Angola prepara relatório sobre Objetivos do Milênio 2015

Coordenador do Sistema ONU no país destacou que Angola tem realizado importantes transformações nestes últimos anos.

Crianças angolanas estudam em um local improvisado na cidade de Kuito, capital da província de Bié, em 2007. Foto: Rafaela Printes/Wikipédia/CC

Crianças angolanas estudam em um local improvisado na cidade de Kuito, capital da província de Bié, em 2007. Foto: Rafaela Printes/Wikipédia/CC

O governo da Angola, representado pelo ministro do Planejamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, junto com o coordenador do Sistema das Nações Unidas no país, Paolo Balladelli, presidiram nesta segunda-feira (15) um workshop de preparação do relatório do país sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de 2015.

Durante a cerimônia de abertura, Graça ressaltou a importância deste encontro para a preparação de um documento nacional que retrate a situação dos compromissos assumidos pelo país no ano 2000. Entre os ganhos alcançados pelo país, ele destacou a redução da pobreza, o aumento no acesso à educação, saúde, água e energia, o crescimento dos recursos humanos qualificados, a diminuição da taxa de mortalidade infantil e a melhoria das condições de habitação, entre outros.

Ele também disse que esse momento é “um marco e um desafio no reforço das respostas de Angola para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e criar as condições para que o país defina e acompanhe a Agenda Pós-2015 e os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seus indicadores”.

Já Balladelli realçou no seu discurso que Angola tem realizado importantes transformações nestes últimos anos. O país pôs fim à guerra e a economia tem mostrado um rápido crescimento, resultado do progresso da indústria do petróleo.