Assembleia Geral aprova orçamento de US$3 bilhões para ONU em 2020

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou um orçamento de 3 bilhões de dólares para o funcionamento da organização em 2020.

O montante foi aprovado após debates da 5ª Comissão, que trata de questões administrativas e de orçamento. O valor representa um aumento de cerca de 8 milhões de dólares em relação ao total solicitado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Cia Pak

Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Cia Pak

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou um orçamento de 3 bilhões de dólares para o funcionamento da organização em 2020.

O montante foi adotado após debates da 5ª Comissão, que trata de questões administrativas e de orçamento. O valor aprovado na sexta-feira (27) representa um aumento de cerca de 8 milhões de dólares em relação ao total que foi solicitado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Pela primeira vez desde 1973, a ONU adota um orçamento anual e não bienal tendo como base os relatórios da comissão especializada.

O presidente da Assembleia Geral, Tijjani Muhammad-Bande, disse que a adoção do orçamento e de outras decisões importantes da 5ª Comissão eram essenciais para o bom funcionamento das Nações Unidas.

Em sua mensagem, Muhammad-Bande destacou o sucesso dos trabalhos do órgão sublinhando que o novo orçamento fornece os recursos necessários ao Secretariado da ONU para realizar suas várias tarefas.

O representante realçou que no próximo ano será feita a preparação para o início da Década de Ação para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As Nações Unidas estabeleceram que a partir de 2020 todos os Estados-membros devem intensificar seus esforços para a implementar as metas globais.

Aprovados em 2015, os 17 objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável promovem o fim da pobreza, da fome, a igualdade de gênero e medidas urgentes para combater os efeitos das mudanças climáticas.