UNOPS

Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

UNOPS é um organismo operacional das Nações Unidas. Ao redor do mundo, o UNOPS apoia outras agências do sistema ONU, governos, organismos multilaterais e outros parceiros na execução de projetos humanitários, de desenvolvimento e de consolidação da paz.

Aliados para alcançar os objetivos impulsionados pela Agenda 2030, nossa missão é ajudar as pessoas a melhorar suas condições de vida e países a alcançar o desenvolvimento sustentável. Nossa visão é um mundo em que as pessoas possam levar uma vida plena graças a infraestruturas adequadas, sustentáveis e resilientes, bem como graças ao uso eficiente e transparente dos recursos públicos em termos de aquisição e gerenciamento de projetos.

Procuramos oferecer nosso conhecimento em prol do desenvolvimento de infraestrutura adequada, sustentável e resiliente, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente, e que os projetos sejam geridos com um enfoque em sustentabilidade.

Infraestrutura sustentável: O UNOPS tem experiência na implementação e gerenciamento de projetos de obras públicas, tais como infraestrutura econômica (aeroportos, estradas, pontes e transporte urbano); prédios públicos (sedes administrativas, escolas, hospitais e penitenciárias) e habitações de interesse social.

Contamos com metodologias para lidar com desafios na construção de infraestruturas complexas em países da região latino-americana, incluindo medidas de resiliência e adaptação às mudanças climáticas. Além disso, o UNOPS é acreditado e adota padrões internacionais de construções sustentáveis e proteção do meio ambiente. Recentemente o UNOPS começou a capacitar órgãos públicos na estruturação de contratos de Concessão e PPPs, com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Aquisições sustentáveis: Como recurso central de compras para a ONU e seus parceiros, e devido à nossa experiência técnica nesta área, promovemos processos eficazes, transparentes e eficientes, capazes de gerar economias que ampliem o impacto das iniciativas.

Gestão sustentável de projetos: O enfoque do UNOPS na gestão de projetos leva em conta o melhor dos dois mundos: os valores das Nações Unidas e a eficiência do setor privado. O UNOPS é certificado pelo Project Management Institute (PMI) como organização provedora de capacitação e de consultoria.

Isto garante a aplicação dos mais altos padrões e de controle de riscos, fortalecendo capacidades nacionais, assegurando o êxito do projeto e sua transparência, bem como agregando valores sociais e ambientais (ODS) em todas as etapas do projeto. Ao mesmo tempo, reconhecemos a importância da promoção de fortes parcerias entre vários atores, incluindo as agências da ONU, governos, ONGs e o setor privado para aumentar a participação e a sustentabilidade dos projetos.

BRASIL: resultados
operacionais a serviço
de nossos parceiros

Licitação e Gestão: Mais de 70 contratos de compras e alugueis geridos; 5 equipamentos de infraestrutura predial importados; 3 grandes contratos de logística planejados e geridos.

Desenho, Supervisão e Construção: 3 creches, 4 edifícios, 3 maternidades e 3 hospitais de ensino foram projetados; 5 centros socioeducativos supervisionados e 2 edifícios construídos.

Execução: Mais de 10 capacitações em gênero, gestão de projetos, planejamento de desenho de edifício realizadas, além de um treinamento em arquitetura socioeducativa implementado.

UNOPS no Brasil

Com presença em 21 países da América Latina e do Caribe, o UNOPS inaugurou seu escritório em Brasília em 2012. Desde então, 13 projetos foram implementados, administrando fundos governamentais e de organismos financeiros internacionais, como o Banco Mundial. Em apoio às diferentes iniciativas de desenvolvimento, o UNOPS possui projetos com diversos órgãos da administração pública nacional, estadual e municipal.

Desde 2017, o UNOPS estabeleceu uma unidade de representação em Mato Grosso. Em parceria com o Governo estadual, trabalha para desenvolver modelos de financiamento alternativos para os setores de saúde e infraestrutura, para fortalecer e modernizar a gestão destas áreas no Estado. Assim, contribui para que mais pessoas tenham acesso a serviços de qualidade e que os recursos sejam usados de maneira mais eficiente.

Atualmente, sob a direção de Claudia Valenzuela, o UNOPS Brasil busca diversificar sua atuação e investir em áreas inovadoras no país. Nesse sentido, trabalha com projetos de concessões e parcerias público-privadas, apoiando entidades governamentais a desenvolverem iniciativas para atrair investidores privados e garantir serviços cada vez melhores à população. A área de infraestrutura em saúde, bem como a transversalização de gênero em todos os seus projetos, são igualmente especialidades do UNOPS no Brasil.

“Após dois anos de projeto, podemos
dizer que a parceria com o UNOPS
teve impacto direto na eficiência
das nossas obras.”

Fabiana Gadelha

Diretora de Programa da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos

Valor agregado

Custo-benefício, qualidade, celeridade: o UNOPS é uma organização sem fins lucrativos, que garante que os processos de licitação sejam conduzidos de maneira eficiente e com resultados garantidos em termos de prazo e qualidade. Ademais, assegura que qualquer economia obtida durante a implementação do projeto retorne ao parceiro financiador, ou seja revertida para a melhoria do impacto do projeto.

  • Após um ano de assistência do UNOPS no monitoramento das obras de reforma e construção de Centros Socioeducativos, as Secretarias Estaduais alcançaram aumento de 34% no ritmo de execução das obras, antecipando a prestação de atendimento à população.
  • No projeto em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) atingiu-se uma diminuição de 35% do tempo de elaboração de editais, contratação de empresas e desenvolvimento dos projetos para Hospitais de Ensino.

Trabalho em rede: O UNOPS atua globalmente, com representação em 80 países ao redor do mundo. Com enfoque de redes regionais de profissionais que prestam apoio umas às outras, e o conhecimento disponível sobre projetos é possível obter benefícios de um trabalho colaborativo com escala global.

Fomento da capacidade nacional: Dentro de seu marco estratégico, o UNOPS prioriza o fortalecimento de capacidades nacionais. Para isso, prestamos serviços de assessoramento e capacitação direta aos organismos governamentais envolvidos nos projetos, a fim de gerar valor agregado e duradouro.

SOLUÇÕES
PARA IMPACTOS
SUSTENTÁVEIS

UNOPS possui a capacidade de implementar soluções que se adaptam aos contextos e às necessidades locais, por meio de cinco linhas de serviços:

  • Infraestrutura
  • Aquisições
  • Gestão de projetos
  • Recursos humanos
  • Gestão financeira

Acesse todas as notícias do UNOPS clicando aqui.