Empreendedores,e desenvolvedores reuniram-se no no Rio de Janeiro para participar da maratona tecnológica Hackaton Global, promovida pelas Nações Unidas. Foto: Centro RIO+

Maratona tecnológica da ONU no Rio seleciona projeto para reduzir desigualdades

Mais de 1 mil empreendedores, desenvolvedores e designers reuniram-se no último fim de semana em nove cidades do mundo, entre elas Rio de Janeiro, para participar da maratona tecnológica Hackaton Global, promovida pelas Nações Unidas.

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro RIO+ teve papel de apoiador para intermediar contatos com movimentos sociais, dar aconselhamento e expertise na temática do desenvolvimento sustentável durante a competição.

Chama pública convoca representantes da sociedade civil a participarem da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zenero

Governo seleciona representantes da sociedade civil e de municípios para comissão sobre metas da ONU

Até 22 de março, a Presidência da República recebe candidaturas de representantes da sociedade civil e dos níveis estadual, distrital e municipal de governo para compor a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Criado em outubro do ano passado, o organismo tem a missão de estimular a participação social no cumprimento das metas da ONU, além de garantir transparência na sua implementação.

Imagem: UNV/Centro Rio+

ONU realiza hackathon no Rio para promover combate às desigualdades

Teve início nesta sexta-feira (10) um hackathon promovido por organismos da ONU no Rio de Janeiro e em outras oito cidades — Nova Iorque, Bali, Genebra, Lagos, Lisboa, Londres, Chandigarh e Manama. Mais de mil empreendedores participaram da iniciativa para encontrar soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No Rio, mobilização é promovida pelas organizações abeLLha e A Coorte, com apoio do Centro RIO+, ONU Mulheres e do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV).

Aplicativo de parceiro do Centro RIO+ quer impulsionar economia solidária

VÍDEO: Aplicativo de parceiro do Centro RIO+ quer impulsionar economia solidária

A arte urbana é a manifestação artística realizada no espaço público. O Noventa90 e o projeto Dreammuro são um exemplo de como as pessoas são fundamentais no desenvolvimento de projetos e iniciativas locais, que promovem a inclusão e a tolerância. A ONU e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) são parceiros e apoiadores de iniciativas que colaborem com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Centro de Excelência contra a Fome apoia países africanos a reproduzir iniciativas brasileiras de alimentação escolar. Na imagem, criança se alimenta em centro do Programa Mundial de Alimentos na Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul (SNNPRS), na Etiópia. Foto: PMA/Silvanus Okumu

ONU debate como mensurar conquistas da cooperação entre Brasil e países em desenvolvimento

De 25 a 27 de janeiro, o BRICS Policy Center reuniu especialistas e representantes da ONU em sua sede, no Rio de Janeiro, para debater as iniciativas de cooperação Sul-Sul do Brasil. O evento contou com a participação também de representantes de governos e da sociedade civil. Discussões abordaram métodos de monitoramento e avaliação das parcerias entre o país e outras nações em desenvolvimento.

Foto: Centro RIO+/PNUD

ONU e Consulado da Itália convidam imprensa a acompanhar gravação de filme pioneiro na Baixada Fluminense

A Baixada Fluminense é parte de um projeto global das Nações Unidas para mobilizar músicos para traduzirem desenvolvimento sustentável em ação e responsabilidade.

As filmagens estão em andamento neste mês e a imprensa está convidada a acompanhar as gravações. O projeto é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e diversos parceiros voluntários.

Aplicativo põe em contato voluntários da mesma cidade que buscam soluções sustentáveis para problemas dos centros urbanos. Imagem: Centro RIO+

Aplicativo do Centro RIO+ cria rede de voluntariado para promover sustentabilidade a nível local

Aplicativo ‘We App Heroes’ conecta pessoas que moram na mesma cidade e buscam soluções sustentáveis para problemas urbanos. Objetivo é criar rede onde pessoas possam tirar dúvidas e também se unir para implementar projetos. Brasileiros podem participar dos testes do software, que estão sendo conduzidos por especialista da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fundação Getúlio Vargas.

ONU lança documentário sobre empreendedorismo sustentável no Rio

ONU lança documentário sobre empreendedorismo sustentável no Rio

Produzido inteiramente com telefones celulares, documentário será lançado nesta quarta-feira (21) no Cinema Odeon, centro da capital fluminense.

A produção ficou a cargo de estudantes cariocas que percorreram o Rio e a Baixada em busca de negócios sustentáveis.

Iniciativa de mobilização é do Centro RIO+ e será modelo a ser replicado nos 166 países onde atua o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).

Horta em escola do município de Belford Roxo. Foto: Centro Rio+

Estudantes criam horta comunitária em escola de Belford Roxo

Em 2012, grupo de estudantes da escola estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo, região metropolitana do Rio, desenvolveu projeto de composição de adubo a partir de lixo orgânico, e criou uma pequena horta. Anos depois, o que começou como um simples trabalho escolar é atualmente referência em ecologia na cidade. O caso foi relatado pelo jovem Victor Hugo Pereira, em projeto do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+).

Moradores da favela da Babilônia, no Rio de Janeiro. Foto: ONU/Evan Schneider

Livro destaca políticas brasileiras de combate à extrema pobreza

Livro “Poverty and the Millennium Development Goals” (Pobreza e os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio) reúne textos de especialistas no tema do desenvolvimento sustentável. Um dos capítulos, escrito pelo diretor do Centro RIO+ da ONU, Rômulo Paes de Sousa, e pelo professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) Paulo de Martino Jannuzzi, aborda as políticas públicas brasileiras dos últimos anos para a erradicação da pobreza no país.

Município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Foto: EBC

Centro RIO+ realiza oficina para músicos e artistas na Baixada Fluminense

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD (Centro RIO+) promove no domingo (10) oficina sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para jovens músicos e artistas no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.

Apesar do baixo índice de desenvolvimento humano e da escassez de equipamentos culturais formais, a Baixada Fluminense é palco de uma vibrante cena cultural e musical, mobilizando um número cada vez maior de jovens.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecem no Rio de Janeiro, em 2016. Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro / Portal Cidade Olímpica

Centro da ONU e parceiro selecionam alunos da rede pública para projeto de jornalismo nas Olimpíadas

Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) vão escolher dez alunos de ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro para trabalhar como jornalistas voluntários por dois meses. Inscrições para a seleção começam hoje (4) e vão até o dia 13 de julho.

Estudantes receberão aulas de jornalista da Universidade de Columbia e participarão de oficinas sobre as Nações Unidas. Com a orientação de profissionais, jovens vão escrever matérias sobre a mobilização cidadã pelo desenvolvimento sustentável.

Regina Casé falou sobre a importância de criar espaços de aprendizado que valorizem a diversidade e ponham em contato alunos de diferentes contextos sociais. Foto: UNIC Rio / Pedro Andrade

Centro RIO+ participa de TEDx na capital fluminense e divulga Agenda de Desenvolvimento Sustentável

Durante evento que reuniu cerca de 500 pessoas no Rio de Janeiro para palestras sobre educação, empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade, organismo das Nações Unidas oficializou parceria com o TEDxRio para difundir os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Entre os participantes, a atriz Regina Casé chamou atenção para a necessidade de o Brasil investir em oportunidades de aprendizado mais igualitárias. A artista também falou sobre a Agenda 2030.