Isabella Groegor-Cechowicz, gerente-geral global para serviços públicos da SAP, reúne-se com Hiroshi Kuniyoshi, vice-diretor geral da UNIDO. Foto: UNIDO

Agência da ONU firma parceria com empresa de software para monitoramento dos objetivos globais

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) anunciou na terça-feira (17) ter firmado parceria com a empresa alemã de software SAP SE para avançar na conquista dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A parceria terá como foco o desenvolvimento de uma plataforma, denominada SAP Digital Boardroom, destinada a monitorar, gerir e reportar dados sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas relacionadas à indústria global.

O comércio eletrônico é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, segundo a UNIDO. Foto: EBC

Evento da ONU na China promove comércio eletrônico e indústria verde nos BRICS

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) realizou no fim de setembro (19) um fórum em Xiamen, na China, para divulgar a experiência de empresas verdes chinesas e promover o comércio eletrônico entre pequenas e médias empresas (PME).

O foco do evento foram países dos BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e o “One Belt, One Road”, ambicioso plano de investimentos chinês para estimular o comércio e o crescimento econômico na Ásia e em outras regiões do globo.

Protocolo de Montreal quer eliminar produção e consumo de HCFCs no mundo até 2040. Foto: Flickr / Observatório da Terra da Nasa (CC)

Brasil celebra iniciativas de preservação da camada de ozônio e 30 anos do Protocolo de Montreal

O Ministério do Meio Ambiente e parceiros, entre eles o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), realizam na sexta-feira (15) evento em Brasília (DF) para comemorar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

A cerimônia também celebra os 30 anos do Protocolo de Montreal e os principais avanços rumo à sua implementação, com foco na eliminação dos HCFCs — substância destruidora da camada de ozônio — nos setores de espuma, refrigeração e ar-condicionado.

Porto de Tema, em Gana. Foto: Banco Mundial/Jonathan Ernst

Recomendações econômicas da ONU mostram-se exatas e aplicáveis ao desenvolvimento, diz relatório

Análises econômicas feitas pelas Nações Unidas nos últimos 70 anos mostraram-se precisas e úteis para ajudar países a enfrentar a atual situação econômica mundial e implementar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concluiu novo relatório da Organização.

Publicado pela primeira vez em janeiro de 1948, após a Segunda Guerra Mundial, a Pesquisa Econômica e Social Mundial (‘World Economic and Social Survey’) é o mais antigo relatório econômico e social anual do tipo e promove uma ampla compreensão do conceito de desenvolvimento.

O presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizzete, e o coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, firmaram acordo de parceria em Brasília. Foto: PNUD/Vivian Doherty

ONU Brasil e Frente Nacional dos Prefeitos reforçam parceria pelo desenvolvimento sustentável

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, firmaram na terça-feira (4) um memorando de entendimento com o objetivo de criar um marco de cooperação, além de facilitar e fortalecer a colaboração para promoção e alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Designer de roupas Lara Khoury em seu estúdio em Beirute. Foto: ONU Mulheres/Joe Saade

No Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, ONU reconhece jovens empreendedores

Com o tema deste ano “empreendimento juvenil e autoemprego”, o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado pela primeira vez este ano, busca aumentar a conscientização pública sobre os negócios que geralmente empregam menos de 250 pessoas.

Globalmente, as micro, pequenas e médias empresas formais e informais representam mais de 90% do total de empresas e contribuem, em média, em até 70% do total de empregos e 50% do PIB.

A indústria automobilística foi uma das mais afetadas em 2015. Foto: Fotos Públicas/GM Brasil

Países emergentes respondem por maior parte do crescimento industrial no 1º trimestre, diz UNIDO

A produção mundial subiu 2,1% no primeiro trimestre de 2016, comparado ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 0,3% correspondeu ao crescimento da produção industrial das economias industrializadas, e 4,7% das economias industriais em desenvolvimento.

A produção industrial da América Latina, que sofreu com a queda da demanda global por commodities e a baixa do preço dos combustíveis, recuou 3,3%. Um dos maiores declínios foi o do Brasil, de 11,2%. A produção industrial chinesa, por outro lado, teve alta de 7,4%.

Agência de desenvolvimento industrial da ONU busca parcerias para expandir curso de capacitação

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) abriu chamada pública em busca de parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com o objetivo de expandir seu programa de capacitação online.

Gratuito, o programa de capacitação da UNIDO utiliza metodologia de ensino à distância e foi desenvolvido por instituições espanholas, abordando temas como energias renováveis.

Observatório de Energias Renováveis conversou com Telma sobre o concurso, sua viagem a Viena e os desafios do desenvolvimento industrial sustentável na América Latina e no Caribe. Foto: UNIDO

Industrialização e sustentabilidade podem conviver, diz vencedora de concurso da UNIDO

“Não precisamos mais escolher entre industrialização e sustentabilidade, é vital encontrar maneiras originais para fazer com que funcionem em conjunto. Nenhum progresso será real se não tivermos como prioridade o respeito ao meio ambiente”, disse Telma Giovana de Freitas, vencedora do concurso de redação proposto pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Leia a entrevista.

Foto: UNIDO

Jovens brasileiros vencem concurso de redação da ONU sobre industrialização e desenvolvimento

Reduzir a pobreza por meio de atividades produtivas tendo em vista a preservação do meio ambiente foi uma das ideias abordadas pela estudante brasileira Telma Giovana de Freitas, que com outros dois jovens, um mexicano e um peruano, ficaram nos três primeiros lugares do concurso de redação promovido pelas Nações Unidas sobre desafios para industrialização dos países da América Latina e Caribe.

ONU: Países emergentes e em desenvolvimento são responsáveis pelo aumento da produção industrial global que teve média de 2,3% em 2014

O pior rendimento foi observado principalmente na Europa, que apesar dos sinais positivos no começo do ano, terminou afetada pelas tensões geopolíticas e sanções econômicas recíprocas. O anuário da ONUDI também destacou a desigualdade entre as nações, com o MVA per capita nos Países Menos Desenvolvidos menor de 60 dólares, comparado aos 4.725 dólares das economias industrializados.