O documento indica como países em desenvolvimento podem desenhar políticas públicas eficientes capazes de fomentar a geração de renda e a ampliação das capacidades produtivas nacionais. Foto: Governo do Brasil

UNIDO apresenta em Brasília nova edição de relatório sobre desenvolvimento industrial

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em conjunto com a embaixada da Argentina no Brasil, apresentou a representantes de governo federal, academia e comunidade internacional os resultados do estudo “Industrial Development Report – 2018”, na quarta-feira (29), em Brasília (DF).

O documento indica como países em desenvolvimento podem desenhar políticas públicas eficientes capazes de fomentar a geração de renda e a ampliação das capacidades produtivas nacionais.

A ONU Brasil realiza até setembro exposição no Rio com obras do artista paulistano Otávio Roth, que em 1978 criou e imprimiu xilogravuras que ilustram os trinta artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foto: UNIC Rio/Pedro Andrade

Exposição no Rio reafirma importância da Declaração dos Direitos Humanos 70 anos após adoção

Ao completar 70 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos permanece necessária e atual em um mundo marcado por crescentes conflitos, desigualdades sociais, racismo, deslocamento forçado e violência, especialmente contra ativistas.

A avaliação é de diplomatas, representantes do Sistema ONU e de organizações da sociedade civil presentes na abertura da exposição de xilogravuras do artista plástico brasileiro Otávio Roth, na quarta-feira (8), no Rio de Janeiro. A exposição fica no Centro Cultural Correios até 9 de setembro.

Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos / Acervo Otávio Roth

ONU inaugura no Rio exposição inédita com obras da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, com apoio do Acervo Otávio Roth e o Centro Cultural Correios, inaugura nesta quarta-feira (8) a exposição 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com obras de Otávio Roth.

Realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, a mostra apresenta 30 xilogravuras que traduzem os ideais de paz e igualdade defendidos nos artigos do documento. A entrada é franca.

A exposição fica em cartaz até 9 de setembro, das 12h às 19h.

Condicionadores de ar e refrigeradores normalmente usam gases de hidrofluorcarbonetos (HFCs). Foto: Flickr / Peter Morgan (CC)

Especialistas em refrigeração debatem uso de substâncias alternativas para proteger camada de ozônio

Cerca de 70 especialistas e técnicos em refrigeração e ar condicionado se reuniram em Porto Alegre (RS) na quinta-feira (28) para debater sobre fluidos frigoríficos alternativos ao HCFC-22, substância destruidora do ozônio utilizada pelo setor.

O workshop foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (UNIDO) no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).

Produtores rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária podem produzir biogás. Foto: CIBiogás

UNIDO e parceiros apresentam em Foz do Iguaçu projeto para impulsionar biogás no Brasil

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e parceiros apresentam na quarta-feira (6) durante o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR), projeto que incentiva e fortalece o uso de biogás no Brasil, com foco na região Sul do país.

O objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis por meio da promoção da energia de biogás e de soluções de mobilidade baseadas em tecnologias de biogás e biometano.

Modelo de máquina frigorífica ("chiller") foi apresentado ao setor supermercadista durante a feira APAS Show 2018. Foto: UNIDO

Brasil apresenta modelo de máquina frigorífica que promove eficiência energética e sustentabilidade

Um modelo de máquina frigorífica (“chiller”) com alta capacidade de refrigeração, eficiência energética e ambientalmente adequado, produzido por uma empresa brasileira, foi apresentado ao setor supermercadista durante a feira APAS Show 2018, que reuniu 738 expositores de 19 países, no início de maio, em São Paulo.

A iniciativa é parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) para o setor de manufatura de equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, projeto implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Eletrofrio.

Adesivos nos trens divulgam informações sobre Protocolo de Montreal em Porto Alegre (RS). Foto: Trensurb/Artur Colombo

Assessor da ONU visita Trensurb para conferir trem adesivado em alusão ao Protocolo de Montreal

Na manhã desta terça-feira (19), Everaldo Fiorentino Meirelles, assessor de projeto da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), visitou a Trensurb em Porto Alegre (RS) e vistoriou o trem disponibilizado pela empresa para adesivagem alusiva ao Protocolo de Montreal.

