Após acordo, agência ONU recebe documentos do programa nuclear iraniano

A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) foi convidada a acompanhar e verificar as medidas no domínio nuclear estabelecidas no acordo histórico alcançado em meados de julho entre os negociadores internacionais e o governo do país.

A central nuclear de Bushehr no Irã. Foto: AIEA/Paolo Contri

A central nuclear de Bushehr no Irã. Foto: AIEA/Paolo Contri

A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) informou nesta segunda-feira (17) que recebeu do Irã informações sobre as suas atividades nucleares, em conformidade com um acordo assinado entre as duas partes para que a agência de vigilância avalie possíveis as dimensões militares do programa no final do ano.

“O Irã forneceu para a agência sua explicação por escrito e documentos relacionados, como acordado no roteiro para esclarecimento de questões passadas e do presente sobre o programa nuclear iraniano, concluído entre a AIEA e a República Islâmica do Irã em 14 de julho de 2015”, anunciou a agência.

A AIEA foi convidada a acompanhar e verificar as medidas no domínio nuclear estabelecidas no acordo histórico alcançado em meados de julho entre os negociadores internacionais e o governo do país. O acordo define uma sequência clara de atividades ao longo dos próximos meses, incluindo o fornecimento por parte do Irã de explicações sobre questões pendentes.