Aliança empresarial lança cartilha de ética e transparência no setor de limpeza urbana

Para promover a ética e a transparência no setor de limpeza urbana, resíduos sólidos e esgotamento sanitário, a Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto Ethos mobilizaram empresas e instituições para criar a ‘Cartilha da Integridade’. Documento orienta profissionais sobre como agir em situações que podem expor as companhias da área a riscos de corrupção.

Integridade no setor de limpeza urbana é tema de publicação da Rede Brasil do Pacto Global e Instituto Ethos. Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

Integridade no setor de limpeza urbana é tema de publicação da Rede Brasil do Pacto Global e Instituto Ethos. Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

Para promover a ética e a transparência no setor de limpeza urbana, resíduos sólidos e esgotamento sanitário, a Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto Ethos mobilizaram empresas e instituições para criar a Cartilha da Integridade. Documento orienta profissionais sobre como agir em situações que podem expor as companhias da área a riscos de corrupção.

Por meio de exemplos concretos, o material detalha como reagir em contextos onde alguém propõe uma conduta ilícita. A publicação também apresenta práticas preventivas.

Com a cartilha, as instituições parceiras esperam construir um novo padrão de conduta para todas as empresas do segmento. A publicação faz parte de um conjunto de ações que inclui um pacto setorial contra a corrupção e treinamentos para as companhias que atuam com limpeza urbana, resíduos sólidos e efluentes.

Para Carlo Pereira, secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, a ferramenta é fruto de mais uma parceria bem-sucedida entre a aliança corporativa e o Instituto Ethos. “As entidades buscam, juntas, dar luz às questões de integridade no meio empresarial brasileiro”, afirmou o dirigente.

Acesse a Cartilha da Integridade clicando aqui.