UNOPS

Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A UNOPS, como organismo operacional das Nações Unidas, ajuda diferentes parceiros a implementar mais de mil projetos de construção da paz, ajuda humanitária e desenvolvimento.

A missão da UNOPS é servir aos necessitados expandindo a capacidade da ONU, dos governos e outros parceiros na gestão de projetos, infraestrutura e aquisições de maneira eficiente e sustentável. A sua visão é de avançar no sentido da implementação de práticas sustentáveis em contextos de desenvolvimento, humanitarismo e construção da paz, sempre satisfazendo ou superando as expectativas de nossos parceiros.

A UNOPS é um recurso central do Sistema das Nações Unidas que presta serviços de gerenciamento de projetos e serviços de compra, desde o gerenciamento de rodovias no Sudão do Sul à construção de abrigos no Haiti e à compra de computadores para a educação na Argentina.

Seja através de parcerias com a ONU, União Europeia, Banco Mundial, um governo, organização privada ou ONG, a UNOPS ajuda a traduzir políticas em ações para oferecer projetos que são importantes para as pessoas em necessidade. Todos os trabalhos da UNOPS estão de acordo com os valores e princípios da ONU, promovendo o conceito de “Delivering as One” e ajudando no progresso em direção à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a agenda pós-2015.

Complexo Casa da ONU em Brasília –- Módulo I. Foto: UNOPS/Nelson Kon

Complexo Casa da ONU em Brasília –- Módulo I. Foto: UNOPS/Nelson Kon

Os serviços da UNOPS ajudam seus parceiros a complementar suas próprias capacidades, aumentar a rapidez, diminuir riscos, impulsionar o custo-benefício e melhorar a qualidade.

Os principais serviços da UNOPS incluem gestão sustentável de projetos, infraestrutura sustentável e aquisições sustentáveis.

A UNOPS ajuda seus parceiros a construir escolas, estradas, pontes, hospitais, prisões e quarteis da polícia. Em nome dos seus parceiros, a UNOPS treina trabalhadores de construção, oficiais de compras e funcionários públicos e organiza grandes esforços na educação para as eleições e preparação em casos de desastres naturais. A UNOPS adquire mercadorias que vão desde veículos a suplementos médicos e administra pequenos empréstimos e gerência fundos.

A UNOPS foi o primeiro órgão da ONU a publicar dados sobre suas operações no registro da Iniciativa de Transparência em Ajuda Internacional (IATI). O site de dados data.unops.org apresenta detalhes operacionais e de financiamento sobre mais de mil projetos para o benefício dos parceiros, o público e a comunidade de desenvolvimento em geral.

Em 2011, a UNOPS se tornou a primeira organização da ONU a receber a influente certificação ISO 9001, pelo seu sistema de qualidade global em gerenciamento, e também recebeu a certificação de CIPS pela qualidade dos seus processos de aquisição. Em 2013, recebeu a certificação ISO 14001, pelo seu sistema de gestão ambiental e seu compromisso com a proteção do meio ambiente na gestão de projetos.

UNOPS Brasil

Infraestrutura temporária para a Rio+20. Foto: UNOPS/Antonella Perila

Infraestrutura temporária para a Rio+20. Foto: UNOPS/Antonella Perila

A UNOPS Brasil abriu seu escritório em Brasília em 2012 e trabalha com projetos relacionados a duas das três áreas de trabalho da UNOPS: gestão de projetos e infraestrutura, oferecendo uma combinação de serviços de implementação, assessoria e transacionais.

Os principais parceiros são tradicionais agências da ONU (PNUD, ONU-HABITAT, UNESCO, PNUMA, ONU Mulheres, UNFPA), assim como entidades governamentais. Junto a algumas agências da ONU, a UNOPS gerenciou a construção do primeiro módulo do Complexo Casa da ONU, em Brasília, edifício que abriga algumas das agências presentes no Brasil.

O segundo módulo, a ser construído em seguida, está em fase de projeto. A UNOPS também executou a infraestrutura temporária de três áreas em que foram realizados eventos paralelos na Conferência Rio+20: Arena da Barra, Pier Mauá e Parque dos Atletas, e administrou os contratos de serviços necessários.

A UNOPS Brasil também está trabalhando na diversificação de seus projetos, assim como no portfólio de seus parceiros, em que vem discutindo a provisão de serviços de assessoria em atividades de infraestrutura e gestão de projetos.