Alerta sobre ofertas fraudulentas de emprego e trabalho

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A ONU está ciente sobre as ofertas de emprego fictícias que são divulgadas via email ou em anúncios online. Muitas delas consistem em uma suposta oferta de emprego ou contrato com a ONU em troca do pagamento de taxas ou do fornecimento de informações pessoais ou bancários.

Por favor, observe que a ONU não cobra qualquer tipo de taxa durante a fase de recrutamento (candidatura, entrevista, reunião, viagem, processamento, treinamento ou quaisquer outras taxas).

Essa correspondência fraudulenta pode parecer legítima: elas podem apresentar o logotipo da ONU ou de uma de suas agências, podem parecer ter origem a partir de um endereço de email ou site com aparência oficial, ou ainda ser enviadas por pessoas que se passam por representantes da ONU ou de uma organização que inclui o palavra “ONU” em seu nome. Estas tentativas de fraude iludem as pessoas com o objetivo de extrair dinheiro e/ou informações pessoais.

A ONU anuncia suas oportunidades de emprego e de contratação em seus sites globais (saiba quais são aqui) ou nos sites locais das Nações Unidas (acesse aqui a lista). A ONU também se utiliza, eventualmente, de meios de comunicação com credibilidade para divulgar suas vagas.

Tome cuidado caso uma oferta de emprego pareça boa demais para ser verdade. Nunca divulgue informações pessoais e bancárias ou envie dinheiro, se você não tiver certeza da autenticidade de um e-mail ou qualquer outra comunicação em nome da ONU. Se você estiver em dúvida, entre em contato conosco para confirmação pelo Fale Conosco (clique aqui).

Se você forneceu por engano suas informações para um fraudador suspeito, por favor denuncie para as autoridades policiais locais para uma ação adequada.


Comente

comentários