Agências da ONU reúnem jovens do RJ para discutir desafios globais

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Para conectar jovens de diferentes países e discutir desafios globais, o Observatório Internacional da Juventude, em parceria com organismos das Nações Unidas, promove na próxima quarta-feira (17), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, a III edição do programa Empodera Youth.

Iniciativa terá a participação de representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Centro RIO+ do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV).

Foto: Fora do Eixo (CC)

Foto: Fora do Eixo (CC)

O mundo nunca foi tão jovem. Apenas no Brasil, há mais de 50 milhões de pessoas com 15 a 29 anos, segundo o censo de 2010 do IGBE. No mundo, são mais de 1,8 bilhão de indivíduos que têm de dez a 24 anos, de acordo com a ONU. Para conectar jovens de diferentes países e discutir os novos desafios globais, o Observatório Internacional da Juventude, em parceria com organismos das Nações Unidas, promove na próxima quarta-feira (17), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, a III edição do programa Empodera Youth.

São esperados mais de cem jovens de todo o estado no evento. A iniciativa promoverá um dia de debates e terá a participação de representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Centro RIO+ do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV). Atividades discutirão soluções e projetos para promover o desenvolvimento sustentável.

A programação começará às 8h e irá até as 17h. O Empodera Youth é aberto ao público e gratuito, nas é obrigatório fazer um registro prévio para participar. O registro pode ser feito por meio do link: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3234&P_IDIOMA=0.

O painel “Política Internacional e as Juventudes” terá a presença da oficial de programa responsável pelo tema Juventude do UNFPA, Anna Cunha, e outras autoridades no tema. Já o painel “Os novos desafios dos direitos humanos” contará com a participação do especialista em direitos humanos da FGV, Michael Mohallem.

Após as discussões, haverá um workshop sobre “Como mudar o mundo: O voluntariado e os ODS“, com a representante do UNV no Rio de Janeiro, Mônica Villarindo, e com o coordenador de juventude do Centro RIO+, Lorenzo Casagrande. Também participa da atividade o presidente do Observatório Internacional da Juventude, Daniel Calarco.

O foco do workshop será como os jovens podem contribuir para a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), usando como ferramenta o voluntariado.

O objetivo do Empodera Youth é ir além da discussão de problemas internacionais contemporâneos, chamando a atenção para a elaboração de novas soluções, ousadas e inovadoras para que os jovens tenham mais voz e participem cada vez mais da construção de um futuro sustentável. Os desafios da juventude não são apenas econômicos, sociais ou jurídicos, mas extremamente interconectados e de natureza global.

O público-alvo do evento são jovens de 16 a 35 anos, com interesse nas áreas de Direito, Relações Internacionais, Jornalismo, Economia, Defesa e Gestão Estratégica Internacional, assim como ativistas de direitos da juventude.

O Empodera Youth visa aumentar o compromisso da juventude brasileira com a agenda internacional e o direito internacional público. A iniciativa espera engajar os jovens na implementação de projetos cada vez mais eficazes e replicáveis, a fim de garantir o cumprimento da Agenda 2030.

Também participarão do evento o Centro de Justiça e Sociedade da FGV, o Consulado Geral dos Estados Unidos e a Defensoria Pública do governo do estado do Rio de Janeiro.


Serviço

III Edição do Empodera YOUTH – Os novos desafios da Juventude Global
Data: 17 de maio de 2017, 4ª feira
Local: FGV Rio, Praia de Botafogo, 190 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.
Horário: 8h-17h
O evento é aberto ao público e gratuito. O registro prévio é obrigatório e pode ser feito por meio do link :
http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3234&P_IDIOMA=0.

Contato para a imprensa
:
Sobre o Observatório Internacional da Juventude
Daniel Calarco: observatoriointerjuventude@gmail.com ou (21) 3466 8293

Sobre o Centro RIO+ do PNUD

Francisco Filho: Francisco.filho@undp.org ou (21) 3534 5127/5122
Brenda Sachiko Hada: Brenda.hada@undp.org ou (19) 997 075 533


Mais notícias de:

Comente

comentários