Assembleia Geral da ONU: ‘Alcançar o desenvolvimento sustentável é principal desafio do século 21’

Novo relatório da ONU sobre desenvolvimento sustentável afirma que, apesar das várias crises enfrentadas pelo mundo, “este não é o momento para o desespero, mas para a solução”.

Presidente da Assembleia Geral da ONU, Vuk Jeremic. Foto: ONU/JC Mcllwaine

O Presidente da Assembleia Geral da ONU, Vuk Jeremic, ressaltou nesta segunda-feira (09), que a busca pelo desenvolvimento sustentável será crucial para os Estados-Membros na redução de algumas das questões mais importantes do mundo, como a pobreza, a instabilidade econômica e a desigualdade social.

“Alcançar o desenvolvimento sustentável é o principal desafio do século 21”, disse Jeremic, no lançamento do relatório feito pelo seu painel consultivo de alto nível – liderado pelo economista, Jeffrey Sachs. O documento, intitulado As Nações Unidas na Era do Desenvolvimento Sustentável, analisa como os países podem enfrentar questões globais e superar crises interconectadas através da cooperação. Ele foi apresentado nesta segunda-feira (9) durante uma reunião informal da Assembleia.

O relatório afirma que apesar das várias crises enfrentadas pelo mundo, “este não é o momento para o desespero, mas para a solução”, acrescentando que a ONU “deve ser o centro vital do esforço sustentável, reunindo todas as partes interessadas: empresas privadas, organizações não governamentais, universidades, centros de pesquisa, instituições financeiras internacionais e os próprios órgãos da ONU.”

O documento contém uma série de propostas específicas, como a criação de novas comissões permanentes sob os auspícios da Assembleia Geral e do Fórum Político de Alto Nível para supervisionar o progresso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e fazer recomendações sobre como eles podem ser mais efetivamente implementados.