Baleias-jubarte. Foto: Flickr (CC)/Christopher Michel

Em dia dos oceanos, ONU celebra compromisso para proteger 62% dos litorais contra poluição plástica

No Dia Mundial dos Oceanos, lembrado neste 8 de junho, o chefe da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, comemorou a adesão nesta semana de oito novos países à campanha Mares Limpos, iniciativa para proteger as águas salgadas do mundo contra a poluição plástica. Com isso, chegou a 51 o número de nações envolvidas com a estratégia das Nações Unidas, lançada em fevereiro de 2017. Juntos, países respondem por 62% de todas as costas do planeta.

Sobrevoo na bacia hidrográfica do rio Paranaíba. Foto: ANA/Hugo Rubens Pontoni

ONU participa de seminário nacional sobre bacias hidrográficas em Brasília

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou nesta quinta-feira (7) o seminário “O Brasil que Cuida de suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Bacias Hidrográficas”. O objetivo do seminário, segundo o MMA, foi integrar e mobilizar instituições parceiras para dar início ao processo de construção do programa que visa preservar, conservar e recuperar os rios brasileiros.

O coordenador-residente do Sistema ONU e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Niky Fabiancic, participou da mesa de abertura do seminário nesta manhã e aproveitou a oportunidade para reforçar sua relação com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase ao ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

Moradores de Watamu, no Quênia, trabalham coletando plástico nas praias. Foto: ONU Meio Ambiente/Cyril Villemain

Mundo está sendo ‘inundado’ por lixo plástico, diz secretário-geral da ONU

O mundo deve se unir para “vencer a poluição por plástico”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrando que as partículas de microplástico hoje presentes no oceano “superam as estrelas de nossa galáxia”.

“Nosso mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais”, afirmou. “Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”.

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, gestores, acadêmicos, trabalhadores e professores envolvidos no desenvolvimento de políticas públicas de saúde podem participar de dois suplementos temáticos da publicação. Foto: EBC

UNESCO divulga pesquisa sobre tecnologia digital na gestão das redes estaduais de ensino

A UNESCO apresenta nesta semana (6), em Salvador, uma pesquisa sobre a utilização de tecnologias digitais na administração da educação pública. Desenvolvida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), análise reúne dados de todo o Brasil. Evento de divulgação é uma das atividades do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, que teve início nesta segunda-feira (4) e vai até a próxima sexta.

Lewis Pugh, embaixador da Boa Vontade da ONU Meio Ambiente, percorre a nado o Mar Vermelho. Foto tirada na Reserva Marinha de Aqaba, na Jordânia. Foto: ONU Meio Ambiente

Na semana do meio ambiente, UNESCO lança tradução de publicação sobre ciências oceânicas

Na Universidade de São Paulo (USP), a UNESCO lança na próxima quinta-feira (8), Dia Mundial dos Oceanos, a tradução para o português do resumo executivo do Relatório Mundial sobre a Ciência Oceânica. Iniciativa marca a Semana Mundial do Meio Ambiente. Divulgação acontece em evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) do centro universitário.

Agência da ONU também promoverá debates no Rio de Janeiro e em Brasília. Na capital fluminense, organismo apoia limpeza de praia em Ipanema.

Imagem: MinC

Em São Paulo, governo realiza seminário sobre tráfico de bens culturais com participação da UNESCO

Evento nos dias 4 e 5 de junho reunirá especialistas e representantes de órgãos federais do Brasil, Chile e Peru, além de profissionais do mercado das artes e especialistas da UNESCO.

Ao serem roubados e comercializados ilegalmente, obras de arte, artigos religiosos, artefatos arqueológicos, acervos bibliográficos e documentos históricos, entre outros objetos, podem também ser usados em outros crimes, como lavagem de dinheiro e até mesmo financiamento do terrorismo.

Visitante contempla obra 'Encontro das Águas', de Sandra Cinto. Foto: Prêmio Arte na Escola Cidadã

Com cooperação da UNESCO, prêmio sobre ensino de arte no Brasil recebe inscrições até 10 de junho

Realizado com a cooperação da UNESCO, o Prêmio Arte na Escola Cidadã chega à sua 19ª edição em 2018. Iniciativa vai reconhecer cinco dos mais de 500 mil professores que lecionam Artes na educação básica brasileira. Premiação busca projetos de docentes que mobilizam e transformam alunos, cidadãos e comunidades. Vencedores ganharão 10 mil reais e as escolas onde trabalham receberão equipamentos e publicações.

O programa Escola sem Partido viola frontalmente a Constituição e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro, segundo especialistas do governo federal e da ONU. Foto: EBC

Brasil: apenas 3,6% dos alunos da rede pública concluem o fundamental com habilidades avançadas de leitura

Taxa foi identificada pela UNESCO a partir dos resultados da Prova Brasil de 2013. Quando avaliado o desempenho em matemática, esse índice caía para 1,3%. Dados são de pesquisa que alerta também para desigualdades de cor e gênero no acesso ao aprendizado.

Relatório foi tema de seminário que reuniu cerca de 150 professores e especialistas de secretarias estaduais em Brasília nesta semana (23).

Panda em parque de Chengdu, cidade da China. Foto: Flickr (CC)/Alexis

Em dia mundial, ONU celebra 25 anos de convenção para proteger biodiversidade

As celebrações do Dia Internacional para a Diversidade Biológica, lembrado nesta terça-feira (22,) marcam os 25 anos da entrada em vigor de um tratado internacional, assinado por 196 países, para garantir a conservação e uso sustentável da riqueza natural do planeta.

Apesar de avanços, dirigentes da ONU alertam que recursos do meio ambiente não são inesgotáveis e estão ameaçados por atividades humanas. Para o secretário-geral António Guterres, futuro coletivo depende da proteção da biodiversidade.

Museu do Louvre, em Paris. Foto: Flickr (CC)/John Weiss

No dia dos museus, UNESCO lança versão em português de orientações sobre diversidade dessas instituições

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) disponibiliza neste 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a versão em português de suas recomendações sobre a proteção e promoção dessas instituições. Publicação aborda diversidade de acervos e o papel desses equipamentos culturais na sociedade. Documento está disponível gratuitamente em meio online.

Preservação de patrimônio documental será um dos temas de destaque de seminário em BH. Foto: Comitê brasileiro do Programa Memória do Mundo

No Brasil, comitê realiza oficinas gratuitas sobre como participar de programa de patrimônio da UNESCO

Em maio e junho, o comitê brasileiro do programa Memória do Mundo, da UNESCO, realiza oficinas gratuitas em diferentes regiões do país para orientar instituições que queiram propor a candidatura de patrimônios documentais junto à iniciativa. Acervos selecionados integrarão o registro nacional do projeto da agência da ONU. Prazo para envio de candidaturas se encerra em 31 de julho.

Segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros e negras, o que inclui pardos e pretos, compõem 53,6% da população brasileira. Foto: EBC

UNESCO e parceiro anunciam vencedores de concurso de vídeos sobre comunidades afrodescendentes

O programa IberCultura Viva divulgou na terça-feira (8) os dez vídeos selecionados no Concurso de curtas-metragens “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”. Entre os selecionados, estão cinco vídeos do Brasil, três da Argentina e dois do Chile. Os vencedores receberão prêmios de 500 dólares.

Lançado pelo programa de cooperação intergovernamental IberCultura Viva e pelo escritório de representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, o concurso teve como objetivo selecionar vídeos que promovessem uma reflexão sobre as comunidades afrodescendentes e a busca do pleno exercício de seus direitos culturais.

Foto: Centro de Memória Paz e Reconciliação da Colômbia

Comitê de cultura de paz da UNESCO realiza 120º fórum em São Paulo

O Comitê da Cultura de Paz da UNESCO promove em São Paulo, nesta terça-feira (8), seu 120º Fórum, que terá como tema a Objeção da Consciência — o limite que liberta. Evento discute como o respeito a posicionamentos individuais, baseados na diversidade religiosa, cultural e social, pode trazer transformações no setor privado, forças armadas, academia, administração pública, atividades políticas, artes e meios de comunicação. Com entrada gratuita, o debate acontece no Teatro do Sesc Vila Mariana.

Foto: EBC

UNESCO oferece formação em programas de planejamento e gestão de sistemas educacionais

Para marcar seu vigésimo aniversário, o Escritório para a América Latina do Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO (IIPE-UNESCO Buenos Aires) oferecerá este ano quatro programas de treinamento virtuais e presenciais destinados a funcionários e técnicos de educação latino-americanos.

A capacitação é uma contribuição da UNESCO para ajudar os países da região a cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, que visa assegurar educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Louis Armstrong, trompetista, músico, compositor e uma das mais proeminentes figuras do jazz norte-americano. Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Em dia mundial, UNESCO lembra que jazz teve origem na resistência contra opressão

Em mensagem para o Dia Internacional do Jazz, lembrado neste 30 de abril, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, afirmou que “a mensagem pela liberdade está enraizada no coração desse gênero”. A chefe da agência da ONU disse ainda que a trajetória original do estilo musical visava “expressar a dignidade e os direitos humanos” e, por isso, o jazz tocou e continua a tocar pessoas de todas as origens linguísticas, políticas e econômicas.

Mapa mostra invasão dos Holandeses a Pernambuco em 1630. Imagem: Biblioteca Nacional

UNESCO discute futuro de projeto para coletar e preservar documentos sobre o Brasil Colônia

No Rio de Janeiro, a UNESCO participou na semana passada de um seminário para avaliar o andamento do projeto Resgate Barão do Rio Branco, iniciativa que visa identificar e preservar documentos históricos sobre o Brasil Colonial. Fruto de uma parceria entre a Biblioteca Nacional e a agência da ONU, o programa já foi atrás de arquivos em mais de 500 instituições de nove países, permitindo a recuperação de 4 milhões de manuscritos e códices.

O fotojornalista egípcio Mahmoud Abu Zeid, conhecido como Shawkan. Foto: Twitter/@ShawkanZeid

Fotojornalista preso no Egito recebe prêmio de liberdade de imprensa da UNESCO

Um fotojornalista que está preso há quase 5 anos por cobrir um protesto no Cairo foi selecionado para receber o prêmio de liberdade de imprensa deste ano, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Mahmoud Abu Zeid, conhecido como Shawkan, receberá o Prêmio Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa 2018, a ser concedido em 2 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

"Direito à educação e direitos na educação em perspectiva interdisciplinar" é uma coletânea composta por 19 artigos de diferentes especialistas que apresentam aspectos teóricos e práticos do direito à educação.

USP e UNESCO lançam em São Paulo publicação sobre direito à educação

A Cátedra UNESCO de Direito à Educação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e a representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil promoveram na segunda-feira (23) o Seminário Internacional Responsabilidades na Educação.

O evento teve palestra, debates e lançamento de publicação sobre o tema, com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

Foto: Flickr (CC)/jvoves

Livros fortalecem diálogo e entendimento mútuo, diz UNESCO em dia mundial

Em mensagem para o Dia Mundial do Livro, lembrado nesta segunda-feira (23), a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, defendeu que a data é uma celebração das liberdades humanas “mais essenciais”, como as liberdades de expressão e de publicação. Dirigente disse que os livros “permitem o compartilhamento de ideias e conhecimento através das fronteiras e fortalecem o entendimento mútuo e o diálogo”.

Gianluigi Buffon, goleiro da Juventus, em foto de 2016. Foto: Wikimeadia Commons/Doha Stadium Plus Qatar (CC)

UNESCO e Juventus lançam concurso de fotografia sobre futebol

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o clube italiano Juventus lançaram nesta semana um concurso de fotografias com o objetivo de retratar formas com as quais o futebol promove a inclusão, supera estereótipos e reverte discriminações.

Para participar do concurso, é necessário enviar uma fotografia retratando esse potencial do esporte, com uma mensagem de paz e tolerância. Os vencedores receberão prêmios e participarão de uma campanha em vídeo. As inscrições vão até 6 de maio.

Crianças em uma escola da ONU em Gaza. Foto: UNRWA/Rushdi Al Saraj

ONU condena resposta de Israel a protestos de palestinos em Gaza

Forças israelenses usaram munição real e gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que se reuniram em Gaza por ocasião do Dia da Terra para pedir seu direito de voltar para suas casas. A maioria da população de Gaza – submetida a um bloqueio aéreo, terrestre e marítimo abrangente por Israel nos últimos 10 anos – é composta por palestinos que foram expulsos à força de suas casas e terras desde 1948.

“Lembramos a Israel de suas obrigações de garantir que não seja empregada força excessiva contra os manifestantes e que, no contexto de uma ocupação militar, como é o caso em Gaza, o recurso injustificado e ilegal a armas de fogo por parte da lei, resultando em morte, pode significar um assassinato intencional, uma grave violação da Quarta Convenção de Genebra”, acrescentou o Escritório de Direitos Humanos da ONU.

Esporte e atividades físicas serão tema do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2016 do Brasil. Foto Bruno Fernandes

UNESCO: esporte é fórum único para ação e reflexão, podendo mudar sociedades

No Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, lembrado nesta sexta-feira (6), a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay, disse que o esporte é um fórum único para a ação e a reflexão, com o objetivo de transformar nossas sociedades.

“O esporte diz respeito ao esforço individual e ao esforço coletivo, à atividade individual e à prática social; tem como base os conceitos de respeito, compreensão, integração e diálogo, além de contribuir para o desenvolvimento e a realização das pessoas, independentemente de idade, gênero, origem, crenças e opiniões”, declarou Audrey em comunicado.

Festejos do Bumba meu boi no Maranhão. Foto: IPHAN/Edgar Rocha

Bumba meu boi dá 1º passo para se candidatar a patrimônio cultural da humanidade

Desde 2011, os festejos do Bumba meu boi no Maranhão são considerados patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nesta quinta-feira (5), o organismo entregará um dossiê de candidatura dessa manifestação cultural ao Ministério das Relações Exteriores, para concorrer ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela UNESCO.

Cerimônia de premiação ocorreu na Guiné Equatorial no fim de março. Foto: UNESCO

Pesquisadores de Brasil e de Portugal recebem prêmio da UNESCO na Guiné Equatorial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) entregou no fim de março (30) o Prêmio Internacional UNESCO-Guiné Equatorial para Pesquisa em Ciências da Vida.

A cerimônia aconteceu em Sipopo, na Guiné Equatorial. Foram três os premiados: a Organização de Pesquisa em Agricultura do Centro Volcani, em Israel, e os pesquisadores Rui Luís Gonçalves dos Reis, de Portugal, e Ivan Antonio Izquierdo, do Brasil.

Foto: Prefeitura de São Francisco da Glória

Grupo Assessor da ONU lança glossário de termos sobre água e saneamento

O que significa acesso universal e equitativo à água, dessalinização, eficiência do uso e gestão integrada dos recursos hídricos? Para apresentar de forma propositiva as definições internacionalmente acordadas sobre esses e outros temas, o Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil sobre a Agenda 2030 lançou na segunda-feira (19) em Brasília (DF) o glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Água potável e saneamento.

Langston Hughes, poeta e dramaturgo norte-americano. Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

UNESCO homenageia escritor negro norte-americano em dia mundial da poesia

No Dia Mundial da Poesia, observado neste mês (21), a UNESCO celebrou a trajetória e os versos do norte-americano Langston Hughes, um dos expoentes do movimento literário e cultural conhecido como a Renascença do Harlem. Nesse bairro de Nova Iorque, artistas e intelectuais desenvolveram formas particulares de expressão e de reflexão durante os anos 1920 a fim de afirmar sua negritude na sociedade estadunidense.

Criança toma banho em Kallyanpur, favela da capital de Bangladesh, Dhaka. Foto: ONU/Kibae Park

Universalização do saneamento está lenta demais na maior parte dos países

Rascunho do relatório de monitoramento global da ONU para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, que prevê assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos até 2030, mostrou que a cobertura básica de saneamento está piorando em 20 países. O documento indicou que o progresso para a universalização do serviço está lenta demais em 89 nações e somente 14 países estão no caminho de atingir a cobertura universal nos próximos 12 anos.

A prévia do documento foi divulgada durante o Fórum Mundial da Água, que ocorre até esta sexta-feira (23) em Brasília (DF).