Água e energia devem ser distribuídas de forma equitativa e eficiente, diz secretário-geral da ONU

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Mundial da Água, marcado todo ano no dia 22 de março.

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Mundial da Água, marcado todo ano no dia 22 de março.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

“A água está no cerne do desenvolvimento sustentável.

A comemoração do Dia Mundial da Água este ano centra-se nas relações entre a água e a energia. Ambos são importantes para a erradicação da pobreza e interagem entre si de formas que podem ajudar – ou atrapalhar – nossos esforços para construir sociedades estáveis e uma vida digna para todos.

As mudanças climáticas, impulsionadas em grande parte pelo uso insustentável de energia, vão exacerbar o estresse hídrico e a escassez de água em muitas regiões.

Os esforços para proporcionar o acesso universal à água e à energia serão prejudicados se a tendência atual de aquecimento global continuar.

As muitas e fortes ligações entre água e energia exigem políticas integradas coerentes e estratégias inovadoras. A água deve ser usada e a eletricidade deve ser gerada e distribuída de forma equitativa e eficiente, para que todos recebam uma parte justa.

Estes são os objetivos do trabalho sendo desenvolvido pela iniciativa da ONU-Água e ‘Energia Sustentável para Todos’. Estas questões também são elementos de importância crucial em nossas discussões sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015.

No Dia Mundial da Água, vamos nos comprometer a desenvolver as políticas necessárias para garantir que a água e a energia sustentáveis sejam para muitos e não apenas para alguns.”

________________
Saiba mais: http://research.un.org/en/water2015 e www.un.org/en/events/waterday