ARTIGO: Voluntários oferecem tempo, habilidades e entusiasmo às comunidades do mundo

Em artigo, o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner, fala sobre a importância do trabalho dos voluntários para o combate às mudanças climáticas, para a prestação de cuidados e saúde e para a criação de oportunidades para as pessoas mais marginalizadas no mundo todo.

“Os notáveis resultados já alcançados pelas voluntárias e voluntários todos os dias mostram como é possível desempenhar um papel ativo na formação de um futuro mais brilhante, sustentável e inclusivo.” Leia o artigo completo.

Grupos de voluntários podem ser agentes de mudanças por meio do engajamento da comunidade e atuação das pessoas. Foto: Allyson Pallisser/UNV Brasil

Foto: Allyson Pallisser/UNV Brasil

Por Achim Steiner*

No Dia Internacional do Voluntário, reconhecemos aproximadamente 1 bilhão de voluntárias e voluntários, que oferecem suas habilidades, tempo e entusiasmo às comunidades em todo o mundo.

Ao combater a mudança do clima, prestar cuidados de saúde e dar às pessoas marginalizadas mais oportunidades de melhorar seu próprio futuro, cerca de 8.000 voluntários das Nações Unidas atendem atualmente a mais de 40 entidades da ONU.

Por exemplo, o UNV (United Nations Volunteers) trabalha com a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul para criar fóruns neutros, reunir partidos em conflito e ajudar a construir a paz.

No Paquistão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mobilizou mais de 150 voluntárias e voluntários da ONU como monitoras e monitores para apoiar campanhas de avaliação da capacidade de lidar prontamente com o sarampo, visando a 32 milhões de crianças.

A inclusão é uma característica definidora do voluntariado. O UNV oferece ampla variedade de oportunidades para que todas e todos façam a diferença, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, status econômico.

Exemplo disso está no Programa de Talentos do UNV para Jovens Profissionais com Deficiência, iniciativa do PNUD – da Armênia ao Zimbábue, 15 voluntários da ONU trabalham com o PNUD e fomentam a inclusão em sua capacidade, como modelos nos países em que atuam.

No Dia Internacional do Voluntário, parabenizo o trabalho das voluntárias e voluntários em todo o mundo – uma contribuição que será cada vez mais essencial na Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se aproxima.

E os notáveis resultados já alcançados pelas voluntárias e voluntários todos os dias mostram como é possível desempenhar um papel ativo na formação de um futuro mais brilhante, sustentável e inclusivo.

*Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)