A iniciativa é parte da campanha comemorativa dos 30 anos do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a Camada de Ozônio, iniciada em novembro, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, cobrou uma resposta da sociedade e do poder público à dura realidade enfrentada pela juventude afrodescendente. Foto: UNFPA/Agnes Sofia Guimarães

‘O racismo mata e não podemos ser indiferentes’, diz ONU Brasil em lançamento da campanha #VidasNegras

A ONU Brasil lançou na terça-feira (7) a campanha #VidasNegras, iniciativa de conscientização nacional pelo fim da violência contra a juventude afrodescendente. Em cerimônia que reuniu em Brasília cerca de cem autoridades públicas e representantes da sociedade civil e do corpo diplomático, dirigentes das Nações Unidas alertaram que cinco jovens negros morrem a cada duas horas no país. Por ano, o número chega a 23 mil.

O organismo internacional fez um apelo à sociedade brasileira e ao poder público por repostas ao racismo e à discriminação. Um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos no Brasil.

Participantes do Fórum Mundial de Investimentos Empresariais discutem melhores oportunidades para mulheres. Foto: ONU News/Vibhu Mishra

No Oriente Médio, fórum da ONU reúne mulheres para discutir melhores oportunidades nas empresas

Apesar dos grandes desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, ‘elas não estão indefesas’. Essa foi a mensagem central do painel ‘Mulheres na Indústria’, durante o Fórum Mundial de Investimentos Empresariais, organizado pelas Nações Unidas em Barein, no Oriente Médio.

Políticas, empresárias, funcionárias de instituições financeiras e de agências das Nações Unidas, além de jovens empreendedoras, reuniram-se na mesa-redonda para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres empresárias e como superá-los.

Campanha abordará estratégias para proteger a camada de ozônio. Imagem: Divulgação/PNUD

Brasil lança campanha nacional de conscientização sobre a camada de ozônio em parceria com trens e metrôs

Os usuários de trens e metrôs do Brasil terão contato, a partir da próxima segunda-feira (6), com os resultados e benefícios de 30 anos de implementação do Protocolo de Montreal. A iniciativa faz parte da campanha comemorativa dos 30 anos do Protocolo de Montreal e visa disseminar informações sobre as ações realizadas para eliminar as substâncias destruidoras da camada de ozônio.

A campanha visa atingir um público de cerca de 4,2 milhões de pessoas por dia em nove cidades de quatro regiões do país: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN).

Isabella Groegor-Cechowicz, gerente-geral global para serviços públicos da SAP, reúne-se com Hiroshi Kuniyoshi, vice-diretor geral da UNIDO. Foto: UNIDO

Agência da ONU firma parceria com empresa de software para monitoramento dos objetivos globais

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) anunciou na terça-feira (17) ter firmado parceria com a empresa alemã de software SAP SE para avançar na conquista dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A parceria terá como foco o desenvolvimento de uma plataforma, denominada SAP Digital Boardroom, destinada a monitorar, gerir e reportar dados sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas relacionadas à indústria global.

CEPAL pediu mais dados estatísticos para promover igualdade de gênero no acesso a serviços bancários. Foto: EBC

Evento da ONU na China promove comércio eletrônico e indústria verde nos BRICS

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) realizou no fim de setembro (19) um fórum em Xiamen, na China, para divulgar a experiência de empresas verdes chinesas e promover o comércio eletrônico entre pequenas e médias empresas (PME).

O foco do evento foram países dos BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e o “One Belt, One Road”, ambicioso plano de investimentos chinês para estimular o comércio e o crescimento econômico na Ásia e em outras regiões do globo.

Protocolo de Montreal quer eliminar produção e consumo de HCFCs no mundo até 2040. Foto: Flickr / Observatório da Terra da Nasa (CC)

Brasil celebra iniciativas de preservação da camada de ozônio e 30 anos do Protocolo de Montreal

O Ministério do Meio Ambiente e parceiros, entre eles o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), realizam na sexta-feira (15) evento em Brasília (DF) para comemorar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

A cerimônia também celebra os 30 anos do Protocolo de Montreal e os principais avanços rumo à sua implementação, com foco na eliminação dos HCFCs — substância destruidora da camada de ozônio — nos setores de espuma, refrigeração e ar-condicionado.

Porto de Tema, em Gana. Foto: Banco Mundial/Jonathan Ernst

Recomendações econômicas da ONU mostram-se exatas e aplicáveis ao desenvolvimento, diz relatório

Análises econômicas feitas pelas Nações Unidas nos últimos 70 anos mostraram-se precisas e úteis para ajudar países a enfrentar a atual situação econômica mundial e implementar os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concluiu novo relatório da Organização.

Publicado pela primeira vez em janeiro de 1948, após a Segunda Guerra Mundial, a Pesquisa Econômica e Social Mundial (‘World Economic and Social Survey’) é o mais antigo relatório econômico e social anual do tipo e promove uma ampla compreensão do conceito de desenvolvimento.

O presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizzete, e o coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, firmaram acordo de parceria em Brasília. Foto: PNUD/Vivian Doherty

ONU Brasil e Frente Nacional dos Prefeitos reforçam parceria pelo desenvolvimento sustentável

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, firmaram na terça-feira (4) um memorando de entendimento com o objetivo de criar um marco de cooperação, além de facilitar e fortalecer a colaboração para promoção e alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Designer de roupas Lara Khoury em seu estúdio em Beirute. Foto: ONU Mulheres/Joe Saade

No Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, ONU reconhece jovens empreendedores

Com o tema deste ano “empreendimento juvenil e autoemprego”, o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado pela primeira vez este ano, busca aumentar a conscientização pública sobre os negócios que geralmente empregam menos de 250 pessoas.

Globalmente, as micro, pequenas e médias empresas formais e informais representam mais de 90% do total de empresas e contribuem, em média, em até 70% do total de empregos e 50% do PIB.

A indústria automobilística foi uma das mais afetadas em 2015. Foto: Fotos Públicas/GM Brasil

Países emergentes respondem por maior parte do crescimento industrial no 1º trimestre, diz UNIDO

A produção mundial subiu 2,1% no primeiro trimestre de 2016, comparado ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 0,3% correspondeu ao crescimento da produção industrial das economias industrializadas, e 4,7% das economias industriais em desenvolvimento.

A produção industrial da América Latina, que sofreu com a queda da demanda global por commodities e a baixa do preço dos combustíveis, recuou 3,3%. Um dos maiores declínios foi o do Brasil, de 11,2%. A produção industrial chinesa, por outro lado, teve alta de 7,4%.

Agência de desenvolvimento industrial da ONU busca parcerias para expandir curso de capacitação

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) abriu chamada pública em busca de parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com o objetivo de expandir seu programa de capacitação online.

Gratuito, o programa de capacitação da UNIDO utiliza metodologia de ensino à distância e foi desenvolvido por instituições espanholas, abordando temas como energias renováveis.

Observatório de Energias Renováveis conversou com Telma sobre o concurso, sua viagem a Viena e os desafios do desenvolvimento industrial sustentável na América Latina e no Caribe. Foto: UNIDO

Industrialização e sustentabilidade podem conviver, diz vencedora de concurso da UNIDO

“Não precisamos mais escolher entre industrialização e sustentabilidade, é vital encontrar maneiras originais para fazer com que funcionem em conjunto. Nenhum progresso será real se não tivermos como prioridade o respeito ao meio ambiente”, disse Telma Giovana de Freitas, vencedora do concurso de redação proposto pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Leia a entrevista.

Foto: UNIDO

Jovens brasileiros vencem concurso de redação da ONU sobre industrialização e desenvolvimento

Reduzir a pobreza por meio de atividades produtivas tendo em vista a preservação do meio ambiente foi uma das ideias abordadas pela estudante brasileira Telma Giovana de Freitas, que com outros dois jovens, um mexicano e um peruano, ficaram nos três primeiros lugares do concurso de redação promovido pelas Nações Unidas sobre desafios para industrialização dos países da América Latina e Caribe.