Voluntários de diferentes países reuniram-se em Foz do Iguaçu para série de atividades e palestras sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foto: PNUD

Centenas de jovens latino-americanos se reúnem em Foz do Iguaçu para discutir voluntariado

Centenas de jovens da Argentina, Brasil, Chile, México e Paraguai reuniram-se em Foz do Iguaçu em julho (14) para a Conferência Latino-Americana do Rotaract’s Clubs, organização voltada para promover o voluntariado entre pessoas de 18 a 29 anos. Evento contou com o apoio do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) e abordou as metas da ONU para erradicar a pobreza e combater as mudanças climáticas.

Nikolaj Coster-Waldau é embaixador da Boa Vontade do PNUD. Foto: PNUD

Estrela de ‘Game of Thrones’ lança campanha de doações para programa da ONU

O ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, famoso por interpretar Jaime Lannister na série Game of Thrones, lançou nesta semana uma campanha de doações para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organismo dedicado a combater a pobreza e as mudanças climáticas. Julho é o mês do aniversário do artista, que afirmou à agência da ONU desejar, como presente, nada mais que “um planeta saudável”. Saiba como contribuir.

Cidades são fonte de riqueza, mas também de desafios de habitação e infraestrutura. Foto: ONU-HABITAT

Centro da ONU analisa mais de 50 iniciativas sobre desenvolvimento urbano sustentável

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD (Centro RIO+) lançou nesta semana (17), em Cabo Verde, uma publicação sobre estratégias de planejamento para a sustentabilidade urbana. Documento apresenta um panorama com mais de 50 iniciativas criadas por cidades, coalizações de municípios, universidades, ONGs e setor privado para fomentar o crescimento e o planejamento responsáveis dos centros urbanos a nível municipal.

Centro cultural do BID em Washington é palco de exposição do Instituto Inhotim. Imagem: BID

Com a ONU, Inhotim inaugura exposição em Washington sobre impacto do homem na natureza

Em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto Inhotim inaugurou na terça-feira (18), em Washington, uma exposição sobre o impacto das atividades humanas na natureza e os perigos das mudanças climáticas. A mostra reúne obras de arte e experiências audiovisuais inspiradas no centro de arte localizado em Minas Gerais.

Pai e filhas em Beirute, no Líbano. Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

ONU abre chamada de artigos para revista sobre proteção social no Oriente Médio e norte da África

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) abriu nesta semana (17) a chamada de artigos para a nova edição da sua principal publicação, a revista Policy in Focus. O próximo volume abordará como políticas de proteção social não contributivas estão mudando países o Oriente Médio e do Norte da África — região conhecida pela sigla MENA, em inglês. Prazo para envio de propostas é 28 de julho.

Paraty. Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Centro da ONU leva para a Festa Literária de Paraty debate e filme sobre sustentabilidade

Em parceria com a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD no Rio de Janeiro (Centro RIO+) exibirá na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty — a FLIP — o filme “Baixada Nunca Se Rende”, sobre coletivos de músicos da periferia da capital fluminense. Organismo da ONU também promoverá o debate “Territórios Criativos e Sustentabilidade”. Atividades acontecem no dia 28 de julho. Participação é gratuita.

Fórum sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres foi promovido, no Rio de Janeiro, pela ONU Mulheres e Pacto Global com apoio da White Martins. Foto: Erik Barros Pinto

No Rio, empresas e ONU debatem igualdade de gênero no setor privado

No início de julho (3), a primeira edição do Fórum sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) no Rio de Janeiro reuniu cerca de 150 gestores, especialistas e representantes de companhias e das Nações Unidas para debater a promoção da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Presença feminina na chefia de corporações foi um dos destaques das discussões. Encontro foi promovido pela ONU Mulheres e pela Rede Brasil do Pacto Global.

O presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizzete, e o coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, firmaram acordo de parceria em Brasília. Foto: PNUD/Vivian Doherty

ONU Brasil e Frente Nacional dos Prefeitos reforçam parceria pelo desenvolvimento sustentável

O coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, firmaram na terça-feira (4) um memorando de entendimento com o objetivo de criar um marco de cooperação, além de facilitar e fortalecer a colaboração para promoção e alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Rede Brasil do Pacto Global anuncia Carlo Pereira como novo secretário-executivo

A Rede Brasil do Pacto Global anunciou na segunda-feira (3) a nomeação do químico e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) Carlo Pereira como novo secretário-executivo da organização.

Pereira tem mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa, tais como mudanças do clima, energia renovável e investimento social privado, com passagem por diversas empresas brasileiras.

Secretaria de Governo da Presidência da República, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e PNUD assinaram documento que institui nova fase do Projeto Brasil ODS 2030. Foto: Guilherme Larsen/PNUD Brasil.

Governo federal e PNUD reforçam compromisso com implementação da Agenda 2030

A Secretaria de Governo da Presidência da República, a Agência Brasileira de Cooperação e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram na quinta-feira (29) documento que institui a nova fase do Projeto Brasil ODS 2030.

Até 2020, estão previstos investimentos de 18 milhões de dólares no Projeto Brasil ODS 2030, sendo que 6,1 milhões de dólares já foram implementados em iniciativas para o alcance da Agenda 2030. Os recursos vêm de empresas estatais parceiras e bancos públicos de fomento.

Discutir como novas tecnologias podem colaborar com o cumprimento da Agenda 2030 para fortalecer a inclusão, a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta é a proposta do estande ODS na Campus Party Brasília. Foto: ONU

Estande na Campus Party Brasília debate novas tecnologias e desenvolvimento sustentável

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a estatal Furnas, do grupo Eletrobras, promovem até sábado (17) na Campus Party Brasília discussões sobre como as novas tecnologias podem colaborar para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O estande ODS servirá de espaço colaborativo para a troca de informações sobre iniciativas para a implementação dos objetivos globais.

As equipes das dez soluções tecnológicas selecionadas terão um mês para aprimorar as iniciativas e concorrerem aos prêmios finais. Foto: MPPB

Na Paraíba, maratona reúne 180 programadores para criação de tecnologias sobre transparência na vida pública

Em João Pessoa, cerca de 180 programadores, desenvolvedores de softwares, designers e profissionais das áreas de Direito e Administração participaram no último final de semana do Hackfest de Combate à Corrupção. Evento dividiu público em 17 equipes que, ao longo de 48 horas, ficaram responsáveis por criar ferramentas tecnológicas para aumentar a transparência dos gastos públicos. Iniciativa teve apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, de 4 a 11 de junho pelas Nações Unidas, o Cristo Redentor se iluminou de verde para lembrar a importância de conservar a natureza. Na quinta-feira (9), véspera da abertura da primeira Virada Sustentável do Rio de Janeiro, uma projeção especial levou para o alto do Corcovado as imagens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Cristo Redentor recebe projeção da ONU para Semana do Meio Ambiente e Virada Sustentável do Rio

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, lembrada de 4 a 11 de junho pelas Nações Unidas, o Cristo Redentor se iluminou de verde para lembrar a importância de conservar a natureza. Na quinta-feira (8), véspera da abertura da primeira Virada Sustentável do Rio de Janeiro, uma projeção especial levou para o alto do Corcovado as imagens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Erradicação da pobreza é o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 1. Foto: EBC

ONGs apresentam relatório sobre implementação dos objetivos globais no Brasil

Organizações da sociedade civil apresentaram esta semana em Brasília documento sobre a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país. O “Relatório Luz da Sociedade Civil sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” é uma prévia da prestação de contas que será entregue à ONU em julho.

Também esta semana, o grupo assessor do Sistema ONU para a Agenda 2030 entregou documentos temáticos sobre os ODS à comissão nacional para o tema.

Renato Saraiva, coordenador do evento na capital fluminense, durante abertura no Museu de Arte do Rio (MAR). Foto: UNIC Rio/Luciana Bruno

ONU Meio Ambiente pede conexão com a natureza em lançamento da Virada Sustentável

Na Semana do Meio Ambiente, agências das Nações Unidas participaram do lançamento da Virada Sustentável, no Rio de Janeiro, evento que promoverá até domingo (11) mais de 200 atividades gratuitas na capital fluminense, tendo como foco a conquista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Uma das apoiadoras do evento, a ONU Meio Ambiente participou do lançamento no Museu de Arte do Rio (MAR). A agência promove a campanha #EstouComANatureza, cuja ideia central é impulsionar uma aproximação com a natureza para uma maior consciência sobre a necessidade de protegê-la.

Rio Piracicaba. Foto: fotospúblicas/Paulo Pinto

Pacto Global da ONU lança relatório sobre desperdício de água em redes de distribuição do Brasil

Em 2015, 182 bilhões de litros de água foram perdidos em vazamentos, fraudes, roubos ou problemas de medição nos 74 municípios banhados pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O número é de um levantamento divulgado nesta semana (7) pelo Movimento Menos Perdas, Mais Água – iniciativa criada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Volume desperdiçado seria suficiente para abastecer 2,7 milhões de pessoas.

Os membros signatários da Rede serão incentivados a produzir e intercambiar conhecimentos sobre a implementação da Agenda 2030. Foto: EBC

PNUD e universidades brasileiras lançam rede para promover objetivos globais

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e instituições de ensino superior de diferentes estados assinaram memorando de entendimento para a criação da Rede ODS Universidades, iniciativa com objetivo de fortalecer atividades de ensino, pesquisa e extensão que promovam o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030.

No lançamento, seis instituições aderiram à rede: Centro Universitário Tabosa de Almeida (PE), Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (GO), Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Metodista de São Paulo.

Agência da ONU firma parceria com Virada Sustentável para promoção dos objetivos globais

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Virada Sustentável fecharam parceria com o objetivo de promover ações integradas no âmbito local para fortalecer a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A primeira ação será a projeção dos ícones dos ODS no Cristo Redentor, nesta quarta-feira (8), no Rio de Janeiro. A ação dará início à Virada Sustentável na cidade. Entre 9 e 11 de junho, iniciativas em diferentes pontos da capital fluminense discutirão ações locais de promoção da sustentabilidade.

Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação – 2017 (WSIS na sigla em inglês) acontecerá de 12 a 16 de junho em Genebra, na Suíça. Foto: ONU

ONU convida imprensa para Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação

Meios de comunicação estão convidados a se credenciar para participar da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação – 2017 (WSIS na sigla em inglês), que acontecerá de 12 a 16 de junho em Genebra, na Suíça.

O fórum é organizado por União Internacional de Telecomunicações (UIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

PNUD ensina práticas de comunicação para jovens do cerrado mineiro

No norte de Minas Gerais, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ajuda comunidades rurais não apenas a adotar métodos sustentáveis de produção, mas também a se articular em redes de comunicação. Recentemente, uma oficina do Projeto Bem Diverso — uma iniciativa da agência da ONU — levou capacitação para 25 jovens que, agora, poderão fazer sua voz ser ouvida na internet e em outros meios.

Ganhadores da competição ajudarão a equipe de jornalistas da ONU na cobertura da 23ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Foto: PNUD

ONU abre concurso de vídeos para jovens que lutam contra as mudanças climáticas

Jovens engajados em iniciativas para combater as mudanças climáticas estão convidados a participar de uma competição de vídeos promovida pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Vencedor receberá como prêmio uma viagem de ida e volta para participar da 23ª Conferência do Clima da ONU. Evento acontece em Bonn, de 6 a 17 de novembro.

Foto: Flickr/percursodacultura (cc)

Prêmio de soluções sociais apoiado pela ONU tem inscrições prorrogadas para 19/6

As inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017, que premiará experiências de sucesso para solucionar desafios sociais, foram prorrogadas para 19 de junho.

Realizado a cada dois anos, o prêmio tem a cooperação da UNESCO no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Workshop aconteceu no Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio de Janeiro. Foto: Centro RIO+

No Rio de Janeiro, ONU e sociedade civil imaginam como seria um museu das Nações Unidas

Em meados de maio, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD (Centro RIO+) participou de um workshop para discutir como seria um museu sobre a história e o legado da ONU. Encontro faz parte da iniciativa “UN Live”, que está rodando o mundo para reunir contribuições de diferentes entidades e pessoas para a construção da instituição cultural. Realizado no Museu do Amanhã, evento contou com a participação da Associação dos Surdos do Rio de Janeiro.

Bolsa Família atende 13,8 milhões de famílias brasileiras. Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

Delegações do Mali e da República do Congo visitam Brasil para conhecer políticas de combate à pobreza

Até a próxima sexta-feira (2), autoridades do Mali e da República do Congo conhecem iniciativas de proteção social e de redução da pobreza do Brasil. Delegações estão no país sul-americano a convite do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), que organizou uma viagem conjunta de estudos para apresentar aos países africanos o Bolsa Família e o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).

Documentário Baía Urbana será lançado mundialmente em evento paralelo à primeira Conferência da ONU sobre os Oceanos. Imagem: Centro RIO+

Documentário da ONU sobre a Baía de Guanabara terá lançamento mundial em junho, em Nova Iorque

O documentário Baía Urbana, do biólogo e cineasta brasileiro Ricardo Gomes, será lançado globalmente em 7 de junho, em Nova Iorque, durante a primeira Conferência da ONU sobre os Oceanos. Produção é fruto de uma parceria entre o diretor e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD (Centro RIO+). Organismo das Nações Unidas anunciou nesta semana (30) as datas e locais das primeiras exibições do filme fora do Brasil. Eventos são abertos ao público.

VÍDEO: O que é desenvolvimento sustentável?

ONU e BNDES reafirmam importância das parcerias para a conquista dos objetivos globais

A conquista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo Brasil até 2030 depende de parcerias e da cooperação entre governos, sociedade civil, academia e setor privado, inclusive no âmbito municipal.

Essa foi a conclusão de participantes do “IV Seminário sobre a Localização dos ODS no Brasil: Parcerias para Integrar, Inovar e Incluir”, realizado nesta sexta-feira (26) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.