os resultados de uma competição mundial que definiu os nomes dos primeiros animais embaixadores da agência da ONU — um par de pandas.

Os ursos nasceram no centro de preservação de pandas de Chengdu, na China, em 2015 — ano em que a comunidade internacional adotou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A dupla foi apontada como animais embaixadores do PNUD para ajudar a divulgar a nova agenda global.

“É com satisfação e orgulho que anuncio que os nomes dos nossos pandas embaixadores são Qiqi e Diandian”, anunciou Michelle durante evento das Nações Unidas em Nova York. Em português, os nomes significam “começo” e “momento” respectivamente.

“Juntos, os nomes formam o sentido de início de uma jornada – nesse caso, nossa jornada juntos a caminho de 2030, conforme trabalhamos para alcançar os Objetivos Globais”, completou a atriz.

Os pandas simbolizam também os riscos enfrentados pela vida selvagem do planeta por causa das mudanças climáticas e da destruição de habitats naturais. O PNUD lembra que tanto a biodiversidade quanto ecossistemas saudáveis são essenciais para garantir o bem-estar humano.

“De fato, tratar o tema da perda de biodiversidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,” observou Michelle. “No PNUD, esperamos que nossos gêmeos embaixadores panda possam ajudar no engajamento de pessoas com os Objetivos e informar ao mundo sobre nossos esforços para promover o desenvolvimento sustentável em escala global.”

A competição para dar nome aos pandas contou com a participação de milhares de pessoas de 116 países diferentes. O concurso foi realizado em parceria com dezenas de zoológicos.

Michelle lembrou ainda que conheceu os animais em maio.“Foi um encontro maravilhoso, mas lhes faltava algo – um nome. Fico feliz em poder anunciar seus nomes depois de tanto procurar”, disse a atriz.