Ajuda Pública para o Desenvolvimento aumentou 66% entre 2000 e 2014, afirma novo relatório da ONU

“Devemos aplaudir aqueles doadores que atualmente atendem ou excedem o objetivo da ONU de consagrar 0,7% do PIB a esta ajuda”, disse a administradora do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, no lançamento do Balanço da Parceria Global para o Desenvolvimento.

Produzido pela Força Tarefa dos ODM – formada por mais de 30 organizações com o objetivo de avaliar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – o relatório Balanço da Parceria Global para o Desenvolvimento, lançado nesta sexta-feira (18), na sede da ONU em Nova York, analisa os avanços do oitavo objetivo.

Entre as principais revelações do relatório destaca-se o grande aumento que a Ajuda Pública para o Desenvolvimento (APD) teve entre os anos de 2000 e 2014, quando subiu 66%.

O nível de APD, disse a administradora do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, tem ficado em 130 bilhões de dólares nos últimos dois anos. “Devemos aplaudir aqueles doadores que atualmente atendem ou excedem o objetivo da ONU de consagrar 0,7% do PIB a esta ajuda. Agradecemos aos outros que se esforçam para atingir esse objetivo e as contribuições crescentes de cooperação para o desenvolvimento Sul-Sul.”

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apesar dos avanços em diversas áreas. grandes lacunas permanecem para reduzir as vulnerabilidades dos países em desenvolvimento, incluindo os países menos desenvolvidos, os países em desenvolvimento sem litoral e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento.