Niky Fabiancic, coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, durante o encontro de 30 anos da ABC. Foto: Marcelo Guimarães/ABC

Sistema ONU no Brasil participa de comemorações dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

Representantes do Sistema ONU no Brasil participam nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) de eventos em comemoração aos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A ABC foi criada para coordenar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, no âmbito da política externa brasileira. Integrada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), a ABC trabalha no fortalecimento da cooperação do Brasil com o exterior.

Roger Moore, embaixador do UNICEF, em visita ao Cazaquistão. Foto: UNICEF

UNICEF lamenta morte de ator britânico Roger Moore, embaixador da agência

O diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anthony Lake, lamentou nesta terça-feira (23) em comunicado a morte do ator britânico Roger Moore, que também era embaixador da agência da ONU.

“Com a morte de Roger Moore, o mundo perde um de seus maiores defensores das crianças — e toda a família UNICEF perde um grande amigo. Em seus mais famosos papéis como ator, Roger foi a personificação da sofisticação ‘cool’; mas em seu trabalho como embaixador do UNICEF, ele era um defensor apaixonado — e altamente persuasivo — das crianças.”

Prêmio Itaú-Unicef prorroga prazo de inscrições para 2 de junho

A 12ª edição do Prêmio Itaú-UNICEF prorrogou o prazo de inscrições e receberá candidaturas até as 23h59 de 2 de junho. Com o tema “Educação integral: parcerias em construção”, premiação busca dar visibilidade para iniciativas de cooperação entre organizações da sociedade civil e escolas públicas que somam esforços para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social.

Imagem: UNICEF

UNICEF: 300 mil crianças refugiadas e migrantes viajaram desacompanhadas em 2015-2016

Em novo relatório, o Fundo das Nações para a Infância (UNICEF) aponta que o número global de crianças refugiadas e migrantes que se deslocam sozinhas atingiu um recorde, aumentando quase cinco vezes desde 2010,

Nos últimos dois anos, 200 mil crianças pediram refúgio, sozinhas, em 80 países. Segundo o UNICEF, no mesmo período, 100 mil menores desacompanhados foram presos na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Também no biênio 2015-2016, 170 mil adolescentes, meninos e meninas solicitaram asilo na Europa sem a companhia dos pais ou outros responsáveis.

A educação é essencial para promover a paz e da estabilidade em regiões tomadas pelo conflito. Foto: S. Escobar-Jaramillo/ACNUR

ONU e países da América Central discutem problemas sociais que fragilizam saúde da mulher e dos jovens

Representantes de oito países da América Central, de organizações não governamentais e das Nações Unidas se reuniram nesta semana (10), no Panamá, para discussões sobre a implementação a nível regional da Estratégia Mundial para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Marco global determina que Estados-membros da ONU ponham um fim, até 2030, à mortalidade de mulheres e jovens por problemas de saúde preveníveis.

UNICEF e Amil firmam parceria para combater má nutrição entre crianças e adolescentes

A Amil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) firmaram em abril uma parceria para desenvolver ações nas áreas de saúde e má nutrição infantis. Cooperação visa promover o aleitamento materno, garantir uma alimentação complementar saudável e prevenir o excesso de peso entre crianças e adolescentes da Amazônia, do Semiárido e de grandes centros urbanos.

Agência da ONU também planeja intervenções para reduzir índices de fome em comunidades indígenas.

A refugiada síria e ativista pela educação, Muzoon Almellehan, visita

Conflitos armados deixam 25 milhões de crianças fora da escola, diz UNICEF

Em 22 países, conflitos armados e violência deixam mais de 25 milhões de crianças de seis a 15 anos fora da escola. O número equivale a 22% do total de jovens nesta faixa etária. É o que revela um novo levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), divulgado na terça-feira (25). Segundo a agência da ONU, meninas são desproporcionalmente afetadas pelo abandono escolar motivado por guerras.

Acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde de Curitiba. Foto:SMCS/Valdecir Galor.

UNICEF alerta para elevado número de cesarianas no Brasil

O elevado número de cesarianas no país coloca o Brasil em segundo lugar no mundo em percentual deste tipo de parto. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece em até 15% a proporção recomendada de partos por cesariana, no Brasil esse percentual é de 57%. O alerta foi feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Entre os estados com maiores percentuais estão Goiás (67%), Espírito Santo (67%), Rondônia (66%), Paraná (63%) e Rio Grande do Sul (63%). Segundo estudos, grande parte das cesarianas é realizada de forma eletiva, sem fatores de risco que justifiquem a cirurgia, e antes de a mulher entrar em trabalho de parto.

Vítimas de tráfico humano. Foto: ONU/Martine Perret

ONU e UE lançam na quarta-feira (19) iniciativa para combater tráfico de pessoas e contrabando de migrantes

Na próxima quarta-feira (19), será lançada no Brasil a Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes (GLO.ACT). Cerimônia acontece às 10h30, na Casa da ONU, em Brasília. Iniciativa é da União Europeia (UE) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Treze países da África, Ásia, Leste europeu e América Latina, incluindo o Brasil, participam do projeto.

Uma criança de dois anos de idade é alimentada com um chá de nim em Rumbek, no Sudão do Sul. Foto: ACNUR / Rocco Nuri

Na África e no Iêmen, 20 milhões de pessoas estão em risco de morrer de fome

Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) pediu nesta terça-feira (11) apoio internacional para evitar que cerca de 20 milhões de pessoas em vários países na África e no Iêmen morram de fome. Segundo dados da ONU, desse contingente, 4,2 milhões são refugiados e o número de deslocados está aumentando em consequência da fome e da insegurança. As pessoas mais vulneráveis são crianças e mulheres que amamentam.

Brasil tem o maior índice de casamentos infantis da América Latina. Foto: EBC

Na América Latina e Caribe, 23% dos casamentos aconteceram quando um dos parceiros era menor de idade

Quase um quarto dos casamentos da região foi realizado quando um dos cônjuges era menor de idade. Estimativa foi divulgada em março durante encontro de representações diplomáticas e agências da ONU na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Especialistas e delegações de governos concordaram unanimemente que o matrimônio infantil é uma violação dos direitos humanos e uma ameaça à vida de meninas e adolescentes.

Parceria com a Montblanc, firmada em 2006 com uma visão sobre a importância de promover o direito à educação, já arrecadou mais de US$10 milhões para o trabalho do UNICEF. Foto: UNESCO

Montblanc e UNICEF renovam parceria para apoiar crianças por meio da educação

A companhia alemã Montblanc e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciaram na segunda-feira (3) a renovação de sua parceria para ajudar algumas das crianças mais vulneráveis do mundo a ter acesso à educação.

Na nova etapa, a cooperação entre a empresa e a agência da ONU permitirá o desenvolvimento de iniciativas pela melhoria da educação no Brasil, na China e em Djibuti.

Médico usa uma fita métrica para identificar a desnutrição aguda grave em um campo para refugiados na Somália. Foto: UNICEF / Holt

UNICEF: fome avança e leva desnutrição e doenças para crianças na Somália

Centenas de centros de nutrição apoiados pelo UNICEF trataram mais de 35,4 mil crianças com desnutrição aguda grave entre janeiro e fevereiro. O número corresponde a aumento de 58% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, mais de 18,4 mil casos de cólera e diarreia aquosa foram registados desde o início de 2017, superando os 15,6 mil relatados em todo o ano passado. A maioria dos casos ocorre em crianças pequenas. ONU corre contra o tempo para evitar mortes na região.

Meio milhão de crianças sofre de desnutrição aguda grave devido à guerra no país mais pobre do Oriente Médio. Foto: UNICEF

Conselho de Segurança deve exercer pressão pela paz no Iêmen, diz ONU

Enviado das Nações Unidas para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed, pediu que membros do Conselho de Segurança da Organização exerçam pressão sobre as partes em conflito no país para que todos se empenhem construtivamente na discussão do processo de paz na região.

Conflito no Iêmen completou dois anos nesta semana e, só no último ano, mais de 1,5 mil crianças morreram devido à violência, advertiu o chefe humanitário da ONU, Stephen O’Brien. Todos os dados são alarmantes: 15 milhões de pessoas sem acesso a serviços de saúde; 19 milhões de iemenitas precisam de assistência para não passar fome, o correspondente a mais de dois terços da população.

Diretor-executivo do UNICEF, Anthony Lake, segura criança de oito meses em Alsamah, no Iraque. Foto: UNICEF/Anmar

‘Iraque é um país de esperança em meio aos destroços da guerra’, diz chefe do UNICEF

Cerca de 1,4 milhão de crianças foram deslocadas pela violência no Iraque e 200 mil crianças permanecem presas em Mossul, onde persistem fortes combates entre forças do governos e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL). No entanto, as crianças têm o poder de tirar o país do conflito e trazer um futuro de paz, afirmou o diretor-executivo do UNICEF, Anthony Lake, após visita à região.

Evento em São Paulo discutirá direitos da criança no ambiente on-line. Foto: Acessa São Paulo

UNICEF debate em SP proteção dos direitos das crianças na era digital

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) participa de evento no próximo dia 4, em São Paulo, que debaterá os direitos das crianças e adolescentes na era digital, assim como políticas públicas que incorporem essa temática.

O seminário “Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas” é realizado por Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com UNICEF, SaferNet, e apoio do Instituto Alana. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube.

O Fórum é organizado por UNICEF e Childhood Brasil. Foto: Childhood Brasil

UNICEF organiza fórum em SP sobre direitos da criança

O Brasil recebe pela primeira vez, no próximo dia 4 de abril, o Fórum Global da Criança (Global Child Forum), que ocorrerá em São Paulo. Sob o tema “Investir em cada criança”, o evento destacará formas de as empresas promoverem o avanço social e econômico na América do Sul, apoiando os direitos da infância e da adolescência.

Organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela fundação Childhood Brasil, o encontro reunirá mais de 300 lideranças de empresas, governos, universidades e sociedade civil.

Smurfs foram à ONU para promover o Dia Internacional da Felicidade e os objetivos globais. Na foto, os dubladores dos personagens. Foto: ONU

No Dia da Felicidade, ONU e Smurfs unem-se pelo desenvolvimento sustentável

Cada pessoa — não importa se grande, pequena ou azul — pode tornar o mundo mais pacífico, igualitário e saudável, disseram representantes das Nações Unidas no sábado (18) a jovens reunidos em uma cerimônia especial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) que incluiu os Smurfs e a entrega da chave de Smurfdom. A cerimônia ocorreu para marcar o Dia Internacional da Felicidade, lembrado nesta segunda-feira (20